Ferramentas de gestão e monitoramento: saiba como otimizar seu negócio

Ferramentas de gestão e monitoramento: saiba como otimizar seu negócio

Publicado em 28 de abril de 2021

As grandes empresas não são feitas apenas de boas ideias, produtos de qualidade e excelentes profissionais. O que sustenta o crescimento de qualquer organização é a capacidade de administração dos processos. Nesse sentido, contar com ferramentas de gestão e monitoramento torna-se imprescindível.

É, sem dúvida, um dos principais desafios que empresários, líderes e diretores enfrentam atualmente. Ao mesmo tempo que buscam lucro e retorno de investimento, eles precisam criar e administrar todas as rotinas operacionais do negócio. Parece simples, mas não se trata de uma receita de bolo.

Isso implica dizer que a estratégia que funciona para determinada companhia não necessariamente vai dar certo em outra. Os gestores precisam levar em conta os objetivos e a realidade do mercado, além de terem visão completa de tudo o que acontece em todos os departamentos e equipes.

É uma tarefa árdua para ser feita manualmente. Felizmente, não é preciso encarar esse desafio sozinho. Hoje, há diversas ferramentas de gestão e monitoramento que automatizam tarefas relacionadas ao dia a dia do negócio. Elas auxiliam (e muito) a tomada de decisão dos profissionais.

Em um cenário de intensa digitalização provocada pela pandemia de covid-19 e pelas medidas de restrição, as soluções de TI podem – e devem – ser utilizadas como apoio para otimizar a gestão e monitorar a rotina corporativa. Quanto maior a influência deles, mais rápido será o retorno esperado.

A importância de acompanhar o dia a dia nas empresas

Seja uma empresa grande ou pequena, espera-se que os gestores conheçam o andamento de todas as tarefas e projetos das equipes e, principalmente, saibam responder eventuais questões que possam surgir. Algo que só é possível quando se acompanha o andamento de toda a operação.

As ferramentas de gestão e monitoramento exercem papel fundamental nisso. Com elas, é possível automatizar o levantamento de informações e a criação de relatórios, permitindo que a diretoria se dedique mais à parte estratégica. Essa rotina é, aliás, um dos pilares da transformação digital tão em alta no mercado brasileiro.

Um estudo da Avanade, consultoria de negócios, mostra que praticamente três em cada quatro organizações nacionais (78%) usam inteligência digital na gestão – esse índice é de 69% no resto do mundo. Além disso, 90% delas têm maior engajamento dos líderes nesse processo de digitalização.

Conheça as principais ferramentas de gestão e monitoramento

Para otimizar a gestão e facilitar o monitoramento de todos os processos, é imprescindível contar com o apoio de soluções adequadas. Mais do que fazer o serviço burocrático, elas auxiliam na tomada de decisão com o fornecimento de dados e informações relevantes sobre toda a operação. Confira as principais:

1 – Controle de dispositivos desktop e mobile

A primeira dica, evidentemente, é gerenciar todos os dispositivos utilizados no dia a dia, sejam desktop ou mobile. Essa centralização é importante porque fornece uma visão completa de tudo o que está em uso pelos profissionais e até para encontrar – e encerrar – possíveis brechas de segurança que possam comprometer o negócio.

2 – Proteção da infraestrutura de TI

É preciso proteger a infraestrutura de ameaças externas, e as ferramentas de gestão e monitoramento ajudam nisso. Os ataques cibernéticos estão em alta, por isso é preciso reforçar a segurança com soluções que dificultam a ação de cibercriminosos, como gerenciamento de logs, controle de senhas e administração das redes corporativas.

3 – Gerenciamento de aplicações

Mesmo empresas que atuam exclusivamente off-line precisam de APIs em seus processos. A sigla se refere às aplicações necessárias para conectar diferentes soluções e serviços. Um gerenciamento adequado reduz o tempo de resposta para qualquer problema que apareça e até monitora a experiência do usuário que utiliza esses sistemas.

4 – Utilização da nuvem

A tecnologia de cloud computing tornou-se realidade bem comum nas empresas. Ela oferece novas oportunidades, como agilidade nos processos e até a criação de novos modelos de negócios. Em relação à gestão, a nuvem permite monitorar servidores e sites, armazenar dados com segurança e fazer o backup de forma eficiente.

5 – Administração dos usuários

Melhorar a gestão da empresa a partir das ferramentas de TI implica coordenar o acesso e os perfis de todos os usuários que podem ter acesso às redes corporativas. Essa é a função do Active Directory, uma espécie de banco de dados que traz os contatos e as permissões que cada profissional tem dentro da rede.

Busque fornecedores que sejam parceiros do seu negócio

Encontrar as melhores ferramentas de gestão e monitoramento pode parecer uma tarefa fácil, mas não é. Há inúmeras opções no mercado e, se não houver planejamento e cuidado, a chance de contratar alguma que não se ajuste a seu negócio é grande!

É preciso, portanto, encontrar fornecedores que também atuam como parceiros, oferecendo todo o apoio e suporte. A Centric Solution tem mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, trabalhando com as principais empresas do mercado e oferecendo uma equipe especializada para fazer o diagnóstico adequado ao negócio.

Quais soluções sua empresa utiliza para administrar e monitorar os processos? Deixe sua dúvida para a gente e aproveite para conhecer as marcas com as quais trabalhamos!


Escreva um comentário

* Seu comentário aparecerá após a aprovação do moderador.

Fale com a Centric

Nosso canal com os profissionais de TI

Centric Academy