Siga nossas redes sociais:

Spoofing: entenda a técnica que ganhou destaque nos últimos anos

Spoofing: entenda a técnica que ganhou destaque nos últimos anos

Spoofing: entenda a técnica que ganhou destaque nos últimos anos

Spoofing é a técnica que deu nome à operação da Polícia Federal que prendeu quatro suspeitos de invadir o celular do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro. Após a prisão, o termo ganhou a curiosidade de vários usuários em todo o país. 

Vale ressaltar que é possível definir o spoofing como uma conduta criminosa no ambiente virtual, em que os criminosos adotam disfarces com o intuito de obter dados de forma irregular ou convencer a vítima a fazer uma ação (realizar uma transferência bancária, por exemplo). 

Inegavelmente, é necessário ter muito cuidado com essa prática que tem se aprimorado nos últimos anos. E para você correr menos riscos, vamos destacar neste artigo a dinâmica dessa técnica e os procedimentos para não ter prejuízos com essa ameaça digital. Confira!

 

O que é Spoofing? 

Para entender esse conceito plenamente, é válido saber que o termo spoofing tem origem no verbo “spoof”, que significa fingir ou imitar, em inglês. No segmento de TI, essa prática envolve várias modalidades de falsificação, que podem englobar uma pessoa, servidor (equipamento), serviço ou site.  

De forma bem simples, o Spoofing consiste em um procedimento que busca convencer a vítima de que uma informação é correta, quando na verdade se trata de uma farsa. Essa técnica pode ocorrer, por exemplo, em uma mensagem de e-mail, enviada por uma fonte confiável, mas com um conteúdo suspeito. 

Se você receber essa modalidade de mensagem, tenha certeza de que são altas as possibilidades de ser uma tentativa de spoofing. E isso se torna ainda mais evidente, caso haja solicitações para clicar em um link suspeito ou fornecer dados que não interessam a pessoa de sua confiança, que supostamente é o remetente do e-mail.  

Exemplo:

O spoofing também pode ser adotado em outros canais, como SMS e telefone. Ou seja, é preciso muito cuidado para não ser vítima dessa modalidade de golpe, que mostra como a criatividade dos criminosos não tem limites. 

Mais um exemplo dessa prática é o golpe do falso sequestro. Nele, o criminoso finge ser um amigo ou familiar da vítima e informa que está sendo sequestrado. Além disso, destaca que precisa ser feito um pagamento para ser resgatado. 

Contudo, isso não passa de uma armação para enganar a vítima. Essa prática também pode acontecer no mundo virtual, por meio do WhatsApp, em que imagens e áudios podem ser encaminhados para induzir as pessoas a fazerem o pagamento do resgate, mesmo se tratando de um sequestro falso.  

Dependendo do nível de instrução e do estado emocional da vítima, torna-se complicado reconhecer o spoofing. Em razão disso, muitos cibercriminosos têm investido nessa técnica para obter ganhos fraudulentos, situação que exige um cuidado maior com a segurança dos dados.

  

Tipos de spoofing 

Existem inúmeros tipos de spoofing, segundo o dado que está sendo falsificado. Confira alguns: 

  • IP spoofing – é um ataque que consiste em mascarar endereços IP utilizando endereços de remetentes falsificados. 
  • MAC spoofing – geração de tramas com um endereço MAC diferente do endereço da placa de rede emissora. 
  • ARP spoofing – emissão de pacotes ARP falsos para alterar a tabela ARP e beneficiar o atacante – muito utilizado nos ataques acima. 
  • DNS spoofing – respostas DNS que vinculam um domínio real a um IP malicioso, ou vice-versa. 

Para o pesquisador de segurança da ESET, Daniel Cunha Barbosa: “Quando se trata de um tipo de ataque como o caso desse suposto incidente investigado pela Operação Spoofing, os cibercriminosos apenas precisam ter acesso ao número de telefone de suas vítimas e uma antena capaz de emitir e receber sinais de telefone para iniciar o registro de um aplicativo.  

Assim que a vítima recebe o SMS de confirmação, o criminoso pode interceptar as informações do dispositivo alvo e ativar uma sessão falsa no aparelho”. 

Spoofing e phishing: conheça as diferenças 

O phishing é considerado uma evolução do spoofing em relação ao conteúdo apresentado para enganar as vítimas. Ou seja, há um maior cuidado na elaboração das informações repassadas, por exemplo, em uma mensagem de correio eletrônico para atingir o objetivo (clicar em um link para baixar um arquivo, fazer uma transação financeira etc.). 

Sobre o spoofing, é válido mencionar que consiste em uma técnica mais ampla. Afinal, adota mecanismos como o endereço IP ou DNS para conquistar a confiança das vítimas em potencial. Assim, busca recursos para ludibriar não apenas os usuários, mas também sistemas e computadores. 

Como o phishing apresenta técnicas de spoofing, é comum haver confusões sobre essas duas condutas fraudulentas. De qualquer forma, é essencial ter muita atenção quando receber uma mensagem ou pedido que possam te induzir a um erro.  

Como se proteger? 

A principal medida contra ataques spoofing é a educação e conscientização: conhecendo esse tipo de perigo e compartilhando essa informação, você terá uma das formas mais efetivas para evitar ser vítima de fraudes que existem por trás desse tipo de técnica. Confira algumas dicas: 

  • Evite conexões a redes Wi-Fi desconhecidas e/ou públicas e serviços que solicitam dados de acesso, como nome de usuário e senha. 
  • É fundamental desativar a opção de gerenciamento remoto de roteadores. No entanto, caso seja necessário usar essa funcionalidade, certifique-se de estabelecer uma senha forte. 
  • É muito importante manter o sistema operacional do seu dispositivo atualizado, ou seja, instalar os últimos patches disponíveis. Por exemplo, no caso do Java, é importante atualizar os navegadores, bem como a própria versão Java. As atualizações do sistema operacional e dos aplicativos permitem reduzir o nível de exploração dos diferentes serviços. 
  • Outro ponto que deve ser considerado é a verificação de conexões para sites que usam criptografia. É importante prestar atenção ao protocolo, considerando que, por exemplo, se um site usa HTTPS e ao ser acessado aparece HTTP, o usuário pode estar acessando uma réplica do site original. 
  • Conte com uma solução de segurança com capacidade de detecção proativa, isso permite que você esteja protegido contra ameaças que podem ser instaladas no sistema através dos métodos mencionados neste post. 

Conheça nossas principais soluções de segurança e escolha a melhor para a sua empresa.