O que é gestão de ativos de TI e como ele pode otimizar os negócios?

O que é gestão de ativos de TI e como ele pode otimizar os negócios?

Publicado em 14 de maio de 2019

A gestão de ativos de TI é uma tarefa importante para qualquer negócio, mas com as ferramentas adequadas. Essa tarefa pode ser simplificada com o uso de um software de gestão de ativos de TI, por exemplo, que pode fornecer uma enorme vantagem para otimizar o gerenciamento de seu software e hardware.

O que é gestão de ativos de TI?

A gestão de TI é “ um conjunto de práticas de negócios que incorporam ativos de TI nas unidades de negócios da organização. Ele une as responsabilidades contratuais, de inventário, financeiras e de gerenciamento de riscos para gerenciar o ciclo de vida geral desses ativos, incluindo a tomada de decisões táticas e estratégicas em um ecossistema de TI”. 

 A gestão de Ativos é geralmente combinada ao gerenciamento de serviços de TI (ITSM) e ao gerenciamento de operações de TI (ITOM) para oferecer uma abordagem holística ao gerenciamento de TI corporativo.

O software de gestão de ativos de TI é a subseção do ITAM (sigla em inglês IT ASSET MANAGEMENT) que abrange hardware e software em geral. 

As empresas podem usar um software ITAM para ver como os ativos estão sendo utilizados, o que, por sua vez, os ajuda a encontrar e remover quaisquer instâncias supérfluas de hardware e software para reduzir os custos indiretos.

Por que o software de gestão de ativos de TI é tão importante?

Uma empresa é composta por diferentes departamentos e cada departamento terá seu próprio conjunto de ativos de TI. Esses ativos de TI são caros e geralmente exigem manutenção regular, como renovações de licenças, atualizações, etc., para manter o valor. 

Com o software ITAM certo, os técnicos poderão monitorar todo o hardware e software de um local central, reduzindo custos e melhorando a produtividade de um negócio.

De acordo com o Gartner , “ o gerenciamento de ativos de TI fornece uma conta precisa dos custos e riscos do ciclo de vida dos ativos de tecnologia para maximizar o valor comercial das decisões de estratégia de tecnologia, arquitetura, financiamento, contratual e sourcing. 

O ITAM não se limita a gerenciar hardware ou software; Ele também inclui uma abordagem holística em que toda a infraestrutura de TI, a tecnologia empregada, as finanças, os procedimentos de dados e as decisões de negócios podem ser examinados e simplificados.

Tipos de gerenciamento de ativos de TI

O gerenciamento de ativos em geral pode ser usado para se referir a muitas coisas diferentes em um ambiente de TI. Abaixo estão alguns tipos comuns de gerenciamento de ativos de TI.

Gerenciamento de hardware:
esse é o gerenciamento de ativos físicos, incluindo desktops, laptops, servidores, teclados, mouses, impressoras, dispositivos IoT e muito mais.

Gerenciamento de software:
isso inclui o gerenciamento de ativos de TI, como aplicativos, programas e software.

Gerenciamento de ativos digitais:
esse é o gerenciamento de arquivos corporativos, pastas, fotos, vídeos e outros arquivos de mídia que também se enquadram em ativos de TI.

Gerenciamento de licença:
isso inclui o gerenciamento de software comercial com base em seu uso e papel na produtividade.

Entendendo a gestão de ativos de TI e seu ciclo de vida

Software de gerenciamento de ativos de TI

As empresas lidam com todos os diferentes tipos de ativos em seus ecossistemas, incluindo ativos físicos e digitais. 

Gerenciar esses ativos complexos é uma rotina crucial; manter o hardware bem conservado e consertá-lo rapidamente se ele quebrar ajuda a promover a eficiência por meio da empresa como um todo, mantendo os aplicativos atualizados e monitorando o número de licenças adquiridas em relação àquelas usadas para fornecer retornos melhores no longo prazo.

Como o software de gerenciamento de ativos de TI pode ajudar a agilizar a continuidade dos negócios?

Com o software adequado de gerenciamento de ativos de TI, os administradores de TI podem simplificar facilmente todo o ciclo de vida dos ativos de TI corporativos. Abaixo estão alguns dos benefícios para a utilização de um software de gerenciamento de ativos de TI.

Gerenciamento automatizado de inventário:
descubra todos os dispositivos e aplicativos de rede automaticamente sempre que eles entram ou saem do ecossistema corporativo.

Gerenciamento de licenças:
identifique o hardware e o software existentes dentro de um ecossistema corporativo para medir o uso de licenças e renovações de garantia.

Proibindo aplicativos:
softwares indesejados, como aplicativos sociais, de jogos e de torrent que prejudicam a eficiência, devem ser proibidos no ambiente corporativo para aumentar a produtividade dos funcionários e a segurança de TI.

Bloquear EXEs:
qualquer EXE flutuante e outros aplicativos baseados em EXE que sejam impróprios para a rede corporativa devem ser bloqueados.

Medição:
O uso de software comercial em toda a rede de computadores ajudará os administradores de TI a identificar a quantidade certa de licenças que devem ser renovadas para o ano seguinte.

Por que o Desktop Central como um software de gerenciamento de ativos de TI fará a diferença?

O Desktop Central, o software de gerenciamento de ativos de TI da ManageEngine, permite que você gerencie os ativos de TI de forma holística. 

Com seus recursos exclusivos de ITAM, o Desktop Central pode ajudar com todo o processo de gerenciamento de inventário de TI, incluindo gerenciamento de licenças, dispositivos USB e usuários e grupos, além de outras configurações específicas de rede para navegadores, impressoras, unidades de rede, firewalls e Wi -Fi.

Em comparação com outros softwares de gerenciamento de ativos de TI no mercado, o Desktop Central oferece a mais ampla gama de recursos a um preço que não vai quebrar o banco. Gerencie seus smartphones, tablets, servidores, desktops, laptops e quiosques com suporte a sistemas operacionais para Windows, Mac, Linux, iOS, Android, TvOS, SO Chrome e muito mais.

Baixe sua avaliação gratuita do Desktop Central agora e inicie imediatamente sua implementação do ITAM. O Desktop Central é um software de gerenciamento de ativos de TI completamente gratuito para 50 terminais. Deixe o ManageEngine Desktop Central ser o catalisador para sua estratégia ITAM.


Escreva um comentário

* Seu comentário aparecerá após a aprovação do moderador.

Fale com a Centric

Nosso canal com os profissionais de TI

Centric Academy