Siga nossas redes sociais:

Compliance na TI: como se adequar às boas normas?

Compliance na TI: como se adequar às boas normas?

Compliance na TI: como se adequar às boas normas?

Respeitar as regras e se adequar às boas práticas do setor é mais do que obrigação legal nas empresas. Em um cenário de intensa competitividade econômica, torna-se questão altamente estratégica, principalmente quando o assunto é compliance na TI e a necessidade de ajustar sua estrutura tecnológica.

 

Não é exagero dizer que essa proposta impacta na rentabilidade e no desempenho do negócio. As organizações que colocam todos os processos em conformidade às normas que regulam o seu mercado de atuação têm novas oportunidades.  

Além disso, elas melhoram a imagem perante os stakeholders e ampliam a capacidade de estar atualizadas com todas as tendências. 

Pensando nisso, a Centric preparou este texto para que você saiba como se adequar às boas normas quando o assunto é compliance na TI. Boa leitura!  

O que é compliance na TI?  

O conceito de compliance na TI tem se tornado cada vez mais importante e urgente para empresas de diversos setores.  

Esse termo significa seguir as regras e normas para garantir a ética e a moral nas atividades empresariais e criar uma cultura de transparência entre todos os envolvidos. Assim, seu objetivo principal é minimizar os riscos do negócio, como penalidades por descumprimento de leis e regulamentos específicos. 

Na área de TI, compliance se refere à segurança dos dados, incluindo políticas de acesso, cultura interna e tecnologias antifraude para garantir a confiabilidade das informações. Uma boa política de governança de TI, desse modo, ajuda os profissionais a terem uma visão mais clara do comportamento das equipes e, por conseguinte, resolverem problemas. 

Dessa forma, o compliance na TI garante a conformidade com leis como a de direitos autorais e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), além de cumprir as questões da ISO. As diretrizes devem incluir regras para prevenir ataques, invasões na infraestrutura da rede local e o uso indevido de dados corporativos. 

Posto isso, com a modernização da infraestrutura, a segurança das informações é um dos enfoques centrais do compliance na TI. Muitas vezes, provedores gerenciados oferecem alguns serviços para ajudar as empresas a aumentarem a eficiência e a competitividade, reduzir custos e ganhar espaço para maior escalabilidade de seus processos.  

Por que as empresas devem se preocupar com boas práticas? 

Uma pesquisa da KPMG indica que praticamente dois terços das empresas (63%) não conhecem e não aproveitam a tecnologia para apoiar iniciativas desse tipo. Esse cenário precisa mudar. O motivo é bem simples: a maioria dos processos e das tarefas realizadas pelas organizações dependem de soluções de TI

Dessa forma, não importa o porte, o segmento e até a quantidade de sistemas utilizados no dia a dia. O respeito às regras e ao compliance na TI vai esbarrar, em algum momento, nessas soluções. 

Com base nisso, imagine se, de repente, uma plataforma de gestão não esteja adequada à LGPD e colete dados sem anuência dos clientes. Essa prática pode trazer consequências graves ao negócio. 

Portanto, é imprescindível que as organizações criem políticas de conformidade alinhadas à equipe de tecnologia para reduzirem erros e riscos. Ademais, é essencial identificar softwares que também utilizem esses mesmos conceitos em sua estrutura e operação. 

Regulamentos de compliance na TI: o que precisa saber?  

Para garantir a segurança das informações, as empresas devem adotar as melhores práticas de segurança de dados de sua área de atuação. Embora muitas organizações já estejam cientes das leis de privacidade e proteção de dados, isso não é suficiente para a conformidade em TI. 

Uma maneira de demonstrar que o negócio segue as melhores práticas de segurança é buscar a certificação do ISO 27000. Isso demonstra para clientes, fornecedores e parceiros que a empresa utiliza essas ações e está em conformidade com marcos regulatórios, como a LGPD. 

Abaixo, listamos alguns certificados aos quais as organizações devem estar atentas para garantir a segurança da informação. Confira! 

 

ISO 27001 

Trata-se de uma norma para sistemas de gerenciamento de segurança da informação, que abrange a gestão de informações financeiras, propriedade intelectual, banco de dados de funcionários e dados sensíveis.  

PCI DSS 

Seu objetivo é garantir padrão de segurança de dados da indústria de pagamento com cartão, que exige que as empresas que aceitam transações com cartões de débito ou crédito cumpram 12 requisitos. 

HIPAA 

Lei que estabelece normas e diretrizes para a regulamentação de informações, especialmente aquelas relacionadas à proteção da saúde.  

Ressaltamos que SOC, SOX, NIST SP 800-171, CCPA e GDPR também são exemplos de regulamentos de conformidade que as empresas podem adotar para garantir a segurança das informações. 

Desse modo, seguir essas diretrizes fará toda a diferença para a segurança das informações da empresa e para a conformidade com as leis e regulamentos de privacidade e proteção de dados. 

Com adequar o compliance na TI em sua empresa? 

Dois passos são fundamentais. O primeiro deles diz respeito ao monitoramento e à análise de todo o ativo de TI em seu ambiente corporativo. Em outras palavras: os gestores precisam ter um olhar geral e completo sobre tudo o que a tecnologia engloba e resolve em seus processos internos. 

Essa é uma prática vital em qualquer estratégia de compliance na TI, uma vez que auxilia os profissionais a controlarem a infraestrutura e tomarem decisões. Para isso, o recomendado é contar com os melhores recursos que auditam os processos e oferecem relatórios, permitindo visualizar e auditar os dispositivos de acordo com regras específicas. 

Depois, é preciso dar um passo adiante: transformar a análise em uma rotina comum a todos, possibilitando a criação de uma cultura organizacional orientada à conformidade. 

Não adianta ter as melhores soluções para acompanhamento e adequação de boas práticas se, no fundo, trata-se de mero discurso de marketing em vez de uma preocupação legítima. 

Somente com uma política clara de governança de TI é possível reduzir eventuais riscos e problemas que aparecem na infraestrutura tecnológica.  

Desse modo, quando todos os colaboradores assimilam a importância de se atualizarem e conhecerem as regras que regem suas áreas, é mais fácil identificarem erros e, evidentemente, corrigi-los a tempo. 

Qual é a importância da governança de TI para a compliance? 

Como já mencionado anteriormente, o compliance na TI requer uma governança corporativa eficiente. Segundo a consultoria Gartner, a governança refere-se aos processos que garantem o uso efetivo e eficiente da TI, permitindo que uma organização atinja seus objetivos. 

Existem várias estruturas que podem ajudar na governança e compliance de uma empresa, sendo duas delas as mais destacadas: 

 

  • CobiT: esse framework é uma estrutura de governança e gerenciamento para TI com o objetivo de facilitar a implementação lógica e organizada dos controles. É possível usar um conjunto de quatro domínios de processo para alinhar a TI com os negócios. 

No entanto, equilibrar as necessidades de TI e de negócios pode gerar desafios na definição de um compliance que garanta a segurança dos dados – especialmente no contexto do trabalho remoto.  

Como evitar o uso mal-intencionado de softwares? 

Embora a conformidade com as normas e regulamentos possa demonstrar que uma empresa está em conformidade, investir em soluções tecnológicas pode viabilizar um projeto de compliance mais eficiente. 

Vale ressaltar que os executivos de nível C desempenham um papel crucial nessa jornada, pois precisam gerenciar equipes e obter o apoio dos funcionários para garantir que as melhores práticas de segurança sejam aplicadas em toda a organização. 

Conte com o melhor parceiro de tecnologia   

Ajustar o compliance em TI não é mais uma escolha dos gestores, tampouco assunto secundário no plano de negócios.  

Hoje, não faltam informações e ferramentas disponíveis para adequar a estrutura tecnológica. Principalmente quando se incorpora essa visão em todas as soluções que a empresa utiliza. 

Para que essa missão seja mais fácil, é imprescindível contar com parceiros confiáveis. A Centric Solution possui mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, trabalhando com as principais empresas do mercado e oferecendo uma equipe especializada para fazer o diagnóstico adequado ao negócio. 

Sendo assim, o sucesso do compliance na TI depende da colaboração de todas as partes envolvidas para garantir que as políticas e procedimentos tenham prosseguimento consistente. Então, conte com a ajuda de uma empresa especializada e ganhe destaque frente a concorrência!  

Quer saber como desenvolver esse trabalho de compliance na TI em sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!