O que é o CMDB e como ele auxilia na gestão da sua empresa

O que é o CMDB e como ele auxilia na gestão da sua empresa

Publicado em 30 de junho de 2021

O uso de dados se tornou estratégico para qualquer empresa. Estamos na era da transformação digital, onde não há mais espaço para decisões tomadas com base em achismo ou apenas no feeling da equipe.

Contudo, a forma como gerenciamos os dados é fundamental para permitir que eles sejam efetivamente usados com inteligência.

Nesse contexto, o CMDB se tornou um aliado poderoso das empresas. Ainda assim, é natural ter algumas dúvidas sobre como ele funciona e por que é tão importante. Pensando nisso, criamos este conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre esse sistema. Confira!

O que é o CMDB?

O Banco de Dados do Gerenciamento de Configuração — em inglês, Configuration Management Database (CMDB) — é um conjunto de informações sobre itens de configuração (ICs) de uma instituição. Como o próprio nome sugere, esse material é mantido em um banco de dados.

De forma mais detalhada, o CMDB contém informações sobre infraestrutura, sistemas, aplicações e negócios da organização. Sua função é servir de base para que a TI tenha uma visão panorâmica dos dados da empresa. Afinal, toda estratégia de gestão é mais eficiente quando temos à disposição um mapa organizado do objeto gerenciado.

As fontes dos dados, por sua vez, podem ser muitas. Em geral, a informação é coletada de áreas e processos como:

  • gerenciamento de rede e sistemas;
  • processos de mudança e migração de sistemas;
  • inventários;
  • documentações;
  • entre outros.

O objetivo do CMDB é ajudar a TI a entender melhor a relação entre cada componente ou sistema tecnológico e as configurações realizadas. Em outras palavras, é uma espécie de documentação detalhada da arquitetura de hardwares e softwares.

Quais as vantagens de contar com um CMDB?

O CMDB fornece um mapa da rede do negócio, incluindo seus dispositivos de hardware, software e as configurações que relacionam todos eles. Consequentemente, há uma série de benefícios para a empresa, a começar pelo maior controle dos ativos.

É preciso ter em mente que, hoje, isso vai além dos equipamentos físicos. O inventário de ativos envolve também softwares, licenças, plataformas e outros bens digitais. Com o CMDB a empresa pode gerenciar essa infraestrutura e identificar, por exemplo, o momento de modernizar um equipamento ou renovar uma licença.

Outro benefício é poder avaliar eventuais ativos que ainda não tenham sido inseridos nos sistemas de controle, a fim de promover um controle mais eficiente das tecnologias da empresa. A partir disso, a TI pode fazer a manutenção do status dos itens para monitorá-los.

Vale destacar o papel do CMDB na realização de auditorias, já que ele é o caminho mais objetivo para entender as características da infraestrutura como um todo.

Qual a importância do CMDB para a TI?

Além dos benefícios listados acima, o CMDB tem impactos significativos na gestão de TI. Um exemplo disso é a possibilidade de minimizar a redundância e aumentar a disponibilidade dos ativos digitais. O sistema é acessado por todos os membros da equipe e basta que um deles insira a informação para que ela seja atualizada para os demais.

Para complementar, o CMDB ajuda a detectar com mais agilidade eventuais situações de não conformidade em auditorias. Caso um novo equipamento ou software seja implementado, o banco de dados é o principal recurso para fazer a checagem entre a infraestrutura e o inventário.

Por fim, sua utilização ajuda a TI a reduzir custos operacionais e de manutenção. Ao reduzir a redundância e aumentar a disponibilidade da rede, a performance do sistema como um todo é melhor.

Somado a isso, a gestão de licenças é feita com mais eficiência, evitando multas por atraso ou mesmo a aquisição de mais licenças do que a empresa realmente precisa.

Como implementar e gerenciar o CMDB?

O processo exige um bom planejamento antes de ser executado, além de suporte de todos os colaboradores. O motivo é que não basta criar um grande inventário de ativos, mas implementar mudanças para que a tecnologia seja utilizada com eficiência para otimizar processos.

O primeiro passo é justamente fazer o levantamento dos itens. Lembre-se que não se trata apenas de hardware e software em contato direto com o usuário, mas também os servidores, switches, roteadores etc. Feito isso, é hora de planejar a parte mais sensível do CMDB: sua gestão.

O uso do banco de dados deve ser parte da cultura da empresa, pois é fundamental que ele seja mantido atualizado. Isso significa acompanhar todo o ciclo de vida dos ativos: da compra ou instalação, passando pelas manutenções e chegando ao descarte, doação ou venda, quando for o caso.

Contudo, é importante que isso seja feito dentro de um contexto de ITIL, para que os colaboradores — sobretudo a equipe de TI — tenham uma referência daquