A importância de ter um software/hardware atualizado na sua empresa

A importância de ter um software/hardware atualizado na sua empresa

Publicado em 23 de janeiro de 2018

 

Sim, não é só com você. As atualizações estão por todo lado, tanto no âmbito digital quanto físico, e fazem parte do dia a dia até de quem não é profissional de tecnologia da informação.

É atualização no sistema operacional do celular, atualização da carteira de motorista, atualização do horário de verão, atualização do antivírus do nosso notebook e por ai vai…

Até ai estamos falando das nossas atualizações pessoais, mas e quando o assunto for sua empresa ou a empresa para a qual você presta serviços de TI? Ai é que a situação complica e você precisa ficar atento.

Todo computador possui dois conjuntos: o de programas, chamado de software e o de componentes físicos, que leva o nome de hardware. Os softwares dão a permissão de executar tarefas específicas, isto é, comandam todo o funcionamento do computador e são os responsáveis pela lógica e por passar as instruções para o hardware. Ele pode ser dividido em três tipos: o de sistema (que compõe as informações do sistema interno); de programação (no qual o programador consegue desenvolver sistemas) e de aplicação (que deixa o usuário executar tarefas).

O grande ganho com softwares atualizados são correções de bugs e erros, mais estabilidade, menor consumo de internet, mais velocidade no processamento de dados e informações e maior proteção contra as ameaças digitais que vem surgindo cada vez mais potentes e devastadoras.

Mesmo que o programa não sinalize a necessidade da instalar uma versão recente, é necessário estar sempre de olho em novas atualizações. A tecnologia evolui diariamente e se a empresa não tem o hábito de atualizar as versões de software de seus equipamentos, corre o risco de ficar fora do mercado.

Além do que você fica por dentro das funcionalidades que estas atualizações podem proporcionar aos seus sistemas se saberá falar com mais propriedade sobre o assunto em uma reunião com a diretoria, área de compras ou clientes.

Podemos encontrar versões diferentes do mesmo software no computador e a justificativa para isso é que o programa atual necessita de arquivos da versão anterior para rodar. Dessa forma, até que a mais nova atualização não precise mais da antiga, é necessário mantê-la arquivada.

O melhor a fazer antes de fazer o download da versão recente, é criar um ponto de restauração no computador, antes de instalar ou desinstalar qualquer programa, pois se ele parar de funcionar basta apenas restaurar o ponto e tudo voltará ao normal.

Em se tratando de uma organização, a atualização de todos os softwares pode demandar tempo e periodicidade, então você pode testar as novas versões e avaliar junto com o seu departamento o que vale a pena atualizar de acordo com o caso.

Tags da Publicação


Escreva um comentário

* Seu comentário aparecerá após a aprovação do moderador.

Fale com a Centric

Nosso canal com os profissionais de TI

Centric Academy