Conheça os principais problemas de segurança digital em 2020

Conheça os principais problemas de segurança digital em 2020

Publicado em 17 de fevereiro de 2021

Ano a ano, as ameaças de cibercriminosos e incidentes são fontes de preocupação para empresas de diferentes portes e segmentos em todo o mundo. Os principais problemas de segurança digital em 2020 apenas reforçaram essa visão e exigiram mais atenção dos profissionais no dia a dia do negócio.

Esse cuidado já seria natural e perfeitamente justificável em um ano “normal”. Contudo, 2020 foi atípico por conta da pandemia de covid-19. Esse receio, portanto, ganhou novos contornos com a intensa – e necessária – digitalização decorrente das medidas de distanciamento social.

Dessa forma, praticamente todas as empresas foram obrigadas a adotar processos virtuais. O trabalho remoto, por exemplo, já é realidade no ambiente corporativo, enquanto os novos canais de vendas ajudaram a manter a rentabilidade com a suspensão das atividades físicas.

O aumento no uso das soluções digitais dentro das organizações fez crescer de forma significativa as ameaças que rondam os dados corporativos. Os problemas de segurança digital em 2020 apenas demonstraram a necessidade de as empresas aumentarem a proteção.

Os riscos, evidentemente, continuarão nos próximos anos. A digitalização é caminho sem volta: as soluções tecnológicas já fazem parte do dia a dia dos processos corporativos. Logo, mais do que lamentar, a alternativa é conhecer as principais ameaças e saber como se proteger delas.

Ano difícil para a segurança digital

Quando o assunto é proteção dos dados digitais, o ano de 2020 foi um dos mais desafiadores. Os cibercriminosos aproveitaram o uso exponencial dos sistemas tecnológicos e aprimoraram suas técnicas, trazendo grandes prejuízos financeiros para as organizações.

Os problemas de segurança digital em 2020 transcenderam fronteiras e segmentos. De empresas do porte de iFood a instituições como o Superior Tribunal de Justiça, passando por um hospital que não conseguiu socorrer uma pessoa devido a um ataque cibernético, todos sofreram com incidentes ao longo do ano.

O relatório 2020 Business Threat Landscape, realizado pela Bitdefender, mostra que 47% de todos os ataques relatados em nível de rede exploram protocolos de compartilhamento de arquivos e portas seriais. A conclusão é inevitável: foi um dos piores anos de segurança digital.

Os cinco maiores problemas de segurança digital em 2020

Os cibercriminosos parecem estar sempre um passo à frente da vigilância porque conseguem aprimorar táticas já usadas com técnicas mais novas que aproveitam a evolução tecnológica. Confira os cinco maiores problemas que afetaram as corporações em 2020:

1 – Ramsonware

É a principal ameaça digital às empresas atualmente. É um malware que, quando instalado no sistema de uma organização, encripta os arquivos mais importantes e exigem o pagamento de um resgate para liberar os dados. Em um mundo cada vez mais conectado, perder informações resulta em um gigantesco prejuízo financeiro.

2 – Vazamento de informações

Um dos principais problemas de segurança digital em 2020 consiste no vazamento de informações da empresa e de seus clientes. A maioria ocorre por brechas que os cibercriminosos encontram na estrutura da corporação, como um login aberto. Aqui, o prejuízo não é só financeiro, mas também de imagem.

3 – Fraudes em pagamentos

Um velho problema ressurgiu em 2020 por conta da digitalização acelerada provocada pela pandemia: as fraudes em pagamentos. Antes, era comum encontrar sites adulterados e boletos falsos. Agora, essa prática se aprimorou com novos malwares que atacam páginas e aplicativos para roubarem dinheiro das companhias.

4 – Golpes de assinaturas

Uma prática que ocorre principalmente em dispositivos móveis. Os usuários instalam aplicativos que assinam determinados produtos ou serviços, mas não apenas são portas de entrada para outras ameaças, como o valor cobrado pela assinatura é muito mais caro do que se imaginava.

5 – Phishing

É uma ameaça antiga, existe desde o início da internet comercial, mas segue atual e ameaçadora. O phishing utiliza “iscas” para “pescar” informações financeiras dos usuários e empresas. Hoje, com as redes sociais e os aplicativos de mensagens, o compartilhamento de links falsos cresceu de forma significativa.

Proteja sua empresa com as melhores soluções

O que achou da lista dos principais problemas de segurança digital em 2020? Os cibercriminosos estão cada vez mais ousados e, principalmente, com mais conhecimento em tecnologia. Infelizmente, o avanço da área também faz aumentar o número de ameaças.

A recomendação é contar sempre com os melhores fornecedores de soluções de segurança. A Centric, por exemplo, tem mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, trabalhando com as principais empresas do mercado e oferecendo uma equipe especializada para fazer o diagnóstico adequado ao seu negócio.

Como é a segurança digital da sua empresa? Conte para a gente e aproveite para conhecer o nosso portfólio de produtos e serviços.


Escreva um comentário

* Seu comentário aparecerá após a aprovação do moderador.

Fale com a Centric

Nosso canal com os profissionais de TI

Centric Academy