Siga nossas redes sociais:

Quer potencializar a gestão de recursos de TI? Veja todas as dicas

Quer potencializar a gestão de recursos de TI? Veja todas as dicas

Quer potencializar a gestão de recursos de TI? Veja todas as dicas

Ter as melhores soluções de tecnologia em mãos não é mais suficiente no ambiente corporativo. Hoje, é preciso saber o que fazer com elas e, principalmente, extrair o máximo de eficiência possível. Dessa forma, a gestão de recursos de TI passa a ocupar papel central na estratégia das organizações. 

Essas ferramentas estão em evidência na sociedade. Se não existissem, a vida seria muito mais difícil durante a pandemia de covid-19. Elas permitiram que as pessoas pudessem comprar, trabalhar, aprender e até se divertir sem ter que sair de casa mesmo com a suspensão de atividades presenciais. 

Isso implica maior presença dessas soluções nas relações sociais e, claro, na rotina das organizações. As empresas não podem viver mais sem os sistemas e softwares que automatizam processos e entregam relatórios detalhados com todas as informações necessárias para a tomada de decisão. 

Pensando nisso, a Centric preparou este artigo para que você saiba como potencializar a gestão de recursos de TI da sua empresa. Acompanhe!  

O que é gestão de recursos de TI?   

De forma resumida, podemos compreender que a gestão de recursos de TI é um conceito cujo objetivo é proporcionar os melhores equipamentos e softwares para a empresa. Isso possibilitará a solução das principais dores do dia a dia. Além disso, envolve também instalação e implementação, acompanhamento de métricas e análise de resultados.   

No entanto, indo mais a fundo, a gestão de recursos de TI vai além dessa explicação simples. Entre outras possibilidades, ela deve facilitar o acesso à tecnologia entre todos os profissionais e colaboradores, otimizar a operação como um todo, ampliar o ROI (retorno sobre investimento) na aquisição de novas tecnologias, encontrar as melhores soluções de acordo com a demanda e o perfil, etc. 

Fazer esse gerenciamento também potencializa a transformação digital que está em curso no país. O conceito já era importante antes do avanço do novo coronavírus, mas agora tornou-se vital justamente pela necessidade de as empresas digitalizarem seus modelos de negócios. 

Somente a administração adequada de todos os recursos tecnológicos vai possibilitar que a empresa consiga alcançar os objetivos esperados. Ou seja, é o único jeito de conseguir um máximo resultado sem comprometer ainda mais os processos e a produtividade dos colaboradores. A gestão de TI, como se vê, nunca foi tão importante quanto agora. 

Por fim, é necessário realçar que a gestão dos ativos de tecnologia reforça ainda mais o papel estratégico desse setor. Afinal, a partir da visão completa proporcionada por uma administração adequada e transparente, os gestores terão em mãos relatórios corretos com dados, a matéria-prima necessária para uma boa tomada de decisão. 

Conheça algumas dicas para potencializar os recursos de TI 

A quantidade de sistemas e equipamentos utilizados no dia a dia das organizações tende a aumentar nos próximos anos. Acompanhar essa movimentação requer planejamento e preparo. Veja algumas dicas a seguir.  

Mensure a necessidade do seu negócio 

O primeiro passo para integrar a TI em seu negócio é avaliar e dimensionar a necessidade de recursos. Isso envolve mensurar a quantidade e tipo de recursos necessários para garantir a excelência nas operações, alocando as soluções adequadas para atender às demandas. 

Isso inclui avaliar a necessidade de infraestrutura física, a viabilidade de mecanismos baseados em computação em nuvem, a possibilidade de virtualização de servidores e outras informações, como serviços e métricas que ajudam a tomar decisões subsequentes. 

Busque eficiência 

A despeito das incertezas econômicas, as empresas continuaram produzindo e vendendo, mesmo com quedas nas receitas. Em outras palavras: foi preciso ser certeiro, entregando o mesmo resultado com menos custos.  

Isso só foi possível com o apoio de soluções de TI capazes de automatizar processos e permitir que a produtividade continuasse em alta. 

