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Boas práticas de ITSM: como estendê-las em toda a empresa?

Boas práticas de ITSM: como estendê-las em toda a empresa?

Os lucros, a produtividade e a eficiência operacional são importantes, mas garantir a conformidade da empresa se tornou a principal preocupação de líderes e gestores. O motivo? Organizações que respeitam as regras são mais valorizadas por investidores. Dessa forma, é preciso incluir as boas práticas de ITSM em todos os processos.

A sigla inglesa refere-se à gestão dos serviços de tecnologia da informação (information technology service management). São técnicas, ferramentas e propostas que acompanham – e monitoram – toda a jornada das soluções de TI utilizadas no dia a dia corporativo. Sua principal função é garantir que os sistemas funcionem e entreguem os melhores resultados.

Esse conceito permitiu que as organizações alcançassem novos objetivos em seus negócios. Os gestores perceberam que os resultados são potencializados quando se usa a tecnologia em sua plenitude – e para isso, foi preciso criar regras e protocolos que facilitassem o monitoramento dos softwares em busca de possíveis falhas e atualizações.

Isso levou as empresas a se questionarem: como garantir essa eficiência nos demais departamentos e equipes? A tecnologia, nesse caso, surge como aliada não por fornecer soluções, mas facilitar processos. As boas práticas de ITSM podem ser replicadas com planejamento e atenção.

A única questão é como fazer isso. Como garantir que os pilares dessa estratégia estejam presentes em toda a empresa? Não é fácil, evidentemente, mas é possível atingir os objetivos desejados na rotina produtiva com as mesmas técnicas utilizadas na gestão de TI.

Trata-se de cultura, não de tecnologia

Inicialmente, é preciso compreender que trata-se de um processo e não de alguma medida isolada. Ou seja, estimular a adoção de iniciativas que melhoram a produtividade dos colaboradores e resultam em ganhos estratégicos não deve ser feito do dia para a noite – tampouco depende exclusivamente de soluções tecnológicas.

Implementar boas práticas de ITSM exige mudanças importantes na cultura, na visão e noss valores da companhia. O sucesso dessas práticas depende do alinhamento que os departamentos e, mais profundamente, seus profissionais têm com os objetivos e as metas propostos para o negócio.

Em suma: não importa ter a melhor solução tecnológica, capaz de otimizar o trabalho das pessoas, ou até a proposta de trabalho mais eficiente se todos os envolvidos não sabem como tirar proveito dessa vantagem!

Quais os pilares das boas práticas de ITSM no restante das empresas?

Existem inúmeras técnicas e iniciativas relacionadas ao gerenciamento de serviços de TI. Contudo, é possível agrupá-las em três pontos principais que podem ser incorporados nas demais áreas da empresa. Confira:

Monitoramento de processos

Seja em tecnologia ou nos demais departamentos, as boas práticas de ITSM demandam que a gestão monitore e rastreie todos os processos. É preciso vasculhar o sistema (ou, no caso, a organização) em busca de possíveis erros e falhas que possam comprometer o resultado final.

Gestão de projetos

A partir do momento em que todos os processos foram analisados pela empresa, o passo seguinte consiste na elaboração de uma gestão de projetos. O objetivo é identificar as principais tarefas relacionadas à equipe e saber qual profissional pode, ou não, realizar determinado serviço para obter o melhor resultado.

Avaliação de indicadores

Não há nenhum negócio atualmente que não dependa da avaliação de indicadores para tomar as melhores decisões. A análise de métricas revela-se fundamental para comparar os resultados e, em cima deles, promover as melhorias necessárias ou até mesmo ajustar a rota relacionada às metas.

Encontre os melhores parceiros

Adotar as boas práticas de ITSM nos demais processos da empresa, portanto, revela-se uma tática fundamental para aquelas que desejam crescer em seus segmentos e mostrar respeito maior à conformidade. Porém, a missão fica mais fácil quando se encontram os melhores parceiros nesta empreitada.

É o caso da Centric Solution. A empresa tem mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, trabalhando com as principais empresas do mercado e oferecendo uma equipe especializada para fazer o diagnóstico adequado ao negócio. Qual é o estágio atual do conceito de ITSM em sua empresa? Entre em contato conosco e aproveite para conhecer nossas soluções!