Siga nossas redes sociais:

Veja como agilidade e segurança em TI são fundamentais

agilidade e segurança em TI - Centric Solution

Veja como agilidade e segurança em TI são fundamentais

Ninguém discorda que atualmente o setor de Tecnologia da Informação está entre os mais importantes na estrutura de qualquer tipo de empresa. Afinal, as diversas soluções digitais que ele suporta proporcionam muitos benefícios ao negócio que o ajudam a se destacar. Para que tudo isso seja visto na prática, porém, aspectos como agilidade e segurança em TI são indispensáveis.

Isso porque o setor se torna responsável por atividades sensíveis dentro de uma organização – desde a proteção de dados sensíveis até o desempenho dos sistemas utilizados no fluxo de trabalho.

Ao longo deste artigo você vai entender melhor a importância da Tecnologia da Informação dentro de uma empresa e o que pode ser feito para aprimorar sua agilidade e segurança em TI.

Acompanhe!

Para que serve o setor de TI em uma empresa?

A digitalização da gestão e atividades operacionais já é uma realidade na rotina de muitas empresas. Para se ter uma ideia desse cenário, um levantamento recente realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que sete em cada dez empresas no Brasil utilizam tecnologias digitais em suas atividades.

O papel de um setor de TI é justamente implementar, gerenciar e fornecer a devida manutenção a esses recursos digitais para que sirvam da melhor forma possível aos objetivos do negócio. Algumas das tarefas incluídas nesse escopo são: a definição de aplicações e sistemas corporativos, o dimensionamento da estrutura de operação necessária, as estratégias de cloud computing que serão aplicadas, as políticas de proteção de dados, entre diversas outras atribuições.

Por isso, contar com um setor dedicado à digitalização do negócio e com profissionais capacitados para o atendimento dessas demandas é praticamente um pré-requisito para empresas que querem se manter relevantes, seja qual for a área de atuação.

É também no departamento de TI que se iniciam os processos de inovação. Considerando o mercado atual, em que os consumidores estão cada vez mais ávidos pela praticidade que a tecnologia proporciona no dia a dia, essa é uma característica que pode colocar seu negócio em evidência e impulsionar os resultados.

Além da inovação, os profissionais desse setor devem sempre assegurar que os processos de segurança são eficientes e confiáveis. Esse é um aspecto que ganha mais importância à medida que os dados digitais passam a representar uma grande quantidade de informações, tanto das empresas quanto de seus próprios clientes.

Por que é necessário ter agilidade e segurança em TI?

É justamente por causa da importância dos dados digitais que quando falamos sobre segurança a agilidade e segurança em TI se mostram características tão significativas. Elas são a chave para reduzir o tempo de resposta a ameaças e ataques digitais que podem causar grandes contratempos se não forem rapidamente identificados e neutralizados.

As consequências de um ataque hacker podem ir desde instabilidades no acesso aos sistemas até a perda de acesso aos dados fundamentais para a empresa. Imagine, por exemplo, perder completamente o acesso às informações que seu negócio precisa ou se ver diante de uma extorsão por um ataque de ransomware. Sem dúvidas, os prejuízos podem ser grandes nesses casos.

Quanto mais rápido um incidente for tratado pela equipe de TI, menor será o seu potencial de danos para a estrutura de dados da empresa. Por outro lado, se uma invasão não for contida em tempo hábil, ela pode se multiplicar e acessar sistemas críticos e sensíveis.

Assim, um setor de TI que trabalha com agilidade busca sempre otimizar suas práticas para reduzir o tempo de ataques em seus sistemas e reduzir os pontos de vulnerabilidades do sistema. Isso ajuda a promover uma cultura de fortalecimento da segurança da informação, aumentando a eficácia das ações preventivas e evitando que eventuais incidentes comprometam a base de dados da empresa.

Os números de ataques digitais voltados a empresas têm crescido nos últimos anos e tornou o fortalecimento do setor de TI uma demanda obrigatória para os gestores.

Isso envolve um esforço contínuo para que os processos e protocolos seguidos sejam sempre otimizados e capazes de conferir um alto nível de agilidade e segurança em TI.

Como promover agilidade e segurança em TI?

O setor de TI está em constante transformação. Novas tecnologias e recursos surgem a todo instante. Esse detalhe faz com que seja necessário manter os profissionais da empresa sempre atualizados e capacitados para lidar com a maior quantidade possível de situações de forma ágil.

Além dessa, existem outras práticas que ajudam a promover a segurança dos dados em uma empresa. Todo gestor deve ter em mente que esse é um tema estratégico para o negócio, já que sua reputação e até sua sobrevivência poderão estar em jogo em casos de ataques que causem prejuízos reais.

Nesse sentido, vale adotar medidas como o investimento em ferramentas de automação de segurança e outras soluções de segurança digital que sejam relevantes para sua atuação. Também é preciso aprimorar a gestão de risco, desenvolvendo uma política de segurança da informação com determinações claras que resguardem sua confidencialidade, integridade, autenticidade e disponibilidade.

Com foco no ganho de agilidade, a adoção dos conceitos da metodologia Agile pode ser a alternativa ideal para aprimorar os processos de TI na sua empresa. Essa é uma forma de fazer com que os produtos e serviços fornecidos sejam disponibilizados de forma rápida, sem comprometer o seu fluxo de desenvolvimento.

Um dos objetivos nesse modelo de gestão é que os projetos sejam estruturados de forma concisa e objetiva, eliminando esforços que não agregam valor ao processo em prol de mais agilidade. Para isso, os projetos realizados são segmentados em etapas, seguindo um modelo de desenvolvimento iterativo e incremental em que as soluções são liberadas em versões parciais.

Isso garante que sempre haja níveis de usabilidade nos lançamentos, proporcionando importantes feedbacks para a orientação e desenvolvimento das versões seguintes.

Promover a agilidade e segurança em TI em uma empresa é um esforço que envolve toda a equipe. Quando todos estão cientes de suas responsabilidades e de seu papel na manutenção de um ambiente digital seguro, menores serão os riscos em torno dos dados vitais para a empresa.

Para ter uma noção ainda melhor sobre o tema, confira nosso material sobre o ROI do compliance de TI!