Siga nossas redes sociais:

O que é o CMDB e como ele auxilia na gestão da sua empresa

O que é o CMDB e como ele auxilia na gestão da sua empresa

O que é o CMDB e como ele auxilia na gestão da sua empresa

Você sabe o que é CMDB? Ele é vital no cenário atual, em que o uso de dados é estratégico dentro das empresas e não há mais espaço para decisões tomadas com base em achismo ou apenas no feeling da equipe.

Tão importante quanto ter o dado é a forma de gerenciá-los. Afinal, isso é fundamental para extrair todo o seu potencial e usar as informações com inteligência. 

Embora o CMDB seja um aliado das organizações, é natural ter algumas dúvidas sobre como ele funciona e por que é tão importante. Pensando nisso, criamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber. Confira agora mesmo! 

O que é o CMDB? 

O CMDB (Configuration Management Database), ou Banco de Dados do Gerenciamento de Configuração, é um conjunto de informações sobre itens de configuração (ICs) de uma instituição. Como o nome sugere, ele é mantido em um banco de dados. 

De forma mais detalhada, o CMDB contém informações sobre infraestrutura, sistemas, aplicações e negócios da organização. Desse modo, ele serve de base para que a TI tenha uma visão panorâmica do ambiente tecnológico da empresa.

Lembre-se de que toda estratégia de gestão é mais eficiente quando temos à disposição um mapa organizado do objeto gerenciado. 

É importante dizer que existem várias fontes dos dados, como:  

  • gerenciamento de rede e sistemas; 
  • processos de mudança e migração de sistemas; 
  • inventários; 
  • documentações; 

O objetivo do CMDB é ajudar a TI a entender melhor a relação entre cada componente ou sistema tecnológico e as configurações realizadas. Em outras palavras, é uma espécie de documentação detalhada da arquitetura de hardwares e softwares. 

Conheça as características de um CMDB

Entender o que é CMDB é um dos primeiros passos para uma boa performance empresarial. Mas é preciso ir além e aprofundar em suas características.

A seguir, preparamos um breve resumo que pode te ajudar a ter uma visão mais aprofundada do assunto. Acompanhe! 

Painéis simples com métricas e análise de componentes vitais para o negócio 

Esses recursos ajudam a rastrear o funcionamento dos ICs, o impacto de alterações e os padrões ligados a incidentes ou problemas. Além disso, permitem entender o custo de criar e manter cada serviço em uma companhia. 

Recursos de conformidade 

São responsáveis por permitir o acesso a registros detalhados das atividades para os auditores. Essas informações abrangem o momento atual dos ICs, modificações históricas, saldos, verificações, incidentes, entre outros itens.  

Criação e preenchimento dos dados de ICs 

É um processo que pode envolver três métodos diferentes. Os dois primeiros são a inserção manual e as integrações que se baseiam em API, por exemplo.

Já o terceiro abrange ferramentas de descoberta que verificam automaticamente todos os endereços IP na rede corporativa para obter informações de software e hardware. Assim, favorecem a criação de um inventário de cada ativo físico e virtual da instituição.  

Suporte para conjuntos de dados federados 

Trata-se de uma iniciativa que engloba normalizar e reconciliar os ICs com os respectivos dados. Sem dúvida, é uma prática valiosa de CMDB que ajuda a empresa a dimensionar os recursos disponíveis. 

Mapeamento de serviços de TI  

Normalmente, envolve uma ilustração gráfica dos ativos empregados. A partir de uma visão ampla dos equipamentos e soluções adotadas, é possível pensar em estratégias para otimizar os serviços e os investimentos em TI. 

Controles de acesso  

Com o CMDB, é possível disponibilizar diferentes níveis de acesso aos empregados e equipes, de acordo com a demanda corporativa. Além disso, fica mais fácil rastrear alterações no ambiente de TI, o que facilita a resolução de incidentes.  

Como o CMDB pode ser usado pela TI e o restante da sua empresa? 

A implementação de um CMDB reflete em uma maior organização de dados na empresa. Além disso, todas as unidades passam a contar com informações atualizadas e acessíveis, de acordo com as melhores práticas de gestão. 

Para você entender isso melhor, vamos citar exemplos de como esse mecanismo pode ser adotado em uma corporação. Confira! 

Planejamento 

Com base nos dados fornecidos pelo CMDB, os gestores de TI conseguem planejar as ações para otimizar o rendimento dos ativos. Assim, é possível otimizar a infraestrutura de TI e das demais soluções tecnológicas utilizadas.  

