Gestão de Infraestrutura de TI: o que é e como realizá-la corretamente

Gestão de Infraestrutura de TI: o que é e como realizá-la corretamente

Publicado em 5 de agosto de 2021

Você sabe como otimizar a Gestão de infraestrutura de TI sua empresa? Não é segredo para ninguém que o departamento de Tecnologia da Informação tem importância estratégica para negócios de diferentes portes e segmentos de mercado.

Essa questão acontece porque as funcionalidades de TI ajudam as organizações a automatizarem diversos processos, reduzirem número de erros e otimizar a produtividade.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos o que é gestão de infraestrutura de TI, como funciona, quais são os benefícios dessa prática e também forneceremos dicas que o ajudaram a utilizar a gestão de infraestrutura de TI. Boa leitura!

O que é a gestão de infraestrutura de TI?

A gestão da infraestrutura de Tecnologia de Informação faz referência a uma atividade que se relaciona com a administração de recursos de TI utilizados por uma organização.

Diversas tarefas são feitas nesse segmento. Entre eles estão as políticas de TI das companhias, o gerenciamento de dados das empresas, contato com os fornecedores, definição dos perfis de profissionais para o segmento etc. Todos esses aspectos se relacionam com as estratégias gerais e objetivos estratégicos das organizações.

Como funciona a infraestrutura de TI?

A Gestão de Infraestrutura de TI conta com diversas ferramentas e visa eliminar processos duplicados, otimizar o fluxo de dados de uma empresa, assegurar eficiência nos trabalhos do setor, facilitar a adaptação de diferentes ferramentas e estabelecer um conjunto de políticas e boas práticas do setor de Tecnologia da Informação.

Esse segmento também se responsabiliza por estabelecer os indicadores de infraestrutura de TI. Eles são fundamentais para verificar a eficiência do setor, pois por meio dessas métricas, torna-se possível verificar se o segmento está trabalhando de forma a favorecer o alcance dos objetivos organizacionais.

Para que seja possível otimizar a infraestrutura de TI é necessário contar com as ferramentas adequadas. Entre as principais estão a internet, as pessoas e a presença do hardware. Destacaremos sobre elas na sequência do conteúdo.

Internet

A primeira ferramenta que faz parte da Gestão de Infraestrutura de TI é a internet. Trata-se de um aspecto básico no setor da Tecnologia da Informação, pois sem a internet torna-se impossível implementar diversos elementos do segmento, como o Big Data, Internet das Coisas, automação etc.

Essa questão acontece porque a internet é uma ferramenta básica e ela proporciona o desenvolvimento de diversas funcionalidades no segmento de TI. Sem ela, fica inviável ter uma infraestrutura robusta nessa área.

Pessoas

Outro aspecto fundamental na Gestão de Infraestrutura de TI são as pessoas. Trata-se do principal ativo das empresas, pois são elas que ajudarão as organizações a alcançarem os objetivos e ganharem espaço no mercado.

As pessoas da sua empresa serão responsáveis por implementar as ferramentas pertinentes do setor de Tecnologia de Informação e também aperfeiçoar a gestão do segmento.

Por esse motivo, é muito importante valorizá-las, proporcionar programas de qualificação profissional para que elas possam estar mais preparadas para enfrentar os novos desafios do mercado e tornarem-se mais produtivas.

Hardware

O hardware faz referência a parte física do computador e é outro um elemento básico da infraestrutura de TI. É necessário ter as peças pertinentes para que seja possível uma boa operacionalização do setor.

Software

O software, por sua vez, refere-se a parte lógica, ou seja, aos programas ou aplicativos informatizados. São eles que vão implementar novas funcionalidades do setor de TI. Por esse motivo, é fundamental ter os sistemas adequados para que seja possível otimizar a produtividade do segmento.

Quais os benefícios da gestão de infraestrutura de TI?

Destacamos anteriormente que o departamento de Tecnologia da Informação é fundamental para empresas dos mais variados portes e segmentos de mercado.

Nesse contexto, ao ter uma boa gestão, é possível assegurar uma boa estrutura na área de TI e, assim, contar com ótimas ferramentas que possam ajudar no crescimento da sua empresa e também possam favorecer para o alcance dos objetivos organizacionais.

Além disso, com uma boa administração do segmento torna-se possível automatizar diversos processos de maneira eficiente, reduzir custos e otimizar a produtividade do seu negócio como um todo.

Como realizar uma boa Gestão de Infraestrutura de TI?

Para fazer uma boa Gestão de Infraestrutura de TI é fundamental assegurar a segurança da rede da empresa com o objetivo de evitar ataques dos hackers e que pessoas indesejadas tenham acesso a informações relevantes sobre o seu negócio.

Também é muito importante contar com um sistema de cloud computing, pois essa ferramenta salva os dados automaticamente na nuvem e também faz o backup das informações. Dessa forma, diversos processos são feitos de maneira automática e torna-se possível otimizar a estrutura do segmento.

Como escolher uma excelente solução de gestão de infraestrutura de TI?

Para escolher uma boa solução de gestão de infraestrutura de TI é necessário procurar por empresas com larga experiência e boa reputação no mercado como a Centric Solution. Temos mais de 50 ferramentas da ManageEngine necessárias na administração dos seus recursos de TI.

A Gestão de Infraestrutura de TI é fundamental para ajudarem as empresas a serem mais produtivas e a reduzirem o número de erros. Considerando esses aspectos positivos, é muito importante entender esse conceito e implementá-lo da melhor forma possível para proporcionar o sucesso do seu negócio no mercado.

Você está com alguma dúvida sobre como é possível utilizar a Gestão de Infraestrutura de TI seu negócio? Entre em contato com a gente! estamos dispostos ajudá-lo a implementar esse processo da melhor forma possível na sua empresa.


Escreva um comentário

* Seu comentário aparecerá após a aprovação do moderador.

Fale com a Centric

Nosso canal com os profissionais de TI

Centric Academy