Saiba como a inteligência artificial pode ser aplicada no Service Desk

Saiba como a inteligência artificial pode ser aplicada no Service Desk

Publicado em 20 de agosto de 2021

O Service Desk é um pacote de serviços de tecnologia da informação que também pode ser chamado de central de serviços. Geralmente é integrado à TI com o objetivo de fornecer um atendimento ao cliente mais efetivo.

Quando falamos de adotar a inteligência artificial a qualquer serviço, falamos também de aumento na qualidade do negócio, assim como em vantagens competitivas.

O que é Service Desk?

Popularizado pelo ITIL, o Service Desk é um apanhado de serviços que auxilia no atendimento ao cliente. Diferente do help desk, que é focado em atendimentos de primeiro nível, o Service Desk tem o objetivo de sanar demandas mais complexas.

Assim, um serviço como o Service Desk Plus pode gerenciar incidentes e outros problemas, assim como gerenciar configurações e auxiliar na gestão de modificações, liberações e até mesmo fazer a gestão financeira e de segurança.

O Service Desk precisa de uma base ampla de conhecimento em atendimento ao cliente para sanar as demandas de resolução mais complexas. Assim, é essencial ter uma equipe dedicada ao atendimento e preparada para solucionar as questões de maneira rápida.

A Inteligência Artificial e o Service Desk

Não faz muito tempo que a Inteligência artificial era vista apenas em filmes e séries de ficção científica. Mas graças ao desenvolvimento da tecnologia, hoje em dia é possível dispor de sistemas que minimizam erros e garantem um melhor desempenho e qualidade nas entregas de diversos setores.

Passamos por tantas transformações que hoje em dia o que é surpreendente é encontrar negócios que não usam a tecnologia a seu favor, uma vez que é de amplo conhecimento que esta auxilia até mesmo nas oportunidades de venda de uma empresa.

Quando o assunto é agilizar processos e facilitar os atendimentos, principalmente quando existe um grande volume de informações a serem tratadas, a inteligência artificial pode desempenhar um papel de grande auxílio.

Com a inteligência artificial aplicada a serviços como o Service Desk Plus, ampliam-se as oportunidades de inovação e de mercados mais eficientes no setor de atendimento ao cliente.

Além disso, a inteligência artificial no Service Desk permite que os sistemas possam atender às necessidades dos negócios, agilizando os processos e tarefas repetitivas que agora podem ser automatizadas.

As vantagens da Inteligência Artificial

A inteligência artificial pode ser considerada como necessária em diversos setores empresariais e da indústria, devido a sua efetividade e capacidade de agilizar processos.

Quando a inteligência artificial é implementada no Service Desk, os resultados vão de vantagens competitivas a automação de atividades, passando pela redução no tempo de atendimento e o aprendizado contínuo inerente a essa tecnologia.

O uso da inteligência artificial em centrais de serviço como o Service Desk Plus permite que os serviços sejam aperfeiçoados com a obtenção de novos dados. A melhora no desempenho é notável e escalável e permite o aumento na capacidade do atendimento.

Um dos recursos que a inteligência artificial possibilita é o uso de chatbots, que são serviços de atendimento personalizados e automatizados, que se autoalimentam com a tecnologia e melhoram a capacidade e precisão de respostas com o passar do tempo. Os chatbots são programados para entender a linguagem humana, seus assuntos e contextos.

A capacidade de aprendizado que a inteligência artificial carrega, chamada de Machine Learning, permite que aquelas atividades mais repetitivas sejam automatizadas, deixando os colaboradores da empresa disponíveis para atuar em postos que exigem mais complexidade e estratégia.

E podemos ir além: com atividades de inteligência artificial bem aplicadas, é possível que algumas atividades de menor complexidade sejam resolvidas de maneira automática, como consultas a informações básicas de cadastro e conferência de faturas, por exemplo.

Além da capacidade de aprendizagem e da autonomia na previsão garantida pelo Machine Learning, a inteligência artificial no Service Desk é capaz de fazer sugestões a partir do histórico e perfil dos clientes, tomando como base os produtos ou serviços contratados. Isso garante maior personalização no atendimento, fazendo com que o sistema se adeque às necessidades do consumidor.

A implementação da inteligência artificial no Service Desk

São muitas as vantagens ao implementar a inteligência artificial no Service Desk, como você já pode ter notado. Mas é importante ter em mente que tomar essa iniciativa também pode carregar alguns desafios, como a dificuldade de visão a longo prazo por parte da diretoria da empresa, o medo de o investimento não trazer retorno e a insegurança dos colaboradores, que podem pensar que seus postos de trabalho estão em risco.

Porém, esses pensamentos são equivocados e até mesmo um pouco antiquados, uma vez que o investimento em tecnologia, hoje em dia, é uma das principais formas de se obter resultados mais acurados e assertivos, garantindo grande retorno para as empresas.

Os primeiros passos na implementação da inteligência artificial no Service Desk são enxergar a realidade do mercado e as demandas dos clientes, percebendo seu perfil e suas necessidades. Visualizar o cenário atual também pode ser uma forma de se convencer no investimento.

Não é totalmente incomum encontrar assistentes virtuais que prestam serviços automatizados para os clientes. A Siri da Apple e a Alexa da Amazon já fizeram o favor de acostumar os consumidores com a automatização.

Saiba mais sobre a Inteligência Artificial no Service Desk

Com tudo isso, é possível entender que a tecnologia e a inteligência artificial no Service Desk é um caminho sem volta e, quanto antes a sua empresa investir nesse setor, antes otimizará serviços de atendimento aos clientes, garantindo mais efetividade nessa área.

Se você está pensando em acelerar os processos da sua empresa e implementar a inteligência artificial nas centrais de serviço, considere o Service Desk Plus da Centric como alternativa.

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