O inverno está chegando e o ciberataques também – o seu firewall já está pronto?

O inverno está chegando e o ciberataques também – o seu firewall já está pronto?

Publicado em 15 de agosto de 2018

Na série de sucesso da HBO, Game of Thrones, os Sete Reinos construíram uma muralha para impedir a invasão dos White Walkers e, por muitas gerações, ficaram seguros com essa medida. Mas até mesmo as fortificações mais resistentes podem cair se administradas de maneira inadequada; como a Muralha ao longo da fronteira dos Sete Reinos, a verdadeira força vem daqueles que a defendem.

Da mesma forma, o seu firewall é a primeira linha de defesa contra ataques cibernéticos. Com um conjunto estável de regras ou políticas em vigor, você pode manter sua empresa protegida contra hackers. Mas manter o controle das políticas de segurança do firewall é um grande desafio por si só. Mesmo pequenas organizações podem ter centenas de normas para gerenciar, enquanto as maiores podem ter milhares. Muitas dessas regras datam de mais de cinco a dez anos, e muitas vezes há uma falta de continuidade na definição de novas políticas, já que a maioria das normas é herdada de predecessores. Essa má gestão de regras afeta severamente o desempenho do firewall, deixando sua rede vulnerável a violações de segurança.

Ataques cibernéticos são iminentes. Suas regras de firewall estão otimizadas para a defesa contra ameaças?

Ataques direcionados continuam a se expandir, com um aumento de 600% em ataques de IoT, Internet das Coisas, em 2017. Nesse mesmo ano, a incidência de cryptojacking explodiu em 8.500%. Enquanto isso, o Ransomware mudou seu foco de tentativa de extrair alguns resgates mais altos de empresas maiores para coletar muitos resgates menores ameaçando um grande número de pequenas empresas. O Gartner prevê que 99 % das vulnerabilidades exploradas continuarão sendo desconhecidas pelos profissionais de segurança e TI por pelo menos um ano. O Gartner também conclui que a melhor e mais barata maneira de mitigar ataques cibernéticos causados por vulnerabilidades conhecidas é removê-las completamente por meio de correções regulares.
De acordo com essas tendências preocupantes de segurança de rede, suas regras e políticas de firewall precisam estar sempre em mente. Se você quiser ficar à frente dos criminosos virtuais de hoje, as políticas também devem ser atualizadas periodicamente. Para ajudar a detectar e corrigir as vulnerabilidades em suas políticas de firewall, estas são algumas das práticas recomendadas para o seu departamento de TI:

Remova regras sem uso: ao longo dos anos, novas políticas são estabelecidas por diferentes administradores de segurança. Essa sucessão faz com que regras se acumulem até causar estresse no firewall. Para evitar o colapso do firewal, exclua regularmente as regras não utilizadas.
Elimine as anomalias nas regras: como novas regras são definidas sem análise das anteriores, há uma boa chance de que essas normas se tornem redundantes ou entrem em conflito umas com as outras. Essas anomalias podem afetar negativamente o desempenho do firewall. Portanto, é preciso analisar periodicamente e remover esses desvios.
Aperfeiçoe políticas: a criação das regras mais comuns e a eliminação das menos usadas melhora a capacidade de processamento do firewall. Esta é uma atividade que deve ser executada regularmente, porque diversos tipos de normas são usados ​​em momentos diferentes.

Limite regras fracas: regras permissivas dão aos usuários mais liberdade, o que pode fazer com que eles tenham acesso a mais recursos do que precisam para executar funções relacionadas à empresa. Isso leva a dois tipos de problemas:
1. Largura de banda de rede insuficiente ou super atutilizada.
2. Maior exposição a sites potencialmente maliciosos.
Evite estes problemas limitando as regras permitidas.

Defina Alertas de Regra: configurar alertas quando regras específicas são ativadas é uma boa maneira de determinar a causa e a consequência de um ataque de segurança. Isso não apenas ajuda a identificar IPs suspeitos, mas também indica o usuário interno que tenta acessar o IP.
Essas práticas recomendadas ajudam a melhorar o desempenho do seu firewall, mas você sabe o que facilita ainda mais a otimização das políticas de firewall?
Uma ferramenta que permita analisar os indicadores e fazer sugestões para o desempenho eficiente do firewall.

O Firewall Analyzer é uma ferramenta que permite analisar os números e fazer sugestões para o desempenho eficiente do seu firewall.

A solução Firewall Analyzer usa protocolos seguros como Telnet, SSH e SCP para recuperar informações de regras dos dispositivos de segurança e fornecer uma variedade de relatórios e insights sobre as políticas de firewall.
Com o módulo Gerenciamento de regras do Firewall Analyzer, é possível obter uma análise completa com todos os detalhamentos:

1. Regras de Firewall
Tenha acesso a relatórios detalhados sobre todas as regras negadas, permitidas, de entrada, de saída e inativas.

2. Regra de anomalias
Detecte e registre anomalias de redundância, generalização, correlação, sombra e agrupamento de anomalias no firewall.

3. Regras não utilizadas
Obtenha uma lista completa de todas as regras não utilizadas.

4. Otimização de políticas
Informações sobre como melhorar o desempenho alterando a ordem das regras.

 

Os ataques estão chegando. Assegure-se de que sua empresa está pronta. Experimente a ferramenta com um período de teste gratuito de 30 dias do Firewall Analyzer.

Fique por dentro do desempenho do seu firewall.


Escreva um comentário

* Seu comentário aparecerá após a aprovação do moderador.

Fale com a Centric

Nosso canal com os profissionais de TI

Centric Academy