Contabilidade 

Com informações mais detalhadas e estruturadas, a gestão financeira se torna mais estratégica. Desse modo, é possível reduzir custos em diferentes frentes, como no pagamento de tributos.  

Operação 

Os procedimentos de ITSM também são contemplados pelo CMDB. Afinal, esse mecanismo atua para aperfeiçoar os gerenciamentos de alterações, incidentes e de problemas.

Quanto mais aprimoradas são as práticas de Segurança da Informação, menores são os riscos de sofrer ataques cibernéticos de grande impacto. 

Assim, independentemente do setor em que é adotado, o CMDB é peça-chave para tornar os processos mais simples, minimizar falhas e contribuir para o aumento da produtividade e da eficiência corporativa. 

Quais as vantagens de contar com um CMDB? 

O CMDB fornece um mapa da rede do negócio, incluindo seus dispositivos de hardware, software e as configurações que relacionam todos eles. Por isso, promove uma série de benefícios para a empresa, a começar pelo maior controle dos ativos. 

É preciso ter em mente que, hoje, isso vai além dos equipamentos físicos. O inventário de ativos envolve também softwares, licenças, plataformas e outros bens digitais.

Com o CMDB, a empresa pode gerenciar essa infraestrutura e identificar, por exemplo, o momento de modernizar um equipamento ou renovar uma licença. 

Outro benefício é poder avaliar eventuais ativos que ainda não tenham sido inseridos nos sistemas de controle, controlando melhor as tecnologias da empresa. Dessa forma, a TI pode fazer a manutenção do status dos itens e monitorá-los. 

Por fim, vale destacar o papel do CMDB na realização de auditorias. Isso porque, ele é o caminho mais objetivo para entender as características da infraestrutura como um todo. 

Qual a importância do CMDB para a TI? 

Além dos benefícios listados acima, o CMDB impacta positivamente na gestão de TI. Um exemplo disso é a possibilidade de minimizar a redundância e aumentar a disponibilidade dos ativos digitais.

Em resumo, o sistema pode ser acessado por todos os membros da equipe. Assim, basta que um deles insira a informação, para que ela seja atualizada para os demais. 

Para complementar, o CMDB ajuda a detectar com mais agilidade eventuais situações de não conformidade em auditorias. Caso um novo equipamento ou software seja implementado, o banco de dados é o principal recurso para fazer a checagem entre a infraestrutura e o inventário. 

Além disso, ele ajuda a reduzir custos operacionais e de manutenção. Ao reduzir a redundância e aumentar a disponibilidade da rede, a performance do sistema como um todo é melhor. 

Somado a isso, a gestão de licenças se torna mais eficiente, o que evita multas por atraso ou mesmo a aquisição de licenças de que o negócio não precisa.  

CMDB e ITAM: entenda as diferenças e a relação

O ITAM (IT Asset Management) é muito importante para a contabilização de ativos durante o período de utilização dos recursos. Isso porque, contempla as atividades de compra, gerenciamento de licenças de software, procurement, atualização tecnológica e análise das soluções de TI.

Além disso, tem um olhar mais direcionado para a supervisão dos componentes contratuais e financeiros dos ativos.

Mas para tudo isso ser devidamente executado, é vital contar com o CMDB, que centraliza os dados relacionados com a gestão dos ativos quando estão presentes no ambiente de TI.

Essa iniciativa contribui para entender como os recursos estão sendo usados nos serviços e o grau de relação dos ativos entre si. Dessa forma, os gestores conseguem identificar oportunidades de melhoria na execução dos serviços de Tecnologia da Informação.

Por que o CMDB é tão importante para um ITAM eficaz?

Para que o CMDB auxilie o ITAM, é importante existir uma integração consistente de processos entre esses dois mecanismos. Quando isso acontece, o risco de problemas nos ativos é bem menor.

O motivo é simples: haverá um registro amplo de diversos recursos vitais para o bom andamento das atividades (CPU, RAM, servidores, endereço IP, entre outros).

Além disso, à medida que o gerenciamento dos ativos se baseia em dados estratégicos, reduzimos as chances de um aplicativo invasor ter acesso indevido à rede corporativa. Isso porque, existem mecanismos no ambiente de TI capazes de identificar uma ameaça com mais agilidade e mitigá-la com eficiência.

Esse cenário, como um todo, colabora para reduzir as vulnerabilidades e aumentar o nível de disponibilidade dos serviços.





3 desafios para aproveitar o CMDB em seu negócio 

Embora vantajoso, alcançar bons resultados com o CMDB pode ser uma missão complexa. Existem desafios que precisam ser superados e muitos estão ligados à forma com que as empresas estão organizadas. 

