Não tenha medo! As soluções corporativas de TI são confiáveis

Não tenha medo! As soluções corporativas de TI são confiáveis

Publicado em 12 de janeiro de 2021

Não adianta ignorar ou fingir que elas não existem: as soluções corporativas de TI já são realidade comum no dia a dia das empresas. Independentemente do porte ou do segmento de atuação, é difícil imaginar qualquer companhia que não tenha o suporte de alguma ferramenta em seus processos.

Basta dar uma rápida olhada no dia a dia da organização para ter noção do alcance dessas soluções. Do webmail empresarial à plataforma de gestão, passando por softwares de segurança e de controle, a tecnologia já é parte integrante da rotina e das tarefas profissionais.

Entretanto, mesmo com tamanha popularidade e aceitação no uso, inclusive com dispositivos móveis e a proposta de BYOD (traga seu próprio device), ainda há uma barreira importante a ser superada. Não são poucas as companhias com dificuldade de implementar e utilizar esses recursos em seus negócios.

Receio, desconhecimento e falta de equipe são apenas alguns fatores que explicam essa situação. A pesquisa da FGVcia, o Centro de Tecnologia de Informação Aplicada vinculado à Fundação Getúlio Vargas, mostra que, enquanto as organizações de serviços investem 11,4% do faturamento em tecnologia, as companhias de comércio destinam apenas 3,8%.

Felizmente, pouco a pouco o cenário está mudando – ainda que a passos lentos e não em todos os setores. O mesmo levantamento indica que o investimento médio em soluções corporativas de TI é de 8% do faturamento nas organizações brasileiras. Número bom se comparado ao que o país enfrentava duas décadas atrás.

Por que as soluções corporativas de TI ainda assustam?

Sim, é preciso admitir: as ferramentas ainda assustam muitos empresários brasileiros, que não conseguem enxergar os benefícios por conta do medo de vazamento e roubo de informações. Dois fatores contribuem para esse cenário.

O primeiro deles é histórico. Crises políticas e econômicas ao longo do século 20 (e 21) impediram melhor preparo das organizações visando às transformações tecnológicas. O Brasil chegou tarde ao cenário de digitalização, encontrando preços inflacionados e, pior, suscetível a fornecedores que nem sempre têm capacidade de entregar aquilo que se espera.

Além disso, há o elemento cultural. Por aqui, a figura do dono que centraliza decisões com base em sua experiência compromete o desenvolvimento de uma estratégia voltada à inovação e às soluções corporativas de TI. Sem a presença de um profissional da área na diretoria executiva, os projetos realizados não têm embasamento ou referência.

A tecnologia é um caminho sem volta nas empresas

Nem é preciso dizer que esse medo é decorrente de uma visão equivocada sobre a tecnologia e os negócios em si. A pandemia de covid-19 mostrou que as ferramentas digitais impactam positivamente a rentabilidade de uma organização. Pesquisa da Accenture de 2019 já indicava que empresas que investem mais em tecnologia chegam a ter acima do dobro de receitas.

A maioria dos casos que envolvem o receio com recursos tecnológicos tem como causa principal o desconhecimento dos profissionais sobre aquela ferramenta. Portanto, mais do que investir em softwares caríssimos, o recomendado é combinar tecnologia eficiente com qualificação dos colaboradores.

Para isso, conte com o apoio de fornecedores que também atuam como consultores, oferecendo não só as melhores soluções corporativas de TI, mas auxiliando no dia a dia sempre que solicitados. Dessa forma, o medo fica para trás e a organização finalmente dá um passo importante rumo à transformação digital e ao futuro.

Conte com a Centric!

As empresas não podem ter medo da tecnologia ou do que elas podem proporcionar. Há riscos, claro, mas também há vantagens – e elas sobrepõem qualquer perigo envolvido. Com pesquisa e planejamento, é possível encontrar o melhor fornecedor e ficar mais tranquilo.

A Centric, por exemplo, tem mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, trabalhando com as principais empresas do mercado. Com sua equipe especializada, é capaz de fazer o diagnóstico adequado e recomendar a melhor tecnologia.

Quais são seus maiores medos e dúvidas com as soluções corporativas de TI? Conte para a gente nos comentários e aproveite para conhecer nosso portfólio de produtos e serviços.


Escreva um comentário

* Seu comentário aparecerá após a aprovação do moderador.

Fale com a Centric

Nosso canal com os profissionais de TI

Centric Academy