Siga nossas redes sociais:

Estrutura Active Directory: veja como funciona!

estrutura active directory

Estrutura Active Directory: veja como funciona!


Compreender corretamente a estrutura do Active Directory é uma tarefa importante para buscar a segurança de uma organização. Em especial, isso se dá pela possibilidade que a ferramenta oferece de limitar o acesso aos seus dados. Engana-se, porém, quem pensa que essa é uma preocupação recente do mercado empresarial. A solução veio ao mundo há mais de 20 anos, junto ao Windows 2000 Server.

Com isso, é possível entender que esse medo com a segurança das informações é algo perene do mercado. Isso, porém, ressalta a importância de contar com boas práticas que garantam a proteção de sua rede, bem como do material nela presente. Nada melhor para isso, então, do que controlar o acesso de todos que entram nela. E é aí que a ferramenta se encaixa.

Quer entender mais sobre a estrutura do Active Directory? Confira no texto abaixo o que é, como funciona, as vantagens e desvantagens dela. Mais do que isso, descubra a solução perfeita para você e sua corporação.

Afinal, como o Active Directory funciona?

Quando se fala sobre a estrutura do Active Directory do Windows, se faz preciso deixar claro alguns pontos. Primeiramente, é necessário compreender que esta é uma peça-chave de qualquer infraestrutura de TI. A justificativa para isso é que, na prática, esta é a primeira camada de proteção que uma empresa utiliza em suas redes. Assim, interfere diretamente na segurança virtual dessa organização.

Além disso, a solução também tem outros papeis, tão importantes quanto este e que também merecem destaque. É ela, afinal, que garante não somente um ambiente seguro, mas também um elevado nível de automação quanto aos usuários e dispositivos. Com ele, então, é possível garantir e negar acesso de forma automática e sem trabalho manual.

Entenda a estrutura do Active Directory

Em complemento ao que foi dito acima, é preciso mencionar que o AD possibilita diversas maneiras de liberar ou não esse acesso. Na prática, então, ele funciona como um grande banco de dados, com colunas, propriedades e valores, ao qual aplicativos e sistemas têm contato para liberar ou não permissões.

Para isso, entretanto, o Active Directory se baseia em uma estrutura que necessita ser compreendida. Dessa forma, abaixo você poderá encontrar cinco termos essenciais para iniciar a aplicação da tecnologia em sua empresa.

Floresta

A floresta representa o primeiro nome controlador do domínio, ou seja, o próprio nome do domínio. Este é um termo único e que não pode ser alterado, visto que esse que identificará sua empresa. Essa alteração, portanto, somente deve ser feito em casos de extrema necessidade e se houver uma forma simples de o fazer.

A floresta é uma das partes da estrutura do Active Directory  que estabelece confiança com outra empresa. Assim, é muito útil no caso de fusões ou aquisições, permitindo que elas se conectem de maneira orgânica. Essa confiança, afinal, é o que possibilitará a permissão e o compartilhamento de dados sem que haja a necessidade de criar o mesmo arquivo duas vezes.

Domínio

Ao mesmo tempo, o domínio, já citado acima, é o nome que identificará o rótulo de todos os recursos dessa infraestrutura de TI. Dessa forma, pode ser representado como o xxxx.com, que vai no site da empresa, nos endereços de e-mail e tantos outros locais. Sua escolha, então, deve ser feita de maneira consciente e assertiva, de preferência seguindo a nomenclatura da própria organização.

Uma alternativa interessante também é criar um nome de domínio filho para áreas separadas. Cada uma delas terá seu controlador, o qual será responsável pelo gerenciamento deste. A confiança, mencionada no último tópico, é criada automaticamente entre ele e o domínio principal.

FSMO

FSMO é a sigla que define a Operação de Mestre Único FlexívelFlexible Single Master Operation em inglês. Esta é uma das 5 funções que o AD inteiro atua, sendo criada pelo primeiro controlador do domínio. Ainda assim, ela pode ser dividida em dois ou três aparelhos, a depender de sua estrutura de Active Directory.

