O que é MDM e como utilizá-lo para o gerenciamento remoto

O que é MDM e como utilizá-lo para o gerenciamento remoto

Publicado em 6 de julho de 2021

A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) impulsionou o trabalho remoto, exigindo que empresas e funcionários tenham uma maior flexibilidade para administrar as demandas.

Por outro lado, isso deve ser feito com responsabilidade e segurança. Essa conjuntura contribuiu para o uso do Mobile Device Management (MDM), recurso responsável por monitorar dispositivos móveis.

Hoje, muitos funcionários estão usando smartphones, tablets e outros equipamentos portáteis para resolver diversas demandas do trabalho. 

Em virtude disso, é necessário que haja um grande cuidado com as informações presentes nesses recursos. Afinal, um vazamento ou roubo de dados compromete bastante a imagem de qualquer companhia atualmente.

Neste artigo, vamos apontar diversos fatores relacionados com a aplicação do Mobile Device Management no mundo corporativo. Confira!

O que é Mobile Device Management?

É uma solução que proporciona aos profissionais de TI os recursos ideais para a implantação, monitoramento e gerenciamento remoto de equipamentos, como celulares, iPads e notebooks.

Trata-se de uma ferramenta muito adotada por empresas ou instituições de ensino que dependem da tecnologia para executar uma série de atividades. As soluções de Mobile Device Management apresentam uma série de funcionalidades, como:

  • Gerenciamento over-the-air;
  • Configuração remota de setup inicial dos dispositivos;
  • Criação do inventário cloud-base dos equipamentos;
  • Gestão remota dos apps a serem instalados, atualizados ou removidos;
  • Filtros para restringir o acesso a conteúdo na internet.

O MDM também possui recursos para a configuração de senhas. O objetivo é aumentar o nível de segurança dos equipamentos e garantir aos usuários mais tranquilidade para executar as atividades profissionais.

Quando o MDM deve ser aplicado

É uma solução que precisa ser adotada por empresas que utilizam vários dispositivos móveis para efetivar tarefas corporativas. Cada vez mais as companhias estão optando por dar mais mobilidade para a equipe, porque perceberam que esse é o melhor caminho para manter a produtividade em um elevado patamar.

Corporações de diversos segmentos (telecomunicações, comércio, marketing, entre outras) colégios e faculdades estão usando o Mobile Device Management para ter um maior dinamismo e consequentemente serviços com qualidade superior ao dos concorrentes.

 A importância da solução MDM

Proporcionar condições de os empregados terem mais capacidade de responder às demandas com agilidade é um dos motivos que justificam investir em Mobile Device Management. Não basta tomar uma decisão com inteligência e bom senso, porque as ações devem ser feitas com rapidez e eficiência para serem mais efetivas.

Além de gerir os dispositivos móveis de forma exemplar, é necessário ter recursos que ofereçam mais proteção aos dados corporativos, principalmente em tempos de home office. E para isso ser viável, a MDM é uma excelente alternativa. 

Como o MDM funciona

Com a intenção de ajudar você a compreender melhor a dinâmica dessa solução, vamos apresentar como ela funciona, de maneira detalhada, por meio dos tópicos abaixo, Acompanhe!

Gerenciamento remoto

Administrar as informações corporativas é uma tarefa que exige bastante cuidado. Por isso, é fundamental contar com o MDM para ter uma visão mais ampla dos dados institucionais que estão armazenados nos dispositivos.

Essa prática também ajuda a constatar que aplicativos estão sendo usados nos equipamentos, o que contribui para minimizar incidentes de segurança da informação.

Segurança de dados

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as organizações precisam ter um extremo cuidado com as informações que gerenciam. Qualquer roubo ou vazamento pode causar sérios prejuízos financeiros e de imagem.

Ao contar com uma solução MDM, é possível adotar mecanismos de segurança que dificultam, ao máximo, o sucesso dos cibercriminosos. Com o trabalho remoto em evidência, é indicado que sejam adotados recursos voltados para elevar a proteção dos dispositivos móveis.

Controle de acessos

Uma alternativa interessante para diminuir as vulnerabilidades dos equipamentos consiste em utilizar métodos para controlar os acessos. Nesse caso, o ideal é fazer com que cada aparelho tenha restrições, por exemplo, para visitar determinados sites e baixar aplicativos.

Essa ação deve estar bastante alinhada com a política de segurança da informação e ser de conhecimento dos colaboradores para evitar problemas.

Configuração de dispositivos

Para os equipamentos funcionarem de acordo com as normas organizacionais, é válido contar com uma solução MDM para estarem devidamente configurados.

Essa iniciativa ajuda bastante a estabelecer os softwares que podem ser instalados nos aparelhos. Além disso, é uma forma de consolidar os critérios que vão nortear o uso dos dispositivos pelos colaboradores.

Distribuição de conteúdo

A partir de uma configuração eficiente e uma padronização dos aplicativos que devem estar presentes nos aparelhos, uma empresa tem condições favoráveis para distribuir informações importantes para os empregados por meio de um programa de e-mail ou algum app utilizado para a comunicação institucional.

Alguns colégios, por exemplo, utilizam apps específicos para promover uma interação com todos os membros da comunidade escolar. Isso facilita a troca de informações e ajuda a melhorar os serviços.

Inventário e monitoramento de dispositivos

Com uma ferramenta MDM, é perfeitamente viável ter uma noção exata da quantidade exata de dispositivos que estão sendo utilizados durante um determinado período. Contar com esse dado é relevante para verificar se a organização realmente tem o número ideal de aparelhos para os funcionários.

Além disso, a solução Mobile Device Managementviabiliza monitorar o uso dos dispositivos pelos funcionários, o que ajuda a constatar se os recursos estão sendo empregados de acordo com as regras empresariais. 

Integração de ferramentas

Facilitar o acesso às informações é um dos grandes desafios enfrentados pelas companhias no cenário atual. Para superar essa dificuldade, uma ação interessante é adotar ferramentas capazes de integrar sistemas, permitindo, principalmente aos gestores uma visão ampla do momento vivido pela corporação.

Esse fator, sem dúvida, tem um grande peso para a tomada de decisão ser mais assertiva.

Otimização de processos

Tornar o trabalho da equipe mais simples e ágil é um dos grandes objetivos das instituições. Afinal, a produtividade dos funcionários precisa ser aprimorada para os resultados estarem dentro ou acima das expectativas.

A solução MDM também colabora para que os processos sejam otimizados por meio do uso de dispositivos móveis. Dessa maneira, uma empresa encontra as condições ideais para ser mais competitiva.

Saiba mais sobre MDM com a Centric

Com a transformação digital em evidência, as empresas não podem perder tempo e precisam de agilidade para aproveitar as melhores soluções do mercado de TI. Pensando nisso, a Centric disponibiliza uma solução MDM capaz de oferecer segurança, agilidade, praticidade e foco em resultados para o público-alvo.

Se está em busca de ferramentas para dinamizar a gestão de dispositivos móveis do seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos dispostos a ajudar a vencer novos desafios!


Escreva um comentário

* Seu comentário aparecerá após a aprovação do moderador.

Fale com a Centric

Nosso canal com os profissionais de TI

Centric Academy