Siga nossas redes sociais:

Entenda como atendimento ao usuário é imprescindível ao seu negócio

Entenda como atendimento ao usuário é imprescindível ao seu negócio

Entenda como atendimento ao usuário é imprescindível ao seu negócio

O atendimento ao usuário nunca foi tão imprescindível para uma empresa como agora. Isso porque, com o crescimento do e-commerce e de solicitações online- que vão desde manutenção até simples dúvidas-, esse serviço é uma peça-chave para a fidelização de um cliente. 

Se você procura por soluções que te ajudem a potencializar os resultados de sua empresa e impulsionem a produtividade dos seus colaboradores, é preciso ter uma visão ampla das operações e começar a pensar primeiro em como proporcionar uma boa experiência ao cliente. 

Quer saber como fazer tudo isso? Então continue a leitura conosco! 

Qual é o conceito de atendimento ao usuário?

Mas afinal, o que é o atendimento ao usuário? Esta é uma área dentro de uma companhia que tem o poder de construir ou destruir a credibilidade do seu negócio frente ao mercado. Tudo isso em questões de minutos!

Até porque, com o atendimento realizado através da Internet, uma experiência ruim pode ser divulgada para milhões de pessoas.

Logo, a experiência do cliente passa a ser um grande diferencial de uma empresa. Um estudo da Customers 2020 Report aponta que, mais de 68% dos seus consumidores poderiam acabar com suas operações devido a um mau atendimento.

Um atendimento rápido e eficiente passou a ser pré-requisito de todos os negócios do mundo, já que a transformação digital potencializa cada vez mais os pilares de exigência quando o assunto é o atendimento ao usuário de forma online.

Se a compra de um produto/serviço precisa ser realizada em segundos, a resposta de uma solicitação deve ter a mesma atenção e senso de urgência. Assim, podemos observar que o atendimento ao cliente passa ser uma parte da entrega realizada por uma marca.

Como realizar um bom atendimento ao usuário em sua empresa?

Agora que você já compreendeu a importância do atendimento ao usuário, está na hora de saber como ter um modelo exemplar dentro da sua empresa. Afinal, boas práticas ajudam a fidelizar o cliente e servem até mesmo de “propaganda” para o seu negócio”, uma vez que um usuário satisfeito tende a recomendar o seu serviço para terceiros.

Para que isso ocorra, você deve focar na personalização do seu atendimento. Uma pesquisa realizada pela SalesForce demonstra que mais de 86% dos consumidores pagariam a mais por uma experiência “premium”.

Esse dado abre portas para diversas práticas de atendimento, como a criação de planos de suporte baseado no poder de compra de cada usuário. Independente da categorização, há alguns princípios básicos que devem atender todas as necessidades e anseios dos seus clientes.
 

A confiança é a base de qualquer relacionamento, por isso foque no compromisso de prazos e demandas no atendimento ao usuário. Fuja de possíveis atrasos e cancelamentos.

Outro ponto muito importante é a capacitação de suas equipes de atendimento. Seus atendentes precisam ter todas as informações possíveis para que sejam capazes de solucionar qualquer problema. Para isso, invista na troca de conhecimento, seja através de treinamentos ou até mesmo na padronização e registro de processos.

Para que todas essas boas práticas possam ser realizadas com perfeição, você deve:

  • ser especialista em seus produtos e em todas as possibilidades que ele oferece; 
  • sempre ter atitudes com foco nas resoluções; 
  • desenvolver um senso de urgência quando o assunto é responder seus usuários; 
  • sempre otimizar seus processos, seja através de ferramenta de automação ou revisão do banco de dados; 
  • incentivar o autoatendimento ao disponibilizar de maneira fácil um FAQ (Frenquently Asked Questions; em português, perguntas mais frequentes) com as dúvidas frequentes dos seus clientes.

O mais importante é entender que proporcionar uma experiência excelente ao seu usuário, online ou não, será um dos principais pontos de benefício quando o assunto for resultados.

Qual o ROI de uma estratégia de atendimento ao usuário bem-feita?

Falando em resultados, você deve estar pensando se toda essa estratégia e boas práticas de atendimento ao usuário possui um ROI (Retorno Sobre o Investimento). A resposta é: claro que sim!

Com um bom planejamento e uma implementação bem-feita, o seu negócio poderá ter os seguintes retornos:

Aumentos da Eficiência

Com uma boa experiência ao cliente dentro do atendimento ao usuário, você nota uma melhora considerável dentro dos indicadores de eficiência e custo. Já que seu atendimento online responde a grande maioria das questões dos seus clientes, as visitas presenciais diminuem, o que gera uma grande economia.

Outro ponto é a rapidez com que as solicitações são resolvidas, principalmente através de canais digitais que abraçam a automatização e robotização do serviço. Um gasto a menos com a contração de um time expressivo de atendentes.

Maior Credibilidade de mercado

Com as pessoas cada vez mais procurando a solução de seus problemas online, ter um bom atendimento ao usuário potencializará a sua credibilidade frente ao mercado. A marca passará a ter uma imagem de serviço moderno e eficiente.

Além de também passar segurança e confiança para qualquer tipo de negócio que seja entregue por ela.

Otimização de processos internos

Uma vez que seus clientes estão constantemente buscando pelo atendimento online, você será capaz de destinar verbas para a otimização de seus processos internos. Ou seja, será capaz de melhorar a sua entrega a partir do uso da tecnologia.

Seja através da contratação de um software de Help Desk ou até mesmo a implementação da inteligência artificial dentro dos seus atendimentos, como o uso de chatbots.

Gostou do nosso conteúdo? Nós da Centric somos especialistas no desenvolvimento de soluções que irão levar a sua empresa para o próximo nível de atendimento online ao usuário.
 

Quer saber como? Então confira o nosso artigo sobre como a nossa ferramenta, o Service Desk Plus, pode ser a chave para a excelência do seu Help Desk.