Siga nossas redes sociais:

A importância da identificação, análise e avaliação de vulnerabilidades 

A importância da identificação, análise e avaliação de vulnerabilidades

A importância da identificação, análise e avaliação de vulnerabilidades 

Em termos de segurança da informação, a avaliação de vulnerabilidades visa encontrar fragilidades em um ativo ou em um controle e que pode ser explorada por uma ou mais ameaças, o que se torna um risco de segurança.  

Com base nisso, uma forma de proteger as informações é através da identificação, avaliação, priorização e correção das deficiências identificadas nos ativos. Essa atividade é conhecida como Vulnerability Assessment e busca encontrar as fragilidades nas plataformas de software ou hardware para resolver as falhas, antes que elas possam gerar um impacto negativo. 

Pensando nisso, a Centric preparou este artigo para que você saiba como identificar, analisar e avaliar essas vulnerabilidades capazes de comprometer a sua empresa. Boa leitura!  

O que é avaliação de vulnerabilidades  

A avaliação de vulnerabilidades envolve a averiguação minuciosa de falhas e ameaças potenciais que possam afetar a segurança da infraestrutura de tecnologia. Em outras palavras, trata-se de identificar brechas na segurança que possam ser exploradas por cibercriminosos. 

Desse modo, essa prática permite que as empresas tenham conhecimento das fraquezas em sua cibersegurança para, assim, tomarem medidas mais eficazes para corrigi-las. Ademais, a avaliação de vulnerabilidades ajuda a prever e corrigir possíveis fragilidades antes que ocorram ataques cibernéticos capazes de comprometer a segurança do ambiente de TI. 

Importância da avaliação de vulnerabilidades  

A avaliação de vulnerabilidades é crucial para minimizar o impacto de falhas na segurança da informação e possui diversos benefícios, conforme listados abaixo: 

  • Antecipação da correção de falhas que comprometam a cibersegurança da empresa; 
  • Garantia de melhoria contínua da infraestrutura de TI; 
  • Redução e eliminação dos riscos de ataques cibernéticos, proporcionando maior segurança aos ativos empresariais; 
  • Redução de prejuízos financeiros e de reputação da marca; 
  • Aumento da disponibilidade do negócio; 
  • Otimização dos investimentos em infraestrutura; 
  • Conformidade com a LGPD e normas de compliance; 
  • Acompanhamento da evolução da segurança da informação; 
  • Melhoria do desempenho e funcionalidade de redes, sistemas, servidores e programas. 

Portanto, a análise de vulnerabilidades não só conta com um caráter preventivo, mas também é fundamental para garantir a segurança dos dados em constante evolução.  

Com isso, é possível proteger os ativos empresariais, minimizar riscos e garantir a conformidade com as normas. 

Possíveis vulnerabilidades em sua empresa!  

Em uma empresa, as vulnerabilidades podem surgir em diversos processos e ativos tecnológicos.  

Exemplos disso podemos citar: rede de computadores mal configurada, implementação incorreta, controles internos deficientes em um sistema, senhas fracas, dados sensíveis sem políticas de segurança adequadas, auditoria inadequada, entre outros. 

De fato, as vulnerabilidades podem apresentar-se de maneiras diversas, dependendo do uso da tecnologia em cada empresa. A falta de monitoramento contínuo e uma avaliação completa da infraestrutura digital podem resultar em vulnerabilidades que passam despercebidas, favorecendo ataques cibernéticos. 

Por essa razão, a análise de vulnerabilidade é de extrema importância para prevenir quaisquer brechas de segurança em uma empresa.  

Assim, é necessário identificar e corrigir as vulnerabilidades de forma regular e contínua, a fim de garantir a segurança dos ativos empresariais e prevenir possíveis prejuízos financeiros e de reputação da marca. 



Etapas para a avaliação de vulnerabilidades 

A avaliação de vulnerabilidades, além de cobrir a fase de análise, envolve também uma identificação das fragilidades, utilizando diferentes critérios que permitem qualificar e quantificar seu impacto. 

Em geral, vulnerabilidades podem ser encontradas em sistemas, pois os mesmos podem conter falhas de segurança conhecidas e desconhecidas (vulnerabilidades de 0-day), configurações padrão ou resultado de erros de configuração. 

Para resolver esses problemas, é possível aplicar diferentes métodos para realizar a avaliação de falhas na infraestrutura de uma empresa. Em geral, são consideradas as seguintes atividades. 

Obter a aprovação para a avaliação de vulnerabilidades 

As atividades relacionadas com a identificação de vulnerabilidades podem ser classificadas como intrusivas pelas ferramentas de segurança que são instaladas dentro da infraestrutura da empresa.  

Desse modo, é necessário ter a aprovação para executar o scanner, agendar a atividade e notificar as partes interessadas. Ou seja, aquelas que podem afetar ou ser afetadas por essa atividade. 

Gerar um inventário de ativos 

Uma boa prática relacionada ao gerenciamento de segurança consiste na criação e manutenção de um inventário de ativos associados às informações e sistemas, usados ​​para processar, armazenar ou transmitir essas informações.  

Quando a lista estiver disponível, os ativos nos quais a avaliação será realizada devem ser selecionados. Em geral, os testes devem se concentrar nos elementos críticos, relacionados aos processos mais importantes. 

Definir o escopo da avaliação 

Derivado da geração do inventário e da seleção dos objetivos, a avaliação pode ser executada de duas maneiras: interna e externa.  

Do ponto de vista interno, a varredura é realizada a partir da infraestrutura da empresa, com acesso aos recursos de forma direta. A avaliação externa envolve lidar com a proteção de perímetro na rede corporativa e adotar a posição que um atacante teria em busca de alguma vulnerabilidade. 

Coletar informações, identificar e avaliar vulnerabilidades 

A avaliação pode ser feita manualmente ou automatizada através de alguma ferramenta, para obter informações relevantes sobre vulnerabilidades nos sistemas considerados.  

Após a identificação dos pontos fracos e a obtenção das informações a eles relacionadas, é necessário realizar um processo de avaliação que permita conhecer seu impacto. 

Para isso, é possível usar um sistema de pontuação como o CVSS (Common Vulnerability Scoring System). É importante mencionar que ferramentas especializadas permitem automatizar essas atividades. 

Gerar um relatório de resultados 

Com base nos resultados da avaliação, deve ser gerado um relatório que permita conhecer o estado de segurança nos sistemas com base nas descobertas.  

Nesse processo, é interessante mostrar os resultados através da priorização de vulnerabilidades, com o objetivo de, primeiramente, abordar as fragilidades de maior impacto sobre os ativos. 



Gerar um plano de remediação 

Como última atividade associada à avaliação de vulnerabilidades, é necessário desenvolver e executar um plano de remediação que permita corrigir as falhas identificadas e avaliadas, de acordo com os resultados da priorização. Em geral, a correção dessas falhas está relacionada à aplicação de atualizações ou patches de segurança. 

Enfim, a avaliação de vulnerabilidades tornou-se a principal preocupação das empresas em questões de segurança, seguida por outros incidentes como infecção por malware, fraudes, ataques de phishing ou negação de serviço (DoS). 

Portanto, essa avaliação torna-se relevante para evitar os incidentes relacionados à exploração dos mesmos e como meio de aplicação de um elemento da chamada segurança ofensiva, através dos scanners de vulnerabilidades. 

Gostou deste artigo? Acompanhe o blog da Centric e fique por dentro de outros assuntos como este!