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Gerenciamento de serviços de TI: conheça 8 benefícios para as empresas

Gerenciamento de serviços de TI: conheça seis benefícios para as empresas

Gerenciamento de serviços de TI: conheça 8 benefícios para as empresas

Muitos empresários não perceberam, mas a rotina produtiva está cada vez mais dependente de soluções tecnológicas – o que exige maior planejamento das organizações. Assim, o gerenciamento de serviços de TI é um processo fundamental na estratégia de qualquer negócio.

Atualmente, é praticamente inimaginável encontrar uma companhia que não tenha o apoio da tecnologia. Seja uma simples planilha para fazer a gestão financeira ou complexos sistemas destinados a departamentos específicos, essas ferramentas exercem uma importância cada vez maior no ambiente corporativo.

Ao mesmo tempo que esse cenário traz praticidade e agilidade na operação de qualquer negócio, também representa um desafio e tanto. Diante da grande quantidade de soluções disponíveis, muitos processos se perdem e, pior, elas não são utilizadas de forma adequada.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você conheça os benefícios de contar com um bom gerenciamento de serviços de TI. Acompanhe!

Gerenciamento de serviços de TI: por que contar com esse processo

Um dos grandes objetivos do gerenciamento de serviços de TI é promover uma administração adequada nas empresas. É uma tarefa tão importante que tem até sigla própria: ITSM (Information Technology Service Management), proveniente da expressão em língua inglesa.

Desse modo, trata-se de um conjunto de técnicas que busca melhorar a utilização de todos os sistemas e equipamentos em uma empresa.

São vantagens que vão desde redução de custos até maior atração de investimentos, passando pela estruturação de uma rotina eficiente e produtividade de todos os colaboradores. Não faltam motivos para explicar a importância de uma gestão adequada da TI nas organizações.

Por que é importante cuidar da tecnologia

Em um passado não muito distante, a equipe de TI era acionada, basicamente, para dois serviços principais: instalar sistemas e soluções adquiridas por uma empresa e, posteriormente, arrumar equipamentos que pudessem apresentar defeitos em sua utilização. Não havia nenhuma estratégia nisso.

Mas o mundo mudou bastante nos últimos anos, e a transformação digital fez a tecnologia deixar o papel secundário no ambiente corporativo para assumir o protagonismo no planejamento das organizações. Algo que se torna possível com o gerenciamento de serviços de TI.

Com ele, a equipe responsável pela tecnologia não fica mais passivamente à espera de problemas para resolver. Pelo contrário, deve agir de forma ativa para atender aos objetivos das demais áreas da empresa e garantir que os sistemas utilizados estejam alinhados com as metas e tarefas.

Vantagens do gerenciamento de serviços de TI

Quando se fala em gerenciamento de serviços de TI, essa é uma estratégia importante que, quando bem executada, proporciona inúmeras vantagens para a organização. Confira algumas delas a seguir.

1 -Investimento eficiente em TI

As empresas brasileiras já investem boa parte de suas receitas em soluções de TI. Desse modo, com um gerenciamento adequado, é possível utilizá-las em sua plenitude, aumentando a eficiência dos processos ao mesmo tempo que se reduzem riscos de falhas nos sistemas.

2 -Maior produtividade dos profissionais

O gerenciamento de serviços de TI não se resume ao monitoramento das soluções tecnológicas; também abrange adoção de boas práticas para todo o setor, incluindo os profissionais.

Dessa forma, as organizações conseguem direcionar todas as atividades e objetivos, e as pessoas ganham mais segurança em suas tarefas.

3 – Estratégia

Com processos de gestão bem estruturados, é possível obter uma visão mais ampla do futuro e ajudar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos. Por exemplo, o departamento de TI pode pensar em soluções para digitalizar cada vez mais o negócio, contribuindo para a estratégia geral da empresa.