Porém, é importante dizer que a superação desses obstáculos promove uma transformação na rotina da empresa, assegurando o aproveitando dos diferenciais de uma gestão baseada em dados. Entenda os desafios! 

  1. Mudar a mentalidade corporativa 

Em primeiro lugar, é imprescindível que a equipe esteja comprometida em aperfeiçoar a gestão dos ativos de TI.  

Essa ação só é viável com a consolidação de uma cultura que incentiva os funcionários a buscarem a alta performance com o auxílio dos recursos tecnológicos.  

  1. Trabalhar com foco nos dados  

É importante que o CMDB seja a principal fonte das informações sobre o ambiente de TI. Ou seja, a empresa deve adotar uma gestão voltada para o uso de dados estratégicos para que os ativos de Tecnologia da Informação tenham um desempenho acima das expectativas. 

Além disso, as informações contidas no CMDB devem ser atualizadas de forma simples e prática. Assim, o negócio tem um controle mais eficiente sobre os ativos, o que é fundamental para manter o ambiente seguro e sempre disponível.   

Outro detalhe importante é a possibilidade de utilizar outras ferramentas junto com o CMDB, para avaliar o rendimento dos ativos. Assim, algumas empresas priorizam o ITFM para a gestão financeira de TI.  

  1. Ter uma visão global de ecossistemas  

É comum associarmos o CMDB ao acompanhamento de infraestrutura e de softwares legados. Contudo, essa é uma visão equivocada e ultrapassada, visto que ele pode, perfeitamente, ajudar na gestão da infraestrutura na nuvem. 

Entender esse processo é o caminho para seu negócio ter uma visão ampla dos ecossistemas técnicos. Dessa forma, fica mais simples escolher as soluções tecnológicas mais adequadas para atingir um alto desempenho.  

Como implementar e gerenciar o CMDB?  

Agora que você já sabe o que é CMDB e entendeu seus benefícios, é provável que pense em implementá-lo em sua empresa. Em primeiro lugar, é importante dizer que esse processo exige planejamento e a participação de todos os colaboradores. 

Em geral, não basta criar um grande inventário de ativos, mas implementar mudanças para que a tecnologia seja utilizada com eficiência para otimizar processos.  

Assim, o primeiro passo é fazer o levantamento dos itens. Lembre-se que não se trata apenas de hardware e software em contato direto com o usuário, mas dos servidores, switches, roteadores etc.  

Feito isso, é hora de planejar a parte mais sensível do CMDB: sua gestão. Lembrando que o uso do banco de dados deve ser parte da cultura da empresa, pois é fundamental que ele seja mantido atualizado.  

Em outras palavras, é preciso acompanhar todo o ciclo de vida dos ativos: da compra ou instalação, passando pelas manutenções e chegando ao descarte, doação ou venda — quando for o caso.  

Contudo, esses processos devem ser realizados dentro de um contexto de ITIL. Assim, os colaboradores — sobretudo a equipe de TI — terão uma referência do que deve ser feito.  

Por fim, lembre-se de que seu time deve receber treinamento e orientação sobre as melhores práticas para o uso de dados, com o foco em otimizar processos e suas rotinas de trabalho.  

Implemente o CMDB com a Centric! 

Pronto para otimizar sua gestão? Para iniciar essa jornada, você precisará de um software de gestão de CMDB.  

Essa ferramenta será integrada ao banco de dados para oferecer uma interface mais amigável e as funcionalidades que a TI precisa para usar a informação de maneira estratégica. A boa notícia é que você não precisa investir pesado para criar esse software!  

A Centric é especialista em implementação, treinamento e suporte ao uso de soluções tecnológicas corporativas

Um dos diferenciais da empresa é ir além do funcionamento do software. Isso porque, diagnosticamos as demandas de cada negócio para que a tecnologia trabalhe ao seu favor.  

Vale a pena contar com o apoio de quem mais entende do assunto na hora de implementar seu CMDB e gerenciar esse banco de dados. Em pouco tempo, você otimiza o uso da tecnologia, reduz custos e usa as informações de maneira estratégica.  

Ainda tem dúvidas sobre o que é CMDB? Está pronto para implementá-lo e garantir que os processos funcionem com eficiência nas suas equipes? Entre em contato com a Centric

Aproveite que está aqui no blog e conheça algumas soluções que podem ser de seu interesse: o  Service Desk Plus e o AssetExplorer. Consulte nossos especialistas para mais informações!