Siga nossas redes sociais:

Saiba como a Centric se relaciona com o bootstrapping

bootstrapping - Centric Solutions

Saiba como a Centric se relaciona com o bootstrapping

Se você está à frente da gestão de uma equipe e enxerga desafios na alocação de recursos financeiros de seus projetos, você precisa se inspirar no conceito de bootstrapping.

 

Além disso, a história de um império, como a ManageEngine, também pode ser de grande valia quando pensamos em como modernizar uma empresa. 

Quer saber mais sobre como tudo isso se relaciona com a história da Centric?  Continue a leitura conosco!

 

O que é bootstrapping?

Já pensou em começar uma companhia do zero sem nenhuma ajuda financeira externa? Ou seja, todos os seus investimentos serão nada mais do que suas próprias economias ou até mesmo a renda de suas primeiras vendas.

 

Se já lhe ocorreu essa ideia, você pensou no conceito de bootstrapping. E engana-se quem pensa que esta é uma terminologia recente. Pelo contrário, ela teve sua origem datada há mais de 200 anos, isso mesmo há 2 séculos!

 

O termo veio, precisamente, da década 1880 na Inglaterra, e está ligado à indústria de calçados. Nesta época, as botas de cano alto possuíam uma alça externa superior, chamada de “bootstrap” para ajudar a calçar o sapato.

 

Ou seja, esse conceito gira em torno de facilitar um processo sem a ajuda de terceiro. Nos anos 20, o termo já fazia referência a processos considerados autossustentáveis.

 

E, como toda metodologia antiga, foi se aperfeiçoando, e hoje pode ser aplicada em diversas áreas, desde a biologia até a área financeira/administrativa.

Entretanto, em qualquer projeto em que esse conceito é aplicado, é necessário pensar em sua construção sem o uso de qualquer ajuda externa.

 

Quem é Sridhar Vembu e o que ele tem a ver com bootstrapping?

Mas qual a relação do termo bootstrapping com a área de negócios? Basicamente, um empreendedor que utiliza esse método, irá iniciar o seu negócio através de seus próprios recursos financeiros.

Ou seja, tudo por sua conta e risco! Uma pesquisa realizada pela Kabbage demonstrou que mais de um terço dos negócios começam com investimento inferior a 5 mil dólares.

Mas… que tal sair do mundo das ideias e conhecer um caso real? O método do bootstrapping permitiu que o indiano Sridhar Vembu se tornasse dono de uma empresa de softwares de mais de 10 mil funcionários e com o valor de mercado estimado em mais de 3 bilhões de dólares.

 

Mas, antes de ser o 55ª homem mais rico do mundo, Sridhar teve uma infância humilde na Índia. Filho de proprietários de terras de um vilarejo, ele conseguiu se graduar em Engenharia Elétrica pelo Instituto de Tecnologia Indiano.

Depois disso, junto de seus irmãos, foi para os Estados Unidos para estudar e trabalhar. Anos depois, se tornou Mestre e Doutor pela Universidade de Princeton em Nova Jersey.

 

Ele começou a sua carreira na Califórnia, trabalhando como um engenheiro sem fio na Qualcomm. Mas, foi na década de 90, mais precisamente no ano de 1996, que ele e seus irmãos juntaram suas economias e fundaram a Zoho no Vale do Silício.

 

A empresa no começo nada mais era do que uma casa de desenvolvimento de software para fornecedores de equipamentos de rede. Se chamava AdventNet.

 

Através do bootstrapping, Vembu e seus irmãos prosperaram nos negócios, e em 2009 rebatizaram empresa: Zoho, foi o nome escolhido. Redirecionaram seu foco para fornecimento de suporte SaaS para serviços de gerenciamento de relacionamento com o cliente.

 

Com o sucesso, em 2020, Sridhar detinha mais de 88% da empresa e foi nomeado no ano seguinte para Conselho Consultivo de Segurança Nacional.

Atualmente, ele é o CEO da companhia e dirige suas operações de forma remota, morando em uma aldeia afastada no sul da Índia.

 

O que Bootstrapping, Sridhar Vembu e Zoho têm em comum com a Centric?

E o que todos esses itens têm em comum? Bom, se um indiano de origem simplória e com conhecimentos avançados na área de engenharia não tivesse feito um investimento por conta própria para fundar sua própria empresa, a Centric teria que ofertar outros tipos de serviço.

Através do bootstrapping, Vembu foi capaz de construir um império de SaaS. Dentro desse leque de sucesso estão inseridas as soluções de ManageEngine, uma divisão da Zoho responsável exclusivamente pelo foco no aperfeiçoamento do gerenciamento de TI.

 

A ManageEngine atualmente oferece mais de 60 ferramentas para ajudar empresas ao redor do mundo a gerenciar suas operações. E isso engloba o campo de redes, servidores, central de serviços, Active Directory, segurança de desktops e dispositivos móveis.

 

Com mais de 280.000 clientes ao redor do mundo, a Centric tem orgulho de ter essa gigante corporação como fornecedora de nossas principais soluções e produtos.

 

E tudo isso, graças a um investimento familiar que comemora mais de 20 anos em 2022! Quer saber mais sobre as comemorações de aniversário da ManageEngine?

Então clique aqui