4 – Qualidade e satisfação

Um gerenciamento de serviços de TI eficiente começa com a compreensão das necessidades dos clientes e busca por soluções que os satisfaçam. Isso pode levar a uma melhoria na qualidade de entrega dos serviços, além de criar um alinhamento mais forte entre a empresa e o cliente.

Conversas regulares sobre o andamento dos projetos e implementações podem ajudar a manter o cliente satisfeito e envolvido.

5 – Redução de custos

Um gerenciamento de serviços de TI bem feito pode otimizar a gestão financeira da empresa e contribuir para a redução de custos.

Assim, com informações detalhadas sobre os gastos da organização, é possível tomar decisões melhores e pensar em lucratividade. Além disso, uma gestão financeira mais eficaz pode levar a uma melhoria na saúde financeira da empresa como um todo.

6 – Integração aos objetivos e às metas

No mercado, há uma infinidade de soluções. Cada uma delas visa resolver problemas específicos. As companhias precisam garantir que esses recursos atendam a objetivos e funcionalidades propostos pelos profissionais.

Com essa estratégia, é possível estipular diretrizes que guiam a utilização desses softwares em sua estrutura.

7 – Transformação digital acelerada

A pandemia de covid-19 obrigou as empresas a digitalizarem seus processos, mas eram poucas as que estavam prontas para isso. O departamento de TI, de forma geral, sempre ocupou papel secundário na estratégia da corporação.

Agora, porém, essa questão já se tornou algo prioritário no planejamento e você precisa se adequar a essa realidade.

8 -Tomada de decisão melhor e mais rápida

Um cenário de aceleração digital exige que a tomada de decisão dos profissionais e gestores também seja rápida e, principalmente, eficiente. Para isso, as informações precisam trafegar entre os sistemas, extraindo dados e entregando insights aos líderes.

A gestão da TI evita possíveis falhas graças ao monitoramento contínuo em toda a empresa.

Opções para Gerenciamento de Serviços de TI 

Existem várias opções de frameworks que podem ser utilizados para gerenciar serviços de TI. A escolha dependerá da estrutura da organização, dos objetivos do gestor e da maturidade da equipe envolvida. 

A seguir, apresentamos as principais metodologias utilizadas. 


COBIT 

O COBIT é um framework direcionado para os objetivos de controle para tecnologia da informação e áreas relacionadas. Ele reúne várias práticas para gerenciamento e implementação de serviços de TI, com o foco de otimizar recursos de acordo com as necessidades do negócio. 

MOF 

O MOF, ou Framework Operacional Microsoft, é uma documentação que integra orientações sobre planejamento, operação, entrega, gestão e otimização de serviços de TI. Ele pode ser implementado em qualquer organização sem custos adicionais, proporcionando melhorias contínuas na rotina da área de TI. 

CMMI 

O CMMI, ou Modelo de Maturidade de Capacitação e Integração, é uma ferramenta mais generalista que abrange o desenvolvimento de softwares e aplicativos. 

PMBOK 

O PMBOK, ou Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, é uma metodologia que oferece diretrizes para gestão de projetos, que podem ser aplicadas aos serviços de TI. A metodologia categoriza os projetos em etapas de concepção, planejamento, execução, monitoramento e controle, execução e encerramento. 

Conte com o apoio da Centric para o gerenciamento de serviços de TI

Buscar novidades no mundo da tecnologia não se restringe aos equipamentos e softwares lançados ao mercado todos os dias. Também se trata de encontrar os melhores processos e conceitos.  


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Isso faz o gerenciamento de serviços de TI ser uma das principais tendências em todo o mundo atualmente. 

Dessa forma, é preciso encontrar os melhores parceiros. É o caso da Centric Solution. A empresa tem mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, trabalhando com as principais empresas do mercado e oferecendo uma equipe especializada para fazer o diagnóstico adequado ao negócio. 

Como sua organização realiza o gerenciamento de serviços de TI? Quer saber quais soluções podem ajudar? Entre em contato conosco e aproveite para conhecer nossas soluções!