Gerenciamento de serviços de TI: conheça cinco benefícios para as empresas

Gerenciamento de serviços de TI: conheça cinco benefícios para as empresas

Publicado em 13 de julho de 2021

Responda rápido: quantas soluções tecnológicas sua empresa utiliza no dia a dia? Muitos empresários nem percebem, mas a rotina produtiva está cada vez mais dependente dessas ferramentas – o que exige maior planejamento das organizações. Assim, o gerenciamento de serviços de TI torna-se fundamental na estratégia de qualquer negócio.

Sim, hoje é praticamente inimaginável encontrar uma companhia que não tenha o apoio da tecnologia. Seja uma simples planilha para fazer a gestão financeira ou complexos sistemas destinados a departamentos específicos, essas ferramentas exercem uma importância cada vez maior no ambiente corporativo.

Ao mesmo tempo que esse cenário traz praticidade e agilidade na operação de qualquer negócio, também representa um desafio e tanto. Diante da grande quantidade de soluções disponíveis, muitos processos se perdem e, pior, elas não são utilizadas de forma adequada.

É preciso, portanto, administrá-las de forma adequada. Esse é o grande objetivo do gerenciamento de serviços de TI. É uma tarefa tão importante que tem até sigla própria: ITSM (Information Technology Service Management), proveniente da expressão em língua inglesa. É um conjunto de técnicas que busca melhorar a utilização de todos os sistemas e equipamentos em uma empresa.

São vantagens que vão desde redução de custos até maior atração de investimentos, passando pela estruturação de uma rotina eficiente e produtividade de todos os colaboradores. Não faltam motivos para explicar a importância de uma gestão adequada da TI nas organizações.

Por que é importante cuidar da tecnologia?

Em um passado não muito distante, a equipe de TI era acionada, basicamente, para dois serviços principais: instalar sistemas e soluções adquiridas por uma empresa e, posteriormente, arrumar equipamentos que pudessem apresentar defeitos em sua utilização. Não havia nenhuma estratégia nisso.

Mas o mundo mudou bastante nos últimos anos, e a transformação digital fez a tecnologia deixar o papel secundário no ambiente corporativo para assumir o protagonismo no planejamento das organizações. Algo que se torna possível com o gerenciamento de serviços de TI.

Com ele, a equipe responsável pela tecnologia não fica mais passivamente à espera de problemas para resolver. Pelo contrário, deve agir de forma ativa para atender aos objetivos das demais áreas da empresa e garantir que os sistemas utilizados estejam alinhados com as metas e tarefas.

Cinco vantagens do gerenciamento de serviços de TI

Trata-se de uma tarefa importante que, quando bem executada, proporciona inúmeras vantagens para a organização. Confira cinco vantagens:

1 – Investimento eficiente em TI

As empresas brasileiras já investem 8,2% de suas receitas em soluções de TI, segundo o Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com um gerenciamento adequado, é possível utilizá-las em sua plenitude, aumentando a eficiência dos processos ao mesmo tempo que se reduzem riscos de falhas nos sistemas.

2 – Maior produtividade dos profissionais

O gerenciamento de serviços de TI não se resume ao monitoramento das soluções tecnológicas; também abrange adoção de boas práticas para todo o setor, incluindo os profissionais. Dessa forma, as organizações conseguem direcionar todas as atividades e objetivos, e as pessoas ganham mais segurança em suas tarefas.

3 – Integração aos objetivos e às metas

No mercado há uma infinidade de soluções, cada uma delas resolvendo problemas específicos. As companhias precisam garantir que esses recursos atendam a objetivos e funcionalidades propostos pelos profissionais. Com essa estratégia, é possível estipular diretrizes que guiam a utilização desses softwares em sua estrutura.

4 – Transformação digital acelerada

A pandemia de covid-19 obrigou as empresas a digitalizarem seus processos, mas eram poucas as que estavam prontas para isso. O departamento de TI, de forma geral, sempre ocupou papel secundário na estratégia da corporação. Agora, porém, é preciso rever essa questão e considerá-lo como algo prioritário no planejamento.

5 – Tomada de decisão melhor e mais rápida

Um cenário de aceleração digital exige que a tomada de decisão dos profissionais e gestores também seja rápida e, principalmente, eficiente. Para isso, as informações precisam trafegar entre os sistemas, extraindo dados e entregando insights aos líderes. A gestão da TI evita possíveis falhas graças ao monitoramento contínuo em toda a empresa.

Conte com o apoio de empresas especializadas

Buscar novidades no mundo da tecnologia não se restringe aos equipamentos e softwares lançados ao mercado todos os dias. Também se trata de buscar os melhores processos e conceitos. Isso faz o gerenciamento de serviços de TI ser uma das principais tendências em todo o mundo atualmente.

Dessa forma, é preciso encontrar os melhores parceiros. É o caso da Centric Solution. A empresa tem mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, trabalhando com as principais empresas do mercado e oferecendo uma equipe especializada para fazer o diagnóstico adequado ao negócio.

Como sua organização gerencia os serviços de TI? Quer saber quais soluções podem ajudar? Entre em contato conosco e aproveite para conhecer nossas soluções!


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