Entre suas funções, é possível dividir as que se referem à floresta e as que se referem ao domínio. No primeiro caso, são exemplos o mestre do esquema e o domínio de nomeação. No segundo, por sua vez, seus papeis são de controlador de domínio primário, mestre de infraestrutura e RID.

DNS

Basicamente o objetivo do DNS é de atribuir nomes de domínio e mapear esses nomes para endereços de IP. Com isso, ele está apto a designar servidores de nomes autoritativos para cada domínio ou subdomínio.

Este, portanto, conta com papel de destaque dentro de toda a estrutura de Active Directory, sem o qual tudo pode falhar. A explicação para isso está no bloqueio de recursos referentes ao DNS.

Todos os controladores de domínio devem contar com a função DNS ativada, podendo assim aumentar a tolerância de falhar. Dessa forma, se houver algum problema, eles podem verificar logs e, assim, compreender mais a fundo se a réplica entre o controlador e o domínio funciona corretamente.

Catálogo Global

O último termo que você estar adaptado para implementar uma boa estrutura de Active Directory é o catálogo global. Esse é, então, um catálogo com vários domínios possibilitando uma busca mais rápida entre os objetos presentes. Logo, sua função é de auxiliar na localização de arquivos em qualquer um dos domínios e subdomínios da empresa.

Na prática, ele funciona como um grande buscador dentro de um imenso banco de dados. Dessa forma, se utiliza de atributos predefinidos conhecidos como Conjunto de Atributos Parciais. Com o seu auxílio, usuários podem acessar, adicionar ou excluir atributos, desde que estes estejam armazenados nesse catálogo global.

Vantagens e desvantagens da instalação do Active Directory

Ao se falar das características da estrutura do Active Directory, é preciso também destacar seus pontos positivos e negativos. Com foco no primeiro, é clara a facilidade que a automação traz à rotina da companhia.

Mais do que isso, a segurança que a ferramenta proporciona é algo a se considerar na hora de investir. Assim, no geral, pode-se dizer que há uma organização nos dados e acessos do ambiente virtual corporativo.

Também se faz necessário mencionar que a solução não conta com tantas desvantagens. Sua principal falha, na visão dos usuários, está na utilização de arquivos VHD para os controladores de domínio. A tecnologia em si não é o problema, mas sim a confiança que se deve ter nos controladores para não alterar ou excluir tais documentos.

Conheça o AD360

Com tudo isso em mente, fica claro que, ao apostar em uma estrutura de Active Directory, você deve buscar por uma solução completa. E essa é a AD360, um sistema com diversos módulos que podem ser adicionados à uma instalação básica do Microsoft Active Directory. Com isso, inúmeras facilidades serão liberadas, melhorando assim toda a gestão dos usuários no AD. Entre suas principais funções, pode-se citar:

  • automatização de operações;

  • segurança e consistência nas alterações;

  • controle automático de fluxo;

  • reset automático de senhas;

  • auditoria do AD;

  • relatórios de indicadores;

  • redução do número de chamados ao Help Desk.

Um ponto interessante da ferramenta é que o conjunto de soluções do AD 360 pode ser adquirido isoladamente. Na prática, então, você pode adequar a solução às suas necessidades, sempre com o objetivo de simplificar o gerenciamento de usuários, delegar funções e gerir os riscos de forma assertiva.

Facilite e monitore a sua gestão do Active Directory com as soluções da Centric!

Além de todas as funcionalidades descritas acima e as vantagens da estrutura Active Directory, é preciso também pensar em bons fornecedores. Grandes soluções, afinal, somente irão te auxiliar, de fato, se você tiver parceiros que possibilitem isso. Assim, o mais indicado nesse momento é contar com uma empresa com conhecimento e experiência nesse setor.

Presente no mercado desde 2005, a Centric é a parceria que você precisa nesse momento. O foco da empresa está na implementação, treinamento e suporte, trabalhando para que você possa ter atenção total em seus negócios. Com experiência e conhecimento, está mais do que apta a te auxiliar durante todo o processo, extraindo o melhor do software para você e sua companhia. 

Ficou interessado? Entre em contato com um especialista da Centric para mais informações!