Siga nossas redes sociais:

Active Directory: o que é? Como a solução pode otimizar o seu IAM!

Active Directory: o que é? Como a solução pode otimizar a sua IAM!

Active Directory: o que é? Como a solução pode otimizar o seu IAM!

Com a transformação digital e o advento da tecnologia, o trabalho e os negócios mudaram completamente. E um dos seus pontos negativos é o aumento no número de ataques cibernéticos e de acesso indevido a dados. São milhões de informações e dados que são fundamentais para o fluxo de trabalho das organizações. E nesse contexto é inegável a importância de uma estratégia eficiente de Gestão de Identidade e Acessos ou IAM. E o Active Directory pode te ajudar! 

Nesse artigo vamos explicar o que é Active Directory e como essa solução pode otimizar a proteção dos dados da sua empresa focando em uma estratégia de gestão de identidade e acessos.

 

Mas afinal, o que é uma identidade digital? 

A identidade consiste em um mecanismo que permite diferenciar uma pessoa, instituição ou objeto (máquinas, sistemas etc.) em diferentes contextos. No caso de um indivíduo, ele pode ter várias identidades para acessar a uma gama de serviços digitais públicos ou privados. 

É muito comum, por exemplo, um cidadão ter acesso a mais de uma instituição financeira por meio de uma identidade digital.  O mesmo acontece com relação às redes sociais e aos dispositivos conectados à IoT. 

Vale ressaltar que a identidade digital não abrange somente pessoas, pois também contempla entidades e objetos que funcionam a partir da Internet das Coisas. Esse cenário mostra como a segurança da informação é necessária para viabilizar a privacidade e o uso adequado das soluções tecnológicas.  

Entenda o que é gestão de identidades e acessos (IAM)? 

A gestão de identidades e acessos nada mais é do que o gerenciamento de um conjunto de identidades digitais e os seus respectivos acessos. Ela também é conhecida pela sigla IAM, (Identity Acess Management). 

Os preceitos do IAM são focados na segurança digital e prevenção, garantindo de forma estratégica quais pessoas terão determinados acessos e privilégios. Tudo isso focado nas necessidades individuais de cada área do negócio. 

É ela que garante a prevenção de ataques, já que cada pessoa somente tem acesso aos recursos da empresa de acordo com a sua real necessidade e posição. Essa solução permite que os administradores de TI gerenciem de forma otimizada as identidades digitais dos usuários da rede, configurando e modificando as funções de acordo com cada usuário e suas funções. 

Por que adotar a gestão de identidades e acessos na sua empresa? 

Inegavelmente, é uma pergunta que precisa de uma resposta detalhada. Pensando nisso, vamos destacar fatores que justificam adotar um gerenciamento de identidades e acessos em uma corporação. Acompanhe! 

Fortalece a cibersegurança 

Não é simples administrar múltiplas identidades em uma companhia. Por isso, é essencial que sejam adotados mecanismos para minimizar as probabilidades de vazamento e roubo de informações institucionais.  

A partir de uma gestão de identidades e acessos de alto nível, uma empresa seguirá boas práticas para a segurança dos dados. Além disso, minimizará os riscos de sofrer multas relacionadas com o descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).  

Reduz os custos 

Qual o custo de um incidente de segurança da informação? Com a transformação digital cada vez mais enraizada na sociedade, o prejuízo causado por um ataque cibernético tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. E isso, sem dúvida, afeta as finanças e a credibilidade de uma marca. 

 

Com a adoção de um gerenciamento de identidades e acessos eficaz, torna-se viável reduzir as chances de roubo ou vazamento de dados e gerenciar melhor a mão de obra. Com certeza, são dois fatores primordiais para a diminuição de custos.  

 

Automação de processos 

A agilidade e a eficiência são pilares indispensáveis para uma empresa ser mais competitiva. Ao automatizar processos ligados à gestão de identidades e acessos, uma empresa tem um cenário mais favorável para identificar procedimentos que podem ser aperfeiçoados em curto e médio prazos. 

Um olhar estratégico sobre a automatização é peça-chave para implementar o conceito de melhoria contínua no ambiente corporativo de forma efetiva. Nesse sentido, empregar alternativas que simplificam o uso de ferramentas tecnológicas é um grande passo para obter melhores resultados.  

Permite mais produtividade 

Automatizar o gerenciamento de identidades e acessos tem como uma das principais vantagens elevar a produtividade da equipe. Um dos motivos é que evita a realização de tarefas repetitivas, além de facilitar a vida dos usuários que contam com um serviço mais intuitivo para executar ações simples, como solicitar a mudança de senha.  

Auxilia no cumprimento de conformidade e no compliance 

Possibilitar o aumento da produtividade, sem dúvida, é um dos elementos que mais motivam as corporações a aderir ao gerenciamento de identidades e acessos de maneira plena. Por outro lado, isso precisa ser feito considerando a necessidade de obedecer aos preceitos das legislações sobre privacidade e proteção dos dados.