Tenha um planeamento guiado por metas  

Com certeza, um dos primeiros passos para uma gestão eficiente dos recursos de TI é ter uma compreensão clara das metas e objetivos da empresa.  

Ao entender o papel e as contribuições do setor de tecnologia para o negócio, torna-se mais fácil determinar como utilizar e alocar recursos de forma a atender a todas as demandas de maneira eficaz. 

Agilize a tomada de decisão 

As transformações são cada vez mais rápidas e as empresas precisam acompanhar essa velocidade se quiserem aproveitar todas as oportunidades.  

Com a gestão de recursos de TI, é possível direcionar – e utilizar – as ferramentas nas áreas mais necessitadas, permitindo resolver problemas e extrair insights rapidamente para embasar as melhores decisões. 

Reforce a segurança digital    

O ataque de cibercriminosos é, de longe, o problema mais grave para uma empresa, uma vez que pode roubar dados sigilosos das organizações. A maior proteção das informações e da estrutura depende de uma gestão completa da infraestrutura de TI, identificando quais equipamentos estão mais vulneráveis e monitorando possíveis invasões. 

Faça um mapeamento de processos impactados  

É igualmente crucial compreender quais processos, pessoas e departamentos dependem dos recursos de TI para um gerenciamento adequado. 

 

Isso permitirá identificar aqueles que possuem um impacto direto nas metas da empresa e garantir que suas atividades não sejam prejudicadas por erros ou falhas. No entanto, caso ocorram, será possível priorizá-las de acordo com a sua importância. 

Mude o papel da TI 

Se antes a equipe de TI era vista como algo complementar às áreas mais importantes, hoje a situação se inverteu. Todas as companhias precisam colocar as soluções tecnológicas em posição de destaque em suas estratégias. Vai ser por meio delas que haverá maior crescimento nos negócios.

   

Mantenha a governança em dia 

É preciso ter políticas de governança, isto é, iniciativas voltadas ao compliance. Deve-se garantir que os sistemas estejam alinhados às boas práticas e sejam capazes de entregar os melhores resultados respeitando sempre os consumidores e demais stakeholders das organizações. 

Acompanhe indicadores 

A implementação de novos processos não marca o fim da gestão de qualquer área da empresa. É necessário um monitoramento contínuo dos resultados das políticas adotadas. 

Para isso, a organização deve estabelecer e avaliar regularmente os indicadores de desempenho de TI, garantindo que os resultados sejam satisfatórios ou identificando a necessidade de ajustes. 

O acompanhamento deve ser constante e o planejamento das ações deve ser revisado periodicamente para garantir que a gestão seja eficaz e esteja sempre alinhada com as metas da empresa. 

Automatize a gestão de recursos de TI  

Uma forma eficaz de gerenciar os recursos de TI é através da automação por meio de uma plataforma integrada. Essa medida facilita o monitoramento da infraestrutura e possibilita um controle mais efetivo. Com um fluxo de informações organizado e acessível, toda a equipe se torna mais produtiva. 

Na prática, a gestão de manutenção e suporte fica mais eficiente, pois os dados são registrados em um banco de dados que informa os processos ativos e concluídos, gerando relatórios sobre o desempenho dos profissionais e suas soluções.  

Idealmente, essa tecnologia deve permitir suporte remoto ou ser alocada na nuvem, flexibilizando a dinâmica de trabalho e permitindo que as informações sejam acessadas de qualquer lugar e em tempo real. 

Download E-book Infraestrutura de Rede

As melhores soluções estão aqui! 

Fazer a gestão de recursos de TI não é uma tarefa fácil, mas é possível com o apoio de empresas que têm know-how no mercado de tecnologia e trabalham com as melhores marcas. Mais do que fornecedores, essas organizações atuam como consultores, identificando os melhores recursos para cada estratégia. 

A Centric Solution, por exemplo, tem mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, trabalhando com as principais empresas do mercado e oferecendo uma equipe especializada para fazer o diagnóstico adequado ao negócio. 

Qual é o cenário da gestão de TI em sua empresa? É possível melhorá-la? Então entre em contato conosco e aproveite para conhecer nossas soluções!