ITIL: o que é e qual sua importância na área de TI?

ITIL: o que é e qual sua importância na área de TI?

Publicado em 9 de novembro de 2021

Cada vez mais a biblioteca ITIL vem se consolidando como a mais utilizada no que diz respeito a boas práticas na gestão de TI e suas nuances. Ela vem ajudando ao longo dos últimos anos milhares de empresas mundo à fora a traçar e executar estratégias mais assertivas no gerenciamento de serviços ligados a Tecnologia da Informação.

Nesse artigo vamos explicar tudo sobre o que é ITIL, quais são as suas práticas de gerenciamento de serviços em TI e como ela pode proporcionar um fluxo de processos e informações eficientes.

O que significa ITIL?

A palavra ITIL é uma sigla que em inglês significa Information Technology Infrastructure Library, que em sua tradução significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

Na prática ela representa uma metodologia com as melhores práticas do mercado na gestão de serviços de TI. Nesse contexto, o ITIL acaba sendo um guia e um norte para as empresas, um verdadeiro conjunto com as melhores práticas no gerenciamento de serviços da Tecnologia da Informação.

A metodologia ITIL teve origem nos anos 80 no Reino Unido, sendo inicialmente um projeto da agência governamental de TI voltado para o arquivamento e padronização do que na época era considerado como as melhores iniciativas voltadas para todo o processo de gestão de TI (Tecnologia da Informação).

O foco era documentar os processos e modelos gerenciais de sucesso, facilitando sua utilização como um verdadeiro guia para as empresas e gestores de TI.

O objetivo do ITIL é ser uma referência em melhores práticas, utilizando os seus métodos de forma assertiva e sempre alinhado com os objetivos reais e estratégicos do negócio. Dessa forma as empresas garantem uma gestão eficiente dos seus processos em TI e consequentemente uma experiência positiva com os seus clientes.

Hoje considerado como uma metodologia na gestão de TI, o ITIL se baseia no ciclo de vida dos serviços, sendo a sua estrutura dividida em cinco estágios.

Entenda como funciona o ITIL

A biblioteca ITIL atualmente é dividida em cinco volumes que englobam todo o gerenciamento dos processos e atividades de TI de uma empresa no ciclo de vida dos serviços: Estratégia de serviço, Design de serviço, Transição de serviço, Operação de serviço e Melhoria contínua de serviço.

São esses volumes que vão orientar e guiar o gestor de TI nas aplicações de práticas que de fato agreguem valor ao negócio, de acordo com o perfil de atuação da empresa.

Se aplicadas de forma estratégica, o ITIL pode contribuir para o redirecionamento da área de TI, otimizando serviços e rotinas. No atual cenário de pós-pandemia, as tecnologias estão cada vez mais inseridas no dia-a-dia das corporações, independente do seu tamanho ou segmento de atuação.

O ITIL possui processos e funções que são referências para os profissionais de TI, podendo ajudar no redirecionamento do trabalho de toda a área. Isso possibilita melhorias em todo o processo, garantindo também uma padronização nos custos.

 ITIL x Área de TI: qual a importância?

OITIL é considerado atualmente uma referência no que diz respeito as boas práticas na gestão de Tecnologia da Informação. No cenário atual, onde a pandemia afetou a economia mundial de forma abrupta, é fundamental pensar em otimizar recursos e focar em um alinhamento estratégico entre a área de TI bem como as outras áreas do negócio.

O ITIL tem um papel fundamental nesse sentido, já que ele contribui para a implementação de uma gestão muito mais eficiente no gerenciamento de serviços e TI. Dessa maneira alinhando suas estratégias a todas as outras áreas da empresa.

São diversos os benefícios proporcionados pela adoção das práticas do ITIL. Você agrega valor ao seu negócio de forma única, alinhando sua estratégia de TI aos seus reais interesses de negócio.

Outra grande vantagem é a sua flexibilidade, já que ela se adapta a vários estilos e nichos de negócios, otimizando inclusive processos e rotinas de outras áreas do negócio. Outro ponto é que não existe a necessidade de utilizar todos os métodos do ITIL, podendo adaptar suas práticas de acordo com a realidade do seu negócio.

Abaixo você pode conferir os principais benefícios do ITIL na gestão de TI.

Redução de custos

As boas práticas do ITIL focam na detecção de possíveis falhas com antecedência, minimizando a possibilidade prejuízos e perdas nas qualidades de serviços de TI.  Além disso, a otimização dos processos internos também reduz gastos, impactando positivamente o negócio como um todo.