 Também é necessário destacar que uma organização terá um compliance (conjunto de procedimentos para seguir normas internas e externas) mais efetivo com uma administração correta dos acessos dos colaboradores aos sistemas corporativos, o que permite um controle preciso da utilização das ferramentas.

   

O que é Active Directory? 

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é Active Directory. Trata-se de uma ferramenta da Microsoft voltada para o gerenciamento de acessos. 

Em empresas com muitas pessoas acessando a mesma rede, é fundamental pensar em uma estratégia de segurança da informação. E a gestão de identidades e acessos está diretamente relacionada a ela, focando a criação de logins e senhas em acessos específicos para cada colaborador. 

O Active Directory atua como um serviço de diretório, um banco de dados de pessoas de uma empresa. São informações de rede como por exemplo nome, login, senha, cargo, departamento etc. 

Ele não apenas é focado em segurança digital como também permite a utilização de um único diretório para controlar todos os acessos e sistemas da rede de uma organização. Na prática isso significa o fim de múltiplos usuários e senhas além da gestão otimizada dessas informações com muito mais controle, eficiência e segurança. 

Conheça a solução da Centric para otimizar a IAM 

São diversos os benefícios de poder contar com um sistema para a gestão de identidade e acessos. Porém é muito importante poder contar com ferramentas e mecanismos que otimizem esse trabalho, tornando-o mais simples e eficiente. 

Pensando nisso agora vamos explicar tudo sobre a solução AD Manager, da Centric, que simplifica o gerenciamento do Active Directory

Trata-se de uma solução voltada para o gerenciamento completo do AD, sendo possível gerar relatórios e fazer a administração massiva de usuários. Ele otimiza as possibilidades do IAM podendo atuar em várias frentes diferentes de tarefas, cada qual com a sua complexidade. 

O diferencial do ADManager 

O grande diferencial do AD Manager é que ele simplifica toda a gestão de acessos e relatórios na organização. Na prática isso significa uma solução que otimiza tarefas essenciais do Active Directory dessa maneira garantindo muito mais eficiência para o trabalho da equipe de TI.
 

Além de automatizar tarefas importantes, ele possibilita delegar de maneira simples tarefas rotineiras do Help Desk, inclusive podendo modificar contas do Active Directory em massa. Dessa forma você elimina tarefas complexas e repetitivas, otimiza o trabalho e toda a gestão de rotina dos administradores. 

Principais funcionalidades 

Com o ADManager Plus os gestores de unidades organizacionais encontram funcionalidades que facilitam e otimizam a utilização do Active Directory. Abaixo separamos as principais delas: 

1- Relatórios do Active Directory 

O ADManager Plus fornece vários relatórios completos do AD, possibilitando a tomada de ação por parte dos administradores. 

2- Administração massiva de usuários 

O gerenciamento em massa de contas de usuários é outra funcionalidade do ADManager Plus que otimiza o trabalho de gestores de TI. 

3- Automação 

Com a ferramenta ADManager Plus o administrador pode executar de forma automática tarefas rotineiras do Active Directory, como inclusão/exclusão de usuários, cancelamento de acessos e validação de senhas. 

4- Delegação em Help Desk 

Essa é outra funcionalidade fundamental da ferramenta. O gestor de TI pode implementar uma interface web intuitiva, de acordo com o perfil de cada um no fluxo de trabalho da organização. 

5– Gestão de permissão de arquivos 

As redes corporativas devem ser gerenciadas de forma estratégica pelos gestores, sempre com o foco nas práticas de segurança da informação. Com o ADManager é possível revogar ou mesmo modificar múltiplas permissões. Além disso é possível obter relatórios com uma ampla visão para otimizar a segurança do ambiente. 





 Onde o ADManager atua 

O ADManager é uma solução que otimiza todas as operações do Active Directory, otimizando todo o fluxo de trabalho da operação. Ele não apenas simplifica como potencializa toda a gestão do AD, automatizando suas tarefas mais importantes em muito menos tempo. Isso inclui toda a gestão de rotina, como a geração de relatórios bem como tarefas rotineiras dos administradores do AD. 

Saiba mais sobre otimização do IAM com as soluções da Centric 

Cada vez mais as grandes corporações sentem a necessidade de focar em uma estratégia voltada para gestão do IAM. Você não apenas otimiza a gestão de identidade e acesos bem como otimiza a segurança dos dados da empresa e dos clientes. Se você pretende otimizar o desempenho da equipe com o Active Directory  na sua empresa, nós podemos te ajudar! 

Com o ADManager, oferecido pela Centric, você administra todos os objetos do AD em um mesmo console web, além de garantir o gerenciamento de permissões em massas e a padronização das rotinas. 

Dessa forma você garante que todos os colaboradores do departamento de TI tenham condições propícias para usar os recursos de rede com total eficiência. E se você deseja implementar esses recursos em seu departamento o quanto antes, nós podemos te ajudar. 

Entre em contato conosco agora mesmo para receber todas as informações necessárias para te ajudar a usar a tecnologia para não apenas otimizar o dia a dia de trabalho bem como para gerenciar de forma estratégica as redes corporativas da sua empresa, focando em produtividade e em boas práticas de segurança da informação.