Como crescer na crise? Centric dribla pandemia e ano desafiador
Independentemente do porte e do segmento, as empresas jamais esquecerão de 2020. O ano foi um dos mais desafiadores de toda a história: pandemia de covid-19, recessão econômica, digitalização às pressas… Diante desse cenário, como crescer na crise? Era preciso encontrar alternativas – e foi o que nós, da Centric, conseguimos.
Os nossos números não deixam dúvidas. Enquanto muitos segmentos registraram grandes quedas em suas receitas, nós conseguimos crescer significativamente no último ano. O faturamento foi de R$ 7,6 milhões, com crescimento de 30% no comparativo do desempenho de 2019.
O interessante é que o resultado positivo foi obtido justamente na aquisição de novos clientes para nosso portfólio com soluções focadas em implementação, treinamento e suporte. Houve queda no número de clientes com a pandemia, mas aumento de 40% em vendas novas.
Como crescer na crise é a pergunta que todos os empreendedores costumam fazer em momentos de incertezas como o que vivemos atualmente. O fato é que não há uma receita de bolo, ou seja, algo único e padronizado para todos. É preciso entender a realidade do negócio e do segmento em que se está inserido.
Além disso, o importante é saber que situações de crise também carregam oportunidades que podem ser aproveitadas pelas organizações. Principalmente aquelas que cedo se adaptaram às novas demandas e conseguiram adequar seus processos rapidamente.
Como crescer na crise? Com novas soluções
A ideia, portanto, era bem simples. Se a pandemia de covid-19 trouxe novos desafios e necessidades às corporações em 2020, evidentemente era necessário encontrar alternativas para lidar com essas questões. Fazer o que dava certo antes não iria mais funcionar. Era preciso ir além.
Na Centric, a tática em como sair da crise provocada pelo novo coronavírus passou pela adoção de promoções em seus produtos e serviços. Isso levou a uma redução na margem para compatibilizar com a queda do orçamento de nossos clientes. Em contrapartida, as vendas cresceram e nos ajudaram a manter o resultado positivo.
Otto Pohlmann, nosso CEO, confirma a estratégia. “Realmente não foi um ano fácil, mas havia a confiança na economia, a manutenção da equipe técnica e comercial e as promoções que ajudaram a triplicar as vendas em números absolutos de licenças. Agora, a meta é manter a curva de crescimento em 2021.”
Crescimento deve continuar em 2021
A estratégia de reduzir a margem com promoções de seus produtos e serviços deu tão certo que a expectativa é manter a curva de crescimento no desempenho da empresa. A performance positiva em um ano de grandes incertezas certamente nos ajuda a ter otimismo para a projeção de 2021.
Assim, mais do que nos preocuparmos em como sair da crise, estabelecemos uma metta mais ousada. A expectativa é obter crescimento de 25% tanto em faturamento quanto em equipe técnica e comercial. Ou seja, faturar aproximadamente R$ 10 milhões neste ano, com lucratividade maior do que em 2020.
A projeção, evidentemente, depende também de fatores externos. A digitalização de processos já é realidade, e a presença de soluções de TI, uma necessidade no ambiente corporativo. Mas a segunda onda de covid-19 em todo o mundo pode reduzir investimentos novamente, o que exigirá correções de rotas nos próximos meses.
Experiência para contribuir com o crescimento do seu negócio
O resultado na Centric apenas reforça a nossa capacidade e experiência de impulsionar os negócios de nossos clientes. Somente uma empresa robusta, com capacidade de adaptação e antecipação de demandas é capaz de se destacar com tantas dificuldades aparentes, mostrando a todos como sair da crise.
Com mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, trabalhamos com as principais empresas do mercado. Nossa equipe especializada também é capaz de fazer o diagnóstico adequado e recomendar a melhor tecnologia para o seu negócio.
Está esperando o que para também sair da crise de 2020? Compartilhe com a gente suas dúvidas e receios para que possamos ajudá-l0! Aproveite para entrar em contato e conhecer o nosso portfólio de produtos e serviços.