Siga nossas redes sociais:

Saiba como omnichannel e data analytics revolucionaram a experiência do usuário

Saiba como omnichannel e data analytics revolucionaram a experiência do usuário

Saiba como omnichannel e data analytics revolucionaram a experiência do usuário

Sua empresa está aproveitando tendências como omnichannel e data analytics? Essas ferramentas estão se consolidando no mercado como algumas das mais efetivas para tomar melhores decisões e ajudar na venda de seus negócios. Por isso, usufruir dessas inovações será um grande diferencial para potencializar os ganhos e o desenvolvimento de sua companhia.

Uma das maiores vantagens dessas tecnologias está na melhora da experiência do usuário, que é muito importante e traz efeitos positivos para seu setor de vendas. Para utilizar esses instrumentos, acompanhe nosso conteúdo!

 Iremos abordar melhor esses instrumentos, saber como eles otimizam a experiência do usuário, o papel do ServiceDesk Plus e mais!

Vem com a gente!

O que é omnichannel e data analytics?

Esses conceitos não estão diretamente ligados, mas eles podem ser utilizados de forma conjunta para trazer mais vantagens à empresa. Mas, caso você ainda tenha alguma dúvida, vamos explicá-los separadamente também. Veja a seguir:

Omnichannel

Em suma, omnichannel é a implementação de vendas multicanal. Ele oferece aos consumidores uma experiência de qualidade independentemente do ambiente em que ele realizou a compra: seja por telefone, online (pelo aplicativo ou site da empresa), offline (pelo estabelecimento do negócio) ou qualquer outro canal disponibilizado pela organização. É importante ressaltar que essa integração envolva canais de promoção, distribuição e comunicação.

O objetivo dessa abordagem é integrar vários canais, fazendo com que a marca crie uma relação mais próxima e familiar com o usuário no canal que ele utiliza. Seu objetivo não é apenas alcançar o maior volume de pessoas pelos diferentes canais, mas saber em quais deles o usuário está prestando maior atenção e como eles são usados.

Data analytics

Data Analytics (análise de dados) consiste no estudo dos dados acumulados pela empresa para identificar padrões que trarão insights úteis para as tomada de decisão.

São utilizados softwares e tecnologias específicas para realizarem a análise, organização e interpretação das informações do negócio. No campo prático, esse procedimento é dividido nas seguintes etapas:

  • coleta de dados: é a etapa em que as informações são colhidas;
  • processamento: envolve a filtragem e limpeza dos dados de forma que eles possam ser aproveitadas pela empresa;
  • análise: softwares estudam os dados em busca de anomalias e padrões;
  • interpretação dos dados: os resultados são colocados em gráficos e relatórios de fácil compreensão.

Como o omnichannel e data analytics otimizam a experiência do usuário?

Quando esses conceitos são aplicados em conjunto, os clientes e usuários passarão a interagir mais com a empresa em todos seus canais, trazendo ainda mais informações relevantes que serão estudadas pelo data analytics.

Isso cria diversas oportunidades para que a empresa aprimore a experiência do usuário e consiga, por consequência, aumentar a taxa de fidelização, o ticket médio, a quantidade de vendas e outros resultados. Entenda melhor como tudo isso acontece a seguir:

Personalização

O atendimento ao cliente será personalizado em todos os canais, pois a empresa conseguirá acompanhar sua jornada desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda. Isso mesmo se o cliente optar por entrar em contato por diferentes canais ao longo do processo de compra.

Ao coletar dados desses canais, a sua organização poderá customizar a jornada para torná-la mais agradável ao cliente, direcionando-o à próxima etapa do funil de vendas.

Melhor tomada de decisão

As decisões do negócio se tornam mais assertivas pelo fato de serem baseadas em dados objetivos, concretos e reais, em vez de meras suposições ou presunções. Com isso, a empresa conhece melhor o comportamento de seus clientes e evita decisões equivocadas que gerem prejuízos financeiros.

Velocidade

Além de beneficiar a qualidade das decisões, elas também passarão a ser mais rápidas. Isso acontece porque o Data Analytics é capaz de coletar um grande volume de informações, trabalhá-las e criar relatórios em um curto espaço de tempo. Sem essa tecnologia, seria necessário aguardar vários dias ou até meses para que os dados fossem analisados e os documentos gerados.

Evita más experiências

Canais de comunicação ruins danificam diretamente a experiência do usuário, especialmente se esse canal for bastante utilizado por ele. Com o omnichannel, esse risco pode ser minimizado ou eliminado por completo, fazendo com que o público se sinta mais à vontade para fornecer seus dados à empresa.

Previsões certeiras

Um dos tipos de análises realizadas pelo Data Analytics é a preditiva. Esse tipo de análise tem como principal objetivo antecipar os efeitos de uma decisão e projetar o comportamento do público e mercado. Para tal, são elaborados modelos baseados em históricos de comportamento e dados estatísticos.

Ao aplicá-la, é possível prever flutuações da economia, tendências e mudanças na forma de consume de seus clientes, entre outros insights. Com isso, a empresa pode preparar seu atendimento e atualizá-lo para futuro do mercado.

Como implementar omnichannel e data analytics na experiência do usuário de sua empresa?

Existem medidas específicas que devem ser tomadas para que as empresas consigam usufruir das vantagens do omnichannel e data analytics. Vamos falar sobre elas agora. Confira!

Tenha uma cultura data-driven

Não adianta apenas um líder querer utilizar tais ferramentas. Todos os gestores, C-levels e demais lideranças precisam conhecer essas tecnologias. Nesse caso, é relevante criar ou transformar a cultura organizacional da empresa, fazendo com que ela seja orientada por dados.

Exemplos de etapas que podem ser tomadas para isso são:

  • definir um objetivo que será atingido com a cultura data-driven;
  • fazer reuniões para explicar a importância, funcionamento e relevância do tema;
  • investir em treinamentos, capacitações, workshops e eventos sobre a área;
  • implementar soluções que utilizem esses dois conceitos e integrá-las a rotina corporativa.

Receba o suporte de uma empresa especializada

Revolucionar a experiência dos clientes exige implementação de tecnologias específicas, treinamento da equipe técnica e suporte constante de uma empresa especializada. Conte a Centric para isso! Somos uma empresa com ampla expertise em fornecer esses tipos de serviços aos nossos parceiros.

Nossa solução que mescal as principais funcionalidades do omnichannel e o Data Analytics é o ServiceDesk Plus, software pronto  e o mais preparado para executar e gerir serviços Help Desk.

 Essa ferramenta traz um conjunto de recursos úteis para melhorar a gestão do negócio ao trazer máxima clareza, ampla precisão, agilidade para resolver qualquer tipo de atendimento, proporcionar eficiência, produtividade, facilidade etc.

Omnichannel e Data Analytics trazem muitas mudanças positivas à experiência do usuário, mas também implicam transformações internas. Por isso, é importante ter um software completo, bem como ter o suporte de uma empresa que atenda às demandas atuais e futuras de sua empresa.

Conheça os diferenciais, recursos e benefícios do ServiceDesk Plus para entender como ele otimiza a experiência do usuário e utiliza esses dois conceitos!