Siga nossas redes sociais:

Aprenda a realizar uma boa prevenção de desastres em sua empresa

prevenção de desastres - Centric Solutions

Aprenda a realizar uma boa prevenção de desastres em sua empresa

Vulnerabilidades, riscos e falhas no seu ambiente de TI não podem ser ignoradas. Elas podem interromper as atividades e causar danos aos seus ativos e à imagem da empresa no mercado. Nesse contexto, a prevenção de desastres surge como um conceito fundamental para evitar prejuízos e garantir o pleno desenvolvimento do seu negócio.

Em um cenário em que as empresas estão dependendo cada vez mais do seu setor de TI, investir nesse tipo de prevenção trará benefícios para toda sua organização.

Trouxemos este material que explica melhor esse conceito e explica como montar um plano de prevenção de desastres eficiente.

Acompanhe!

O que é prevenção de desastres em TI?

A prevenção de desastres em TI é um conjunto de estratégias e políticas que recuperam os dados da empresa, permitindo que ela retome suas operações rapidamente. Como muitas vezes os riscos são inevitáveis, prezar por essa prevenção é fundamental para ficar menos vulnerável e garantir a sobrevivência de negócios de qualquer porte e ramo.

Essa medida é mais ampla do que muitos acreditam e tem vários objetivos, como:

  • prevenção: são estabelecidas ações de segurança que impedem o acontecimento de desastres no seu ambiente de TI;
  • antecipação: prepare-se antecipadamente para eventuais riscos e cria procedimentos para combatê-los;
  • mitigação: planeja medidas que minimizam os danos causados por eventuais desastres.

Como realizar um plano de prevenção de desastres em sua empresa?

Na prática, é preciso elaborar um Plano de Recuperação (ou Prevenção) de Desastres, também chamado de Disaster Recovery Plan (DRP). Ele é aplicado quando ocorre uma falha nas suas operações ou processos rotineiros e evita a paralisação dos serviços de TI, perda das informações e outros danos.

Empresas que investem em um bom plano de prevenção de desastres conquistam várias vantagens que potencializam o seu desenvolvimento no mercado, como:

  • maior segurança: protegem a infraestrutura de TI e evitam que dados sejam perdidos ou vazados;
  • menos erros: conseguem diminuir a ocorrência de falhas humanas por conta da automatização e reparação de alguns processos;
  • produtividade: minimizam o tempo de ociosidade da equipe quando ocorrem interrupções por desastres;
  • disponibilidade: o tempo que seu portal, site ou plataforma fica indisponível é reduzido, o que também contribui positivamente para a experiência dos usuários.

Para que seu negócio usufrua desses benefícios, nos tópicos seguintes explicamos o passo a passo de como criar e implementar um plano de prevenção de desastres eficiente.

Conheça e avalie os riscos

O primeiro passo é antecipar os riscos que podem causar danos aos seus ativos de TI. Os mais relevantes deles são os ciberataques, já que cresceram significativamente nos últimos anos. Dados mostram que o Brasil teve 77% mais ataques cibernéticos em 2021 do que em 2020 e a expectativa é de que esse número continue aumentando em 2022 e nos próximos anos.

Existem diferentes tipos de ataques aos quais as empresas estão suscetíveis. Portanto, é interessante conhecer quais são os principais tipos de ameaças cibernéticas ao seu negócio. As principais são:

  • Ataque DDoS: o servidor é sobrecarregado com tentativas de acesso, o que causa lentidões ou torna o acesso ao site indisponível;
  • Phishing: são enviadas mensagens contendo links ou arquivos fraudulentos que concedem ao criminoso acesso à plataforma da empresa;
  • Injeção de SQL: o hacker insere um código malicioso em um servidor que usa SQL e consegue informações da empresa;
  • Ransomware: os dados da empresa são bloqueados e o cibercriminoso exige um pagamento para liberá-los;
  • Malware: é qualquer software malicioso que contém vírus.

O seu negócio não está suscetível a apenas ciberataques. Outros riscos são falhas críticas nos equipamentos, vandalismo ou sabotagem, desastres naturais (como enchentes), roubos e furtos, acidentes, erros humanos, assim como outros incidentes.

Elabore o DRP na prática

Depois de conhecer os riscos, você deve criar um plano que trará as melhores práticas para prevenir e evitá-los, assim como ter em mente o que fazer caso eles ocorram. Todas as medidas previstas no DRP devem visar a restauração dos serviços de TI no menor tempo possível e minimizar impactos.

Isso é feito com gestão de crises, manutenção da continuidade operacional e recuperação dos serviços.

A gestão de crise consiste nas primeiras ações para solucionar o problema ou assegurar que ele não atinja outras áreas da empresa. Trata-se de uma redução de danos, já que é melhor conter o desastre em apenas um local para que todo o negócio não seja paralisado.

Depois é necessário elaborar a manutenção da continuidade operacional, que consiste em fazer com que a empresa continue funcionando — mesmo que de modo limitado — até que a normalidade seja restaurada.

Por fim, implemente medidas para que os serviços afetados, dados perdidos e dispositivos que deixaram de funcionar sejam recuperados de forma eficiente.

Implemente as ferramentas adequadas

Existem diversas aplicações que podem ser adotadas para a prevenção de desastres em seu ambiente de TI. Nesse caso, conte com uma empresa que oferece soluções especializadas na área para garantir que as mais vantajosas sejam implementadas.

Os principais recursos são:

  • ferramentas de monitoramento e gestão de redes, servidores, infraestruturas e Data Centers;
  • centralização do gerenciamento dos dispositivos e computadores;
  • firewalls para proteção da rede corporativa;
  • prática de backup de sistemas e dados;
  • controle de acesso dos usuários;
  • mecanismos anti-spam;
  • gerenciamento de desempenho de redes e aplicativos;
  • entre outros.

Invista na governança de TI

De nada adianta criar um bom plano se ele não for cumprido. Por isso, seu planejamento deve ser aliado a uma governança de TI eficiente, que é um conjunto de normas e práticas que devem ser seguidas para colocá-lo em prática.

Para isso, é preciso que as estratégias dessa área estejam alinhadas às da organização. Deve ser determinado um responsável pelas decisões no TI no que diz respeito à infraestrutura, arquitetura, princípios, segurança e outros pontos.

Outro aspecto relevante é a definição das prioridades dos investimentos de TI, apontando quais ativos, serviços e recursos devem ser mais protegidos em eventuais desastres.

Também é necessário que toda equipe de TI tenha conhecimento sobre os riscos, sejam capacitados para responder às ameaças e cumpram as decisões dos líderes.

Revise suas estratégias

Revise periodicamente suas estratégias e as aprimore, identifique pontos de melhoria, como também mantenha sistemas e ferramentas de proteção sempre atualizados para maximizar a segurança da empresa.

Um plano de prevenção de desastres é bastante amplo, mas sua elaboração é uma medida que pode salvar o seu negócio em situações críticas.

Para maximizar a proteção da sua empresa é importante que você conte com o apoio de um parceiro especializado e que molde os projetos de acordo com as demandas do seu negócio.

Complemente sua leitura sobre segurança em TI vendo como o ADAudit Plus leva suas exigências de segurança ao próximo nível!