Otimização da rotina do negócio

Ter uma gestão e infraestrutura de TI alinhada aos objetivos de negócios da empresa é fundamental. Até mesmo para alcançar os seus objetivos, a otimização dos processos é essencial.

O ITIL contribui nesse sentido, já que proporciona uma melhora não apenas nos processos de TI bem como em outros serviços e rotinas, aumentando a eficiência das corporações em todo o seu fluxo de operação.

Clientes e parceiros comerciais mais satisfeitos

A adoção da metodologia ITIL foca nas reais necessidades do usuário, direcionando as empresas para um trabalho focado em uma experiência positiva com os seus clientes e parceiros comerciais.

Com ferramentas de trabalho mais assertivas, as atividades diárias relacionadas são executadas com muito mais qualidade. Isso se reflete no atendimento aos clientes bem como nos índices de satisfação com os consumidores.

Produtos e serviços mais confiáveis

A adoção das práticas do ITIL garante uma melhora na qualidade dos produtos e serviços, mantendo a empresa sempre competitiva no mercado.

Os principais processos do ITIL

O ITIL foca o gerenciamento das atividades de TI em cinco etapas. Cada etapa do Ciclo de Vida possui sua importância em uma estratégia de negócios. Em cada etapa a metodologia é voltada para a otimização de processos. Vamos explicar a importância de cada etapa no resultado final.

 Estratégia de serviço

Aqui o foco é o entendimento aos reais objetivos da área de TI, sempre direcionando mudanças nas estratégias de gestão. É aqui que o gestor vai definir as estratégias que serão executadas. Essa etapa está muito ligada as reais necessidades do negócio.

 Projeto de serviço

Essa parte é direcionada para a definição da solução que será utilizada. É nessa etapa que serão colocadas no papel todas as ideias traçadas na etapa anterior.

Transição de serviço

Essa terceira parte é referente a produção do projeto. É nessa etapa em que a equipe de TI vai trabalhar na execução dos serviços de forma controlada, de acordo com a gestão de mudanças da organização. Tudo aqui está diretamente conectado à gestão de mudanças nas empresas.

Operação de serviço

Essa etapa tem como objetivo garantir que os processos e atividades da área de TI sejam realizados com a máxima qualidade. Tudo de acordo com os objetivos de negócios da empresa.

É nesse momento que as atividades executadas pela equipe de TI vão disponibilizar os serviços para os clientes. Nessa etapa é fundamental que todos os serviços sejam entregues sem falhas.

Melhoria contínua de serviço

Já com o serviço em plena operação, é muito importante implementar melhorias contínuas nos serviços de TI. Essa etapa é fundamental para o crescimento constante da empresa e consequentemente a satisfação dos clientes.

O objetivo principal aqui é não apenas identificar como também aplicar possíveis melhorias adicionais nos serviços. É nessa etapa que serão revisados todos os serviços de TI.

Como implementar o ITIL na sua empresa?

Uma das grandes vantagens do ITIL é a sua flexibilidade, já que ela pode ser adaptada para diferentes modelos de negócios. Quanto a sua implementação, ela pode ser inserida em estágios dentro de uma estratégia de gestão de TI, adaptando-a as reais necessidades da empresa. É importante destacar que isso deve ser feito de forma estratégica, sem atropelar as etapas.

Você não vai precisar de nenhum programa especifico para começar as suas práticas, mas sim otimizando os seus processos aos poucos e focando sempre em melhorias no dia-a-dia. As equipes de TI serão orientadas com as melhores práticas do mercado, de acordo com os objetivos e necessidades específicas do negócio.

Em um mercado tão complexo e competitivo como a Tecnologia da Informação, é fundamental ter uma equipe alinhada as melhores práticas já testadas e aprovadas por outras empresas.

Para as empresas, o ITIL vem sendo uma referência e um padrão aprovado pelo mercado, trazendo benefícios que não apenas otimizam os processos internos bem como aprimoram os serviços oferecidos, melhorando a relação das empresas com os seus consumidores.

Com a aplicação da metodologia ITIL você pode ajudar a sua empresa a oferecer melhores serviços e se manter competitivo em um mercado cada vez mais desafiador.

A rotina produtiva está cada vez mais dependente de ferramentas tecnológicas. Pensando nisso, você pode contar com a Centric para obter mais informações sobre o assunto.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre a importância do ITIL para a área de TI!

Tags da Publicação


Escreva um comentário

* Seu comentário aparecerá após a aprovação do moderador.

Fale com a Centric

Nosso canal com os profissionais de TI

Centric Academy