Siga nossas redes sociais:

Saiba como otimizar o desempenho de rede da sua empresa!

desempenho de rede

Saiba como otimizar o desempenho de rede da sua empresa!

Mais do que nunca: tempo é dinheiro. A empresa que não consegue operar com produtividade máxima e não possui processos internos bem definidos, fica para trás. Portanto, torna-se imprescindível que o desempenho de rede seja exemplar.


Ser reconhecido pela agilidade, eficiência e segurança é o melhor que pode acontecer para sua empresa. E adivinha? Essas qualidades estão diretamente relacionadas ao desempenho de rede.


Afinal, como seu colaborador conseguirá resolver os problemas dos clientes se ele constantemente se depara com a lentidão de sistemas operacionais e hardwares que prejudicam seu desempenho e apresentam vulnerabilidade para ataques de hackers?


Logo, é extremamente importante que você entenda a importância do desempenho de rede por meio dos tópicos abordados no nosso conteúdo. Se quer entender como o desempenho de rede se transforma em vantagem neste mercado tão competitivo, continue lendo esse texto!


Como o desempenho de rede pode afetar a sua corporação!


O desempenho de rede pode ser definido como a performance dos sistemas operacionais da empresa. E aqui, muitas variáveis estão envolvidas, como:

  • agilidade;
  • segurança de dados;
  • atualizações;
  • automação, entre outros.


Basicamente, o termo contempla todos os itens relacionados à infraestrutura de TI, além de avaliar se as condições fornecidas pela empresa possibilitam que os colaboradores atuem em produtividade máxima.


Mas tão importante quanto saber o que significa este conceito e o que ele busca, é saber como ele é desenvolvido.  A conquista de um ótimo desempenho de rede é obtida por meio de uma NOC, Network Operations Center.


Em português, a Central de Operações de Rede trata-se de uma central de monitoramento de infraestrutura de TI. Ela atua de forma constante e viabiliza atualizações de licenças e softwares, backups constantes e relatórios precisos sobre possíveis ameaças e gerenciamento de performance.


É uma boa prática que leva ao ótimo desempenho de rede. E um bom desempenho de rede é essencial para garantir a segurança da informação, já que ela se baseia em três pilares:


  1. Disponibilidade;
  2. Integridade;
  3. Confidencialidade dos dados.


Empresas que possuem um vasto banco de dados com informações sobre seus clientes devem realizar monitoramento de segurança constante para evitar falhas no sistema e ataques de hackers.


Isso porque um vazamento de dados pode ser prejudicial para a imagem da sua empresa, uma vez que, a lentidão da rede pode ser a fragilidade explorada por algum hacker.


Esse cenário é prejudicial tanto no momento de se prevenir quanto no momento em que a ameaça já está atacando sua plataforma e em que são necessário comandos rápidos para resistir a esta ofensiva externa.


Principais motivos de mau desempenho de rede


E já sabemos alguns dos principais motivos de lentidão na rede corporativa. Fique atento a eles:


  • roteadores: devem ser proporcionais à quantidade de equipamentos que têm acesso à rede. Por vezes, o roteador está desconfigurado ou é necessário um repetidor de sinal para os locais onde as ondas do roteador não alcançam;

  • barreiras físicas: paredes ou o mau posicionamento do aparelho podem ocasionar um ritmo mais lento da rede, tanto na transmissão quanto na obtenção de dados;

  • softwares obsoletos: quando não atualizados corretamente, sua eficiência é afetada. Portanto, a falta de atualizações nos sistemas pode ser a causa da lentidão em toda a sua rede. É recomendado fazer um planejamento minucioso da necessidade de atualização dos softwares utilizados;

  • problemas com o provedor: variações climáticas e atualizações nos sistemas do provedor podem afetar a velocidade da rede. É necessário avaliar a quantidade de dados do pacote contratado, que pode ser insuficiente para o desempenho pleno da empresa;

  • rede desconfigurada: a configuração correta influencia diretamente no desempenho de rede. Portanto, estar sempre atento à configuração dos roteadores e máquinas é essencial para o desempenho de rede;

  • não monitorar o desempenho de rede: o monitoramento da atualização de softwares, velocidade da internet, fluxo de dados utilizados, entre outros fatores, garante que a causa da lentidão na rede possa ser identificada e corrigida o quanto antes.


Como você pôde reparar, muitas das possíveis causas da lentidão do desempenho de rede estão relacionadas ao não investimento em TI. Portanto, saiba como não cometer o mesmo erro a seguir!


Passo a passo: saiba como melhorar o desempenho de rede da sua empresa!


Atualmente, as grandes empresas são munidas de uma excelente infraestrutura de TI desde seu esboço inicial até a entrega final de seu produto e/ou serviço.


O objetivo é construir uma rede que tenha acesso contínuo a todos os dados e que seja capaz de fornecer análises que sinalizem rapidamente aos engenheiros de TI qual é o problema e onde ele está.


Este processo elimina a necessidade do colaborador fazer suposições e, consequentemente, o torna mais eficiente para resolver o problema. Porém, esse sistema só é possível quando o  fluxo, os dados e as informações de outros dispositivos são coletados, agregados e correlacionados.


Saiba a seguir como colocar essa estratégia em prática com o nosso passo a passo. Veja:


1º passo: Monitoramento


O melhor meio de monitoramento é criar um sistema que esteja ligado ao desempenho de rede. Fluxos de trabalho guiados e de descoberta automática serão responsáveis pela:

  • conexão;
  • configuração;
  • monitoramento.


Dados de desempenho serão continuamente coletados e armazenados em um banco de dados. Posteriormente, o engenheiro poderá analisar e configurar esses dados coletados conforme suas necessidades. 


O desempenho é monitorado em relação ao padrão estabelecido pelo usuário, e qualquer coisa fora desse parâmetro é imediatamente mostrado como um alarme. Ao iniciar sua investigação, o colaborador poderá então visualizar o problema sob várias perspectivas.


2º passo: Investigação


O primeiro passo é descobrir o alcance deste problema. Para isso, contará com a ajuda do mesmo sistema, que será capaz de coletar e armazenar todos os dados pertinentes para uma análise futura.


Dependendo da configuração estabelecida pelo usuário, será possível até mesmo uma análise em tempo real, responsável pela produção de um gráfico que facilite a compreensão e análise do problema.


3º passo: Isolamento


Após identificar o problema, o próximo passo é isolá-lo. O caminho deste problema (dispositivos e portas identificados) deve, então, ser analisado.


Esta análise exigirá estatísticas de tráfego para cada link e, assim, determinará se o problema provém de um dispositivo defeituoso, mídia de link, ruído, interferência ou sobrecarga de tráfego.


4º passo: Análise e resolução


Ao percorrer e analisar o caminho, o engenheiro chegará à raiz do problema e será capaz de corrigir o erro. Caso não seja possível resolver o contratempo e promover uma melhora no desempenho de rede, será necessário refazer os passos anteriores em busca de informações mais detalhadas.


Em primeiro lugar, é importante isolar o link ou fazer uma triagem do problema entre o servidor, a rede e o aplicativo, pois a análise de pacotes pode ser extremamente demorada e requer uma quantidade considerável de habilidade e experiência.


Network Performance: como essa solução pode otimizar o seu desempenho de rede!


Para que você não tenha que lidar com problemas na entrega do seu atendimento e muito menos levantar dúvidas sobre a qualidade do seu serviço, o ideal é investir em soluções de TI para prevenção de todos os problemas citados ao longo do conteúdo.


Para sua sorte, nós da Centric possuímos um ótimo sistema de atendimento para quem busca ferramentas que possibilitam mais lucro e retorno dos investimentos. Portanto, se você deseja ter o seu próprio NOC, as nossas soluções de Network Performance são as mais indicadas!


Com elas, você poderá monitorar e gerenciar a performance e a disponibilidade de toda a sua rede corporativa. Ou seja, você terá ferramentas com um amplo aspecto em todos os quesitos de desempenho de rede, como:


  • gestão de infraestrutura de Data Center através de uma interface simples com análises ágeis;
  • coordenação do tráfego da rede com dados sobre quem a está utilizando e quais atividades estão em uso;
  • configurações e gerenciamento de rede através de uma solução integrada que controla todos os devices em uso;
  • monitoramento do servidor e aplicação com uma visão capaz de traçar perspectivas e tendências do mercado para o seu negócio!


Utilizar as solução da Centric para otimizar o seu desempenho de rede trará a sua empresa para o futuro! Isso porque o seu uso representa agilidade, aumento de produtividade e, consequentemente, um maior espaço no mercado para a sua empresa!


Não quer perder essa oportunidade? Então converse agora mesmo com um de nossos especialistas para conhecer todos os produtos disponíveis na plataforma de Network Performance!