Minimize as perdas de negócios monitorando o desempenho de seus aplicativos
O tempo de inatividade é o maior pesadelo para as organizações que capitalizam em tecnologia. Um estudo sobre interrupções corporativas constatou que quase 96% das empresas enfrentaram períodos de inatividade nos últimos três anos. As empresas perdem no mínimo US $ 1,55 milhão por ano e 545 horas de tempo de equipe devido ao tempo de inatividade da TI. Até 51% do tempo de inatividade é evitável, o que significa que as empresas estão gastando no controle de danos quando esses recursos podem ser desviados para algo mais proveitoso, como P&D.
O tempo de inatividade não é o único problema que custa às empresas uma quantia considerável. Tempos de carregamento mais longos são complicações sérias e sazonais que também podem ser evitadas. É aqui que o gerenciamento de desempenho de aplicativos (APM) pode fornecer muito valor para as equipes de TI.
Uma solução de APM – com “APM” também se referindo às vezes ao monitoramento de desempenho de aplicativos, que faz parte do gerenciamento – oferece uma abordagem mais proativa do que as soluções tradicionais quando se trata de prevenção e resolução de problemas.
Agora vamos falar sobre o APM em detalhes.
O que é gerenciamento de desempenho de aplicativos?
O APM refere-se ao monitoramento ou gerenciamento do desempenho do seu código / aplicativo, suas dependências, tempos de transação e a experiência geral do usuário. Embora o monitoramento de desempenho de aplicativos se refira apenas à agregação e monitoramento de métricas de desempenho, o APM faz parte de um projeto mais amplo para melhorar a degradação do desempenho, identificar falhas e capacitá-lo a tomar as ações corretas nos elementos monitorados.
Por que você precisa das ferramentas de APM?
Em nossa era virtualmente conectada, a indisponibilidade de aplicativos pode interromper a conexão do usuário com o mundo exterior. Suponha que todos os seus aplicativos tenham começado a funcionar mal e com atraso – o que aconteceria com você? Suponha que você não tenha uma solução de APM instalada; a equipe de TI seria inundada com as chamadas de suporte e o MTTR para corrigir o problema seria maior porque eles não seriam capazes de identificar com precisão a origem do problema. Uma ferramenta APM protegerá seus negócios contra possíveis ameaças de TI.
Na maioria das organizações, as equipes de TI podem ser divididas em suporte, ITOps, DevOps, controle de qualidade (QA) e segurança . O APM é relevante para três dessas equipes: ITOps, DevOps e QA.
É responsabilidade da equipe de ITOps garantir que a infraestrutura de TI da organização esteja íntegra e fornecer os serviços necessários para sprints de desenvolvimento rápidos e ciclos de lançamento de recursos. Uma ferramenta APM ajuda a mitigar riscos e reduzir os efeitos negativos de falhas que ocorrem nos sistemas.
As equipes de controle de qualidade não apenas garantem a qualidade e o funcionamento adequado dos aplicativos, mas também têm o dever não declarado de verificar a conformidade com os SLAs. O monitoramento sintético é uma ótima maneira de garantir a aderência aos SLAs e garantir que os aplicativos exibam desempenho ideal; esse tipo de monitoramento pode ser facilmente realizado com o robusto software APM.
Quando se trata de equipes de DevOps, as ferramentas de gerenciamento de desempenho de aplicativos suportam as metas de DevOps, como ciclos mais curtos de desenvolvimento e descarga, além de reduzir defeitos em aplicativos críticos .
Em poucas palavras, o software APM ajuda as equipes de desenvolvimento, controle de qualidade, operações e estratégia de produto a alcançar um objetivo comum, ou seja, a continuidade dos negócios . Embora uma ferramenta de APM não seja obrigatória, ela reduz bastante o número de interrupções e, como resultado, ajuda a evitar despesas desnecessárias de TI.
As qualidades de uma boa ferramenta de APM
Uma ferramenta de APM deve possuir certas qualidades para se qualificar como aceitável. Por exemplo, uma ferramenta de monitoramento baseada em métricas de aplicativos pode informar quando o desempenho de um aplicativo está se desviando do comportamento ideal; uma ferramenta APM inteligente pode analisar os dados da transação e executar a criação de perfil de código para revelar o motivo da degradação do desempenho. As principais qualidades de uma ferramenta APM incluem a capacidade de executar:
- Monitoramento de URL.
- Criação de perfil de código.
- Rastreamento de transação.
- Monitoramento sintético.
- Mapeamento de dependência de aplicativo.
- Monitoramento de servidor e banco de dados.
- Diagnóstico automático de problemas.
- Análise avançada.
Por que o Applications Manager é a escolha ideal
O Applications Manager é uma solução de gerenciamento de infraestrutura e aplicativos da ManageEngine, criada para garantir a disponibilidade e o alto desempenho dos vários componentes em sua infraestrutura de TI. Oferece monitoramento e análise de KPIs de mais de 130 tecnologias, incluindo aplicativos em nuvem, contêineres, servidores, bancos de dados, aplicativos virtuais e aplicativos da web.
Os aplicativos que não são de natureza monolítica tendem a representar um desafio quando se trata de monitoramento. Geralmente, esses aplicativos têm três partes principais: um banco de dados, uma interface com o usuário do lado do cliente e um aplicativo do lado do servidor. O agente de insight do APM do Applications Manager usa a instrumentação bytecode para fornecer visibilidade profunda dos aplicativos e monitora o desempenho de um aplicativo agregando e acompanhando métricas como tempo de resposta, estatísticas do banco de dados, estatísticas de erros e exceções e dados transacionais . O Gerenciador de aplicativos utiliza a criação de perfil de código e outras técnicas de coleta de dados para fornecer rastreamento detalhado de transações.
O Gerenciador de aplicativos garante uma experiência perfeita do usuário final de seus aplicativos da web com monitoramento de transações sintéticas , o que permite executar um ambiente de aplicativo simulado para experimentar a jornada do usuário através de transações da web de vários locais, gravar a sequência e reproduzi-la para análises futuras e solução de problemas.
O Gerenciador de aplicativos também fornece mapas de dependência de aplicativos que são atualizados dinamicamente. Esses mapas ajudam as equipes de TI a visualizar as dependências complexas e em constante mudança entre um aplicativo e os elementos de infraestrutura com os quais interage. Essa visualização automatizada ajuda as equipes de TI a melhorar seus esforços de solução de problemas, reduzir seu MTTR e entender o impacto das alterações de configuração e do tempo de inatividade planejado.
Com o sistema inteligente de gerenciamento de falhas do Applications Manager, você pode reconhecer os sinais de que uma falha está prestes a ocorrer – e tomar medidas preventivas para evitá-la – com a ajuda de limites (que podem ser adaptáveis, estáticos ou dinâmicos) e perfis de anomalias. Você pode reduzir a intervenção manual associando ações corretivas automatizadas a perfis de limite e anomalia.
Você também pode usar os mais de 500 relatórios pré-construídos do Applications Manager para obter mais visibilidade do planejamento de capacidade, análise de tendências, previsão e gerenciamento de SLA. A capacidade de configurar rapidamente painéis interativos personalizáveis ajuda as equipes de TI e DevOps, bem como os proprietários das empresas, a colaborar efetivamente durante interrupções ou investigações em andamento.
Se você é novo no Applications Manager, saiba mais e explore por conta própria com uma avaliação gratuita de 30 dias ou faça um tour guiado agendando uma demonstração personalizada .