Siga nossas redes sociais:

Gestão de Infraestrutura de TI: o que é e como realizá-la corretamente

Gestão de Infraestrutura de TI

Gestão de Infraestrutura de TI: o que é e como realizá-la corretamente

Você sabe como otimizar a Gestão de infraestrutura de TI sua empresa? Não é segredo para ninguém que o departamento de Tecnologia da Informação tem importância estratégica para negócios de diferentes portes e segmentos de mercado.


Essa questão acontece porque as funcionalidades de TI ajudam as organizações a automatizar diversos processos, reduzir o número de erros e otimizar a produtividade.


Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos o que ela é, como funciona, quais são os benefícios dessa prática, além de forneceremos dicas que o ajudaram a utilizar a gestão de infraestrutura de TI. Boa leitura!

O que é a gestão de infraestrutura de TI?


gestão da infraestrutura de Tecnologia de Informação faz referência a uma atividade que se relaciona com a administração de recursos de TI utilizados por uma organização.


Diversas tarefas são feitas nesse segmento. Entre eles estão as políticas de TI das companhias, o gerenciamento de dados das empresas, contato com os fornecedores, definição dos perfis de profissionais para o segmento etc. Todos esses aspectos se relacionam com as estratégias gerais e objetivos estratégicos das organizações.


Como funciona a Gestão infraestrutura de TI?

 

A Gestão de Infraestrutura de TI conta com diversas ferramentas e visa eliminar processos duplicados, otimizar o fluxo de dados de uma empresa, assegurar eficiência nos trabalhos do setor, facilitar a adaptação de diferentes ferramentas e estabelecer um conjunto de políticas e boas práticas do setor de Tecnologia da Informação.


Esse segmento também se responsabiliza por estabelecer os indicadores de infraestrutura de TI. Eles são fundamentais para verificar a eficiência do setor, pois por meio dessas métricas, torna-se possível verificar se o segmento está trabalhando de forma a favorecer o alcance dos objetivos organizacionais.


Para que seja possível otimizar a infraestrutura de TI é necessário contar com as ferramentas adequadas. Entre as principais estão a internet, as pessoas e a presença do hardware. Destacaremos sobre elas na sequência do conteúdo.

 

Gestão de infraestrutura de TI: entenda por que é tão importante para o seu negócio


A gestão da infraestrutura de TI tem um valor cada vez mais estratégico para as organizações. Um dos motivos é que os consumidores desejam resolver as demandas de forma cada vez mais rápida através de ferramentas digitais.

Esse aspecto obriga as empresas a contarem com recursos de ponta para manter os serviços com um elevado nível de disponibilidade.

Quanto mais simples e estável forem os acessos a um e-commerce, por exemplo, maiores são as chances de fidelizar o público-alvo.

Isso porque a experiência do cliente precisa ser algo dentro ou acima das expectativas, abrangendo o atendimento e a facilidade de alcançar um determinado objetivo (fazer uma compra, obter uma informação etc.).

Também vale destacar que a gestão da infraestrutura de TI ajuda os empregados do time de TI e de outras áreas a atingir uma maior produtividade.

Com hardwares e softwares de alta qualidade, fica muito mais fácil automatizar as tarefas e pensar em alternativas para elevar o nível de satisfação dos consumidores.

Outro ponto relevante é que o treinamento dos funcionários para utilizar as ferramentas deve ser priorizado para aproveitar, ao máximo, a gestão de infraestrutura de TI.

Não basta somente contar com soluções tecnológicas avançadas: elas apenas proporcionarão ótimos resultados com empregados devidamente capacitados. 


Conheça os componentes que fazem parte dessa infraestrutura

 

Internet


A primeira ferramenta que faz parte da Gestão de Infraestrutura de TI é a internet. Trata-se de um aspecto básico no setor da Tecnologia da Informação, pois sem a internet torna-se impossível implementar diversos elementos do segmento, como o Big Data, Internet das Coisas, automação etc.


Essa questão acontece porque a internet é uma ferramenta básica e ela proporciona o desenvolvimento de diversas funcionalidades no segmento de TI. Sem ela, fica inviável ter uma infraestrutura robusta nessa área.


Pessoas


Outro aspecto fundamental na Gestão de Infraestrutura de TI são as pessoas. Trata-se do principal ativo das empresas, pois são elas que ajudarão as organizações a alcançarem os objetivos e ganharem espaço no mercado.


As pessoas da sua empresa serão responsáveis por implementar as ferramentas pertinentes do setor de Tecnologia da Informação e aperfeiçoar a gestão do segmento.


Por esse motivo, é muito importante valorizá-las, proporcionar programas de qualificação profissional para que elas possam estar mais preparadas para enfrentar os novos desafios do mercado e tornarem-se mais produtivas.


Hardware


hardware faz referência a parte física do computador e é outro um elemento básico da infraestrutura de TI. É necessário ter as peças pertinentes para que seja possível uma boa operacionalização do setor.


Software


software, por sua vez, refere-se a parte lógica, ou seja, aos programas ou aplicativos informatizados. São eles que vão implementar novas funcionalidades do setor de TI. Por esse motivo, é fundamental ter os sistemas adequados para que seja possível otimizar a produtividade do segmento.


Quais os benefícios dessa gestão?

 

Destacamos anteriormente que o departamento de Tecnologia da Informação é fundamental para empresas dos mais variados portes e segmentos de mercado.


Nesse contexto, ao ter uma boa gestão, é possível assegurar uma boa estrutura na área de TI e, assim, contar com ótimas ferramentas que possam ajudar no crescimento da sua empresa e possam favorecer para o alcance dos objetivos organizacionais.


Além disso, com uma boa administração do segmento torna-se possível automatizar diversos processos de maneira eficiente, reduzir custos e otimizar a produtividade do seu negócio como um todo.




Como realizar uma boa Gestão de Infraestrutura de TI?


Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as organizações têm como uma das principais metas manter as informações extremamente seguras, evitando o roubo ou o vazamento. E, para isso ser concretizado, é gerir com excelência sua gestão de infraestrutura de TI.


Se realmente deseja administrar os recursos de Tecnologia da Informação com inteligência, o primeiro passo é fazer um mapeamento dos ativos.

Em outras palavras, fazer uma listagem dos softwares, hardwares e recursos de rede adotados. Dessa forma, torna-se mais simples executar ações importantes para alcançar uma ótima performance, como manutenções e investimentos para otimizar o ambiente de TI.


Logicamente, isso deve estar alinhado com um plano de capacitação da equipe. Sem um time alinhado e preparado, é praticamente inviável fazer um gerenciamento dos recursos de acordo com as melhores práticas do mercado.


Melhoria Contínua


Não há como pensar em uma gestão de infraestrutura de TI de alto nível, sem levar em consideração o foco no aprimoramento constante. Nesse sentido, é imprescindível avaliar as ferramentas ideais para manter os dados mais protegidos, automatizar os trabalhos e facilitar o monitoramento dos ativos. 

Para essa iniciativa ser realizada de forma exemplar, é indispensável acompanhar as principais tendências do segmento de Tecnologia da Informação.

Além disso, deve haver um planejamento para elevar a disponibilidade dos serviços, buscando um alinhamento com os objetivos estratégicos da companhia.

A melhoria contínua apenas será alcançada a partir de uma mensuração adequada dos serviços prestados pelo setor de TI.

Por isso, os relatórios sobre os desempenhos de rede, softwares e hardware são tão importantes para identificar o que pode ser aprimorado em curto e médio prazos.

Esse fator mostra como a documentação das atividades e o mapeamento dos processos são peças-chave para otimizar a gestão de infraestrutura de TI. Se essas atividades não forem executadas corretamente, uma empresa dificilmente estará devidamente conectada com as principais vertentes da transformação digital.


Como escolher uma excelente solução de gestão de infraestrutura de TI?

 

Para escolher uma boa solução de gestão de infraestrutura de TI é necessário procurar por empresas com larga experiência e boa reputação no mercado como a Centric Solution. Temos mais de 50 ferramentas da ManageEngine necessárias na administração dos seus recursos de TI.


A Gestão de Infraestrutura de TI é fundamental para ajudarem as empresas a serem mais produtivas e a reduzirem o número de erros. Considerando esses aspectos positivos, é muito importante entender esse conceito e implementá-lo da melhor forma possível para proporcionar o sucesso do seu negócio no mercado.


Você está com alguma dúvida sobre como é possível utilizar a Gestão de Infraestrutura de TI no seu negócio? Entre em contato com a gente! Estamos dispostos a ajudá-lo a implementar esse processo da melhor forma possível na sua empresa.