Siga nossas redes sociais:

Saiba como criar uma política de gestão de acessos

gestao de acessos

Saiba como criar uma política de gestão de acessos

A segurança da informação deve ser considerada um dos pilares mais importantes de uma instituição. Não adianta fazer investimentos robustos em tecnologia, caso não haja um cuidado com a proteção dos dados. Para minimizar os riscos de ataques cibernéticos, muitas organizações estão apostando na gestão de acessos.

Afinal, esse procedimento tem se mostrado eficaz para diminuir a probabilidade de uma falha humana abrir brechas para os hackers invadirem a rede. Neste artigo, vamos destacar uma série de fatores que justificam um olhar atento para uma administração de acessos com foco nas melhores práticas do segmento de TI. Confira!

Entenda a importância de adotar a gestão de acessos

É inegável que os cibercriminosos estão adotando meios cada vez mais sofisticados para identificar vulnerabilidades e atacar empresas e órgãos públicos. Esse aspecto mostra como é fundamental investir em uma gestão de acessos que seja respeitada e facilmente assimilada pelos colaboradores.

Ao ter um maior controle dos ativos de Tecnologia da Informação, torna-se mais simples usar os mecanismos mais eficientes para garantir uma maior proteção aos dados. Uma administração inteligente de acessos viabiliza não apenas elevar o nível de segurança cibernética, mas também aumentar a produtividade da equipe.

Outra vantagem é fazer com que os serviços digitais estejam disponíveis de acordo com a necessidade do público-alvo, fator que contribui bastante para aumentar as vendas e elevar o nível de engajamento.

Diferentes tipos de política de gestão de acessos

Para o gerenciamento de acessos ser executado de maneira exemplar, vamos detalhar os tipos mais empregados dessa iniciativa pelas corporações. Acompanhe!

Acesso à internet

A rede mundial de computadores, sem dúvida, tornou-se uma ferramenta valiosa para a aquisição de conhecimento, permitindo inclusive analisar melhor o público-alvo e a concorrência. Por outro lado, esse recurso precisa ser usado de maneira correta para evitar que os funcionários percam o foco nas tarefas.

Em virtude disso, muitas instituições optam por restringir o acesso à internet a determinadas páginas na web, pois é uma forma de minimizar a possibilidade de os empregados entrarem em sites que podem abrir brechas para hackers terem êxito em um ataque virtual.

Acesso à rede

Por mais que a integração entre setores seja importante para a troca de informações, é preciso ter uma gestão de acessos que estipule como cada usuário pode explorar os recursos de rede. Essa prática tem como um dos principais objetivos reduzir as probabilidades de um cibercriminoso acessar os recursos de TI.

Acesso a arquivos

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as instituições precisam ter um gerenciamento ainda mais eficiente das informações que armazenam. Esse fator justifica aplicar uma restrição de acesso aos arquivos, porque um vazamento de informações pode não apenas comprometer a estratégia de negócio, mas também fazer com que a organização receba multas de até R$ 50 milhões.

Acesso a sistemas

Qualquer falha que permita um acesso indevido a um software pode causar problemas sérios para uma empresa. Atualmente, um dos maiores receios das companhias é ficar horas ou dias sem utilizar um determinado sistema, o que gera prejuízos financeiros e de reputação. Esses aspectos, sem dúvida, justificam uma política de gestão de acessos que torne as soluções menos vulneráveis.

A gestão de acessos e o Active Directory

O Active Directory é uma ferramenta que viabiliza a gestão de acessos em uma organização, ou seja, determina como os usuários podem usar os ativos de TI disponíveis. Dessa forma, fica mais simples estipular os que podem ou não utilizar as ferramentas, de acordo com a necessidade institucional. Essa prática tem como meta mais importante expandir o nível de proteção de segurança da informação.

Pensando nisso, a Centric oferece a suíte de soluções AD360, composta por um conjunto de possibilidades que atendem a todas demandas de gerenciamento de acesso e identidade (IAM) e facilitam a administração do Active Directory permitindo uma gestão simplificada da base dos usuários com: reset automático de senhas, auditoria e relatórios executivos dos dados da própria plataforma, automatização das operações em massa e o controle do fluxo de dados.

A Centric também disponibiliza uma solução voltada para a emissão de relatórios, onde estão indicadores sobre a política de gestão de acessos. Assim, é possível identificar como estão os trabalhos voltados para a segurança da informação e aperfeiçoá-los.

Passo a passo para implantar a política de gestão de acessos

É fundamental contar com um bom planejamento para colocar em prática uma administração de acessos eficiente e estratégica. Em razão disso, vamos apontar algumas ações primordiais para alcançar esse objetivo. Acompanhe!

Escolha uma equipe de confiança

A gestão de acessos precisa ser implantada por profissionais qualificados e que atuem de forma ética. Afinal, trata-se de uma iniciativa que exige bastante cuidado por ter uma relação direta com a segurança da informação. À medida que uma organização adota boas práticas para proteger os dados, maiores são as chances de conquistar a confiança dos stakeholders com solidez.

Defina regras

A estipulação de regras é peça-chave para a gestão de acessos ser implantada com sucesso. Afinal, os funcionários precisam de uma referência para entender como a organização está atuando para reduzir os riscos de sofrer um ataque virtual.

Elabora um documento

Para as regras sobre a política de administração de acessos ficarem mais claras, uma excelente alternativa é criar um documento, onde as atividades para utilizar os ativos de TI estejam descritas com bastante clareza. Isso é muito importante para os funcionários assimilarem como a instituição está agindo para proteger os dados com eficiência.

Escolha uma ferramenta

É bastante válido ter procedimentos claros sobre a gestão de acessos, mas isso apenas vai surtir efeito ao apostar em uma ferramenta de Active Directory (AD), como a da Centric. Essa solução conta com vários recursos (auditoria, indicadores e relatórios, controle automático de fluxo, automatização das operações de AD, entre outros).

Com uma ferramenta eficiente à disposição, torna-se mais fácil minimizar os riscos de ataques cibernéticos.

Divulgue as políticas de acesso

Uma iniciativa essencial para as políticas de acesso serem devidamente executadas é adotar uma comunicação clara com o público-alvo. Além de apresentar o documento sobre as regras do gerenciamento de acessos, é recomendado ter um canal para tirar dúvidas dos empregados. Com transparência e clareza, as chances de atingir bons resultados são ainda maiores.

Saiba mais sobre a política de gestão de acessos com a Centric

Não é fácil ter uma gestão de acessos estratégica e de alto nível, mas atingir esse objetivo é perfeitamente viável por meio de um apoio qualificado, como o da Centric.

Afinal, somos especialistas em fornecer soluções para o Active Directory (AD) ser implantado corretamente e proporcionar um maior nível de segurança aos dados institucionais.

Se está em busca de um ambiente mais protegido, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para tirar as suas dúvidas com bastante clareza.

Também não deixe de conferir os conteúdos que elaboramos para você usar a TI a favor do seu negócio!