Siga nossas redes sociais:

Entenda por que você deve investir em segurança em nuvem

segurança em nuvem

Entenda por que você deve investir em segurança em nuvem

A computação em nuvem consiste em armazenar suas informações ou realizar suas atividades à distância. Essa estratégia traz inúmeros benefícios como economia, produtividade e flexibilidade, por exemplo. No entanto, um dos principais requisitos para que seu negócio aproveite essas vantagens e se desenvolva saudavelmente é investir na segurança em nuvem.

Muitas empresas cometem o erro de negligenciar a segurança dos dados e acabam arcando com multas, danos à imagem, redução de competitividade etc.

Foi pela importância desse conceito e para que você consiga proteger seu negócio que decidimos produzir este conteúdo especial para explicar melhor sobre como funciona a segurança em nuvem, os motivos pelos quais é preciso investir nela continuamente e qual a melhor ferramenta da área!

Acompanhe!

Como funciona a segurança em nuvem?

Ao contratar um provedor nuvem, sua empresa recebe um pacote completo de softwares, protocolos e práticas voltadas à segurança da informação. Isso significa que todo o ambiente de TI em nuvem é desenhado para proteger os dados de seus parceiros, o que engloba:

  • Gestão de identidade e acesso (IAM);
  • sistemas operacionais, suas configurações e atualizações;
  • ferramentas como antivírus e firewalls;
  • criptografia de dados;
  • monitoramento da rede;
  • backups automáticos;
  • recuperação de desastre.

A segurança também envolve hardwares como roteadores, sistemas, discos rígidos, computadores e cabeamento, bem como a proteção do ambiente onde se encontra todos os ativos.

Graças à nuvem, o negócio também conseguirá se manter em compliance perante a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras normas sobre o tema, evitando o pagamento de multas e problemas legais em razão de eventuais vazamentos de dados de colaboradores, clientes ou parceiros.

Quanto à empresa contratante, ela deve focar nas práticas do seu pessoal para minimizar ameaças internas, que podem decorrer da falta de conhecimento do pessoal, configurações incorretas do controle de acesso do usuário ou falhas humanas.

Nesse caso, é importante criar uma cultura organizacional voltada à segurança da informação. Por exemplo, ela pode elaborar uma política de segurança da informação (PSI), instruir ou treinar o pessoal para impedir ataques cibernéticos etc.

Como grande parte da segurança será de responsabilidade da fornecedora nuvem, seu negócio poderá se concentrar mais nas atividades principais ou mais estratégicas ao mesmo tempo que maximiza a proteção dos dados.

O serviço de nuvem também centralizará toda a gestão em único ambiente, deixando que os gestores do seu negócio tenham uma visão mais ampla da segurança da informação.

Por exemplo, você saberá imediatamente se houver algum acesso que não foi permitido e pode tomar as devidas providências.

Por que é preciso continuar investindo em segurança em nuvem?

Apesar da nuvem ser uma estratégia que aprimora a segurança de dados da empresa, não basta apenas implementá-la. É necessário investir continuamente nessa área e se manter sempre atualizado. Isso ocorre porque os cibercrimes estão se tornando cada vez mais frequentes no Brasil e, principalmente, mais sofisticados.

Na prática, hackers estão desenvolvendo novos métodos para invadir ou encontrar vulnerabilidades nos sistemas da empresa. Para evitar ataques, as empresas evem estar amparadas por tecnologias mais inovadoras, atualizadas e de última geração.

Além disso, os responsáveis pela área devem monitorar e mensurar seus processos para tomar as melhores ações que otimizam a segurança. Eles devem criar metas, aplicar indicadores-chave de desempenho (KPIs), identificar pontos de melhoria e prever vulnerabilidades.  Assim, é possível minimizar os riscos e tornar os gastos com segurança mais eficientes.

A fornecedora da nuvem deve disponibilizar um aplicativo de ponta continuamente atualizado e realizar auditorias para auxiliar na maximização da proteção. Esse mesmo ambiente nuvem pode trazer recursos e métricas para que seu negócio acompanhe o desenvolvimento da segurança.

Como o Centric WAPP pode prover segurança em nuvem para sua empresa?

Uma estratégia eficiente para a segurança em nuvem é a virtualização das aplicações, um processo que permite que o hardware seja simulado de forma virtual e integrado a vários computadores ao mesmo tempo.

Quando essa solução é integrada a um serviço ou aplicativo, o fornecedor independente de softwares (ISV) ou provedores de serviço de hospedagem (HSP) conseguirá acessá-lo à distância.

Com essa virtualização você pode:

  • compartilhar as aplicações instaladas no computador central com vários usuários;
  • testar o acesso remoto a qualquer hora e lugar, bastando conexão à internet;
  • acessar via navegador (pode ser feito de diferentes dispositivos, como smartphones, tablets, computadores de mesa ou notebooks);
  • utilizar esse recurso em diferentes sistemas operacionais, como Windows, Mac, Linux, Android ou IOS.

Não será necessário reescrever códigos, fazer qualquer instalação, configuração ou gestão complexa em cada um dos dispositivos utilizados pelos colaboradores. As aplicações críticas e as informações sensíveis permanecerão protegidos em um servidor central com um robusto sistema de segurança.

Imagine que um colaborador esteja realizando suas atividades à distância e um cibercriminoso consiga invadir seu dispositivo. O hacker não conseguirá captar as informações da empresa pelo fato da transmissão de dados ser totalmente criptografada (serão codificadas e se tornarão ilegíveis para ele) e ser protegida por firewalls.

Portanto, apesar de ser bastante simples de implementar e utilizar, essa virtualização contribui significativamente para a proteção dos seus dados e traz controle de forma rápida.

Além de ajudar na segurança, esse aplicativo ainda traz vários outros benefícios à rotina corporativa. Um dos mais marcantes é a minimização de custos com TI, pois serão observadas economias como:

  • menor investimento em infraestrutura de forma geral;
  • impactante diminuição consumo de energia;
  • eliminação do custo de aquisição de novas máquinas que seriam parcialmente utilizadas;
  • não será necessário adquirir licenciamentos adicionais dos aplicativos e sistemas operacionais.

Outras vantagens marcantes incluem maior escalabilidade (a empresa consegue expandir com menos gastos), viabilização do home office, mobilidade com segurança, contribuição ao desenvolvimento sustentável e personalização da interface para melhor utilização do recurso pelos usuários.

Com um bom investimento em segurança em nuvem, os líderes e os colaboradores poderão se concentrar nas atividades mais relevantes com menos preocupação sobre  serem invadidos.

No entanto, é importante contar com um fornecedor nuvem que dispõe de uma ferramenta de virtualização das aplicações eficiente e personalizável.Que tal aprender mais sobre como melhorar a segurança do seu negócio?

Complemente seu conhecimento com a leitura com nosso conteúdo sobre a importância do compliance em TI!