Siga nossas redes sociais:

Gerenciamento de identidade e acesso: por que adotar na sua empresa?

gerenciamento de identidade tecnologia

Gerenciamento de identidade e acesso: por que adotar na sua empresa?

O gerenciamento de identidade e acesso é mais uma prática adotada com o objetivo de melhorar a segurança da informação. Com a adoção do home office em muitas empresas devido ao cenário pandêmico, a gestão de identidade e acesso é cada vez mais útil para organizações de diferentes portes e segmentos de mercado.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo vamos destacar o que é a gestão de identidade e acesso, quais são os benefícios proporcionados por essa prática e as principais ferramentas existentes. Boa leitura.

O que é Gerenciamento de Identidades e Acesso (IAM)?

Também conhecido como Information Access Management (IAM) ou Identify Access Management (IdAM), é uma forma de gestão que possibilita cadastrar os colaboradores em uma plataforma e ter controle sob o usuário e seus acessos.

Com este tipo de ferramenta é possível monitorar o comportamento do usuário e determinar quais ações ele pode executar. Portanto, é uma ferramenta importante para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso às informações confidenciais da companhia.

Em uma ótica mais técnica, o IAM é definido como uma gestão de identidades digitais dos usuários e os benefícios (acesso e permissões de determinadas ações) referentes a cada um deles conforme estabelecido pelas políticas de segurança interna de cada organização. O IAM garante a confidencialidade dos dados.

O que faz a IAM?

Ele facilita o gerenciamento de identidade dos usuários na empresa e garante que somente as pessoas autorizadas tenham acesso aos dados. Sobre esse tópico é importante destacar que o IAM faz as seguintes ações:

  • Realiza a captura e autentica o login do usuário. Além disso, faz a gravação dos seus dados;

  • Implementa a assinatura criptografada;

  • Atualização de usuários (inclui adição ou exclusão) e alteração da permissão do acesso às informações;

  • Definição das políticas de acesso aos sistemas empresariais;

  • Registro de histórico de acesso;

  • Confecção de relatórios sobre o uso dos aplicativos.

Vamos destacar logo abaixo dois conceitos importantes para que possamos compreender melhor como funciona o que faz os sistemas de gerenciamento de identidade e acesso.

O que são os ativos de informação?

Não há muitos segredos em relação a esse conceito. Os ativos de informação fazem referência aos dados presentes em diferentes sistemas da organização.

O que é o Identity of Things (IDoT)?

Trata-se de um termo originário da língua inglesa e traduzido para o nosso idioma significa Identidade das Coisas. Esse conceito refere-se ao envolvimento de sistemas com metadados, dispositivos e objetos que são capazes de se conectarem e comunicarem entre si de forma eficiente por meio da internet.

Quais os principais benefícios do Gerenciamento de Identidades e Acesso?

O gerenciamento de identidade e acesso ajuda a deixar os processos mais transparentes e melhora a segurança das informações de uma empresa. Essa última questão acontece porque a gestão de identidades e acessos evita fraudes de identidades, vazamentos de dados, phishings e eventuais acessos indevidos às informações de caráter sigiloso.

Vale ressaltar também que o IAM facilita a configuração de diferentes contas, automatiza diferentes processos e ainda auxilia as empresas a cumprirem e aplicarem as regras de compliance.

Se quiser saber um pouco mais sobre os benefícios do gerenciamento de identidade e acesso, dê uma olhada em nossa solução AD360. Esta é a solução unificada para as necessidades de IAM das organizações executando a infraestrutura do Windows.

Quais as ferramentas do Gerenciamento de Identidade e Acesso?

Existem diversas ferramentas de gestão de identidades e acessos e cada uma apresenta características específicas. Por esse motivo, na sequência do conteúdo apresentaremos as principais plataformas existentes para que você tenha um conhecimento mais profundo em relação ao tema.

Provedor de identidade

Esta ferramenta se responsabiliza pelo processo de login e, consequentemente, ajuda na gestão de identidade. Existem diversas plataformas que com um único login o usuário poderá acessar diversas plataformas. Além disso, a pessoa não vai precisar ter vários logins e senha para acessar múltiplas plataformas.

Diante dessas características mencionadas, podemos dizer que o provedor de identidade ajuda a otimizar a produtividade das empresas.  Além disso, o sistema proporciona praticidade e segurança aos funcionários, pois com um login ele poderá acessar a diferentes plataformas.

Identity Analytics

Essa ferramenta ajuda as equipes de segurança a fazerem a identificação de comportamentos de risco que poderiam comprometer os sistemas, como a ocorrência de fraudes.

Autenticação multifator

Trata-se de um sistema de autenticação e validação do usuário. Essa ferramenta faz a combinação de diferentes dados sobre cada usuário para ajudar a melhorar a segurança das informações presentes nos sistemas empresariais. Por meio dessa prática, torna-se possível assegurar o sigilo e a confiabilidade dos dados presentes nas plataformas.

Gerenciamento de acesso

Esse sistema estabelece, conforme funções pré-definidas na organização, quais são os colaboradores que poderão ter acesso aos recursos e informações da corporação. Desse modo, torna-se possível assegurar a confidencialidade das informações presentes nos sistemas.

Identity as a Service

Também conhecido como Identidade como Serviço, essa ferramenta é responsável por realizar a validação de identidade para atender compliances de diferentes mercados.

Governança e gerenciamento de identidade

Essa ferramenta se responsabiliza em manter o compliance conforme a legislação pertinente à privacidade como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Nesse contexto, torna-se possível automatizar a governança de identidade e assegurar mais eficiência e eficácia ao processo.

Como é possível perceber, o gerenciamento de identidade e acesso é mais uma prática adotada com o objetivo de melhorar a segurança da informação. Por esse motivo, procuramos apresentar os benefícios proporcionados pela ferramenta para que você possa conhecê-la e implementá-la da melhor forma possível no seu negócio.

Este conteúdo na qual destacamos sobre o que é o gerenciamento de identidade e acesso por que adotar na sua empresa foi útil para você? Entre já em contato conosco! Vai ser um grande prazer ajudá-lo!



Não deixe de conhecer também a Centric Academy para conferir conteúdos diversos sobre segurança da informação!