Siga nossas redes sociais:

Entenda a importância de ter uma visão integral de seu negócio

visão integral - Centric Solutions

Entenda a importância de ter uma visão integral de seu negócio

Existem empresas dos mais diversos tamanhos. Há aquelas que conseguem atuar somente em uma região menor, quase como uma iniciativa familiar, e há outros exemplos que mais se parecem com grandes impérios. Seja qual for o caso, ter uma visão integral sobre o negócio é fundamental para desenvolver uma gestão estratégica e maximizar os seus resultados.

É justamente visando esse aspecto que muitos gestores têm buscado se basear nos preceitos holísticos na rotina administrativa. O objetivo é tornar os processos mais ágeis, integrados e seguros por meio de uma compreensão ampla de todas as variáveis que influenciam suas operações.

Neste artigo vamos explicar por que é importante ter uma visão integral de um negócio e como promover essa cultura.

Acompanhe!

O que é visão integral do negócio e qual sua importância?

É possível definir a visão integral do negócio como a capacidade de observar e gerir as suas atividades de forma global. Para isso, é preciso ter constante atenção a tudo aquilo que integra a realidade da empresa, abrangendo tanto aspectos internos quanto fatores externos que sejam relevantes em cada situação.

O conceito é comumente chamado de visão holística, fazendo referência à abordagem científica que busca o entendimento integral dos fenômenos que ocorrem ao redor de um objeto de interesse. No caso de ambientes empresariais, a ideia é que absolutamente tudo o que causa impacto nos resultados operacionais deve estar sob controle dos gestores.

Você também pode se deparar com outros termos, como visão 360º, remetendo à máxima amplitude que se espera cobrir na estratégia de gestão. Mais importante do que o nome dado, é a capacidade de analisar o negócio de maneira panorâmica, e não apenas os desempenhos ou particularidades isoladas de cada setor.

Especialmente nos segmentos que se destacam pela alta competitividade e alto nível de exigência dos consumidores, a visão integral do negócio se mostra um verdadeiro diferencial para qualquer empresa.

Afinal, gestores que contam com um conhecimento mais aprofundado sobre sua empresa e seus colaboradores certamente estarão mais preparados para lidar com qualquer desafio no dia a dia.

Quais os benefícios da visão integral em seu negócio?

É fácil entender por que os conceitos holísticos estão em alta nos ambientes empresariais quando analisamos os benefícios que eles promovem. De forma geral, eles estão relacionados com a possibilidade de otimização do fluxo de trabalho por meio da adoção de políticas e práticas que sejam compatíveis à realidade da empresa.

A partir de diagnósticos precisos sobre os mais diversos aspetos do negócio, as tomadas de decisão se tornam mais assertivas e eficazes, colaborando com a manutenção e aprimoramento dos índices de desempenho. Sobretudo em momentos de crise, essa é uma capacidade que pode representar o diferencial para que a empresa consiga retomar seus resultados e se restabelecer em seu mercado.

Com o estabelecimento de uma cultura mais alinhada com o negócio, a tendência é que ocorra também uma melhora nas relações entre as equipes. É inegável que uma convivência harmoniosa entre os colaboradores é fundamental para se ter ganhos em produtividade, em qualidade e até mesmo para a melhoria do clima organizacional.

Tudo isso é bastante favorável para o desenvolvimento das habilidades ligadas à resolução de problemas e formulação de estratégias de sucesso. Cientes da dimensão de suas atividades como um todo, os profissionais se sentem mais motivados para dar o seu melhor para o crescimento do negócio.

Os gestores que têm uma visão integral do negócio sempre estarão um passo à frente na desafiadora tarefa de tomar as decisões mais vantajosas nas mais variadas situações.

Portanto, toda a gestão de processos pode ser otimizada quando se tem um alto nível de controle das questões que fazem parte do escopo de atuação da empresa!

Como promover uma visão integral do seu negócio?

Você já deve imaginar que a promoção de uma visão integral do negócio começa pela realização de uma análise corporativa ampla e profunda. Por mais desafiadora que essa tarefa possa parecer, ela é o primeiro passo para colocar esse importante planejamento estratégico em prática.

Como já citamos, esse é um processo que deve levar em conta os fatores internos, relativos ao segmento de atuação e às particularidades da empresa, assim como os componentes externos.

Isso significa que, ainda que algumas situações não possam ser evitadas, é fundamental ter um plano de ação para absorver seus impactos com o menor reflexo possível nas operações da empresa.

Nesse levantamento, o gestor deve buscar identificar os tanto os pontos negativos, que precisarão ser submetidos a um processo de otimização, quanto os aspectos positivos do negócio. Dessa maneira, será possível desenvolver protocolos e estabelecer práticas eficientes também nos pontos em que sua empresa já se destaca frente à concorrência.

Vale ressaltar que essa é uma iniciativa que se torna mais fácil e precisa quando realizada em conjunto com as equipes de colaboradores. Isso garante que a estratégia de visão integral do negócio seja difundida entre todos os profissionais, ampliando a obtenção de informações estratégicas e aumentando o engajamento de todos em relação aos objetivos da empresa.

Além de objetivos bem definidos, os preceitos holísticos são melhores aplicados quando o negócio tem sua missão e seus valores bem definidos. Lembrando que a missão está relacionada com os motivos da sua própria existência, em como a empresa pretende impactar em seu mercado e junto aos seus consumidores. Já os valores são os conceitos básicos que movem o negócio e norteiam sua forma de atuação interna e no relacionamento com clientes e parceiros comerciais.

Por se tratar de um modelo bastante abrangente, certamente existirão outros fatores que deverão ser considerados por quem pretende implementar uma gestão com visão integral do negócio.

Gostou do conteúdo e quer continuar se aprofundando sobre o tema?

Então, continue conosco e confira agora como um ambiente de trabalho bem organizado também é um passo fundamental para otimizar sua rotina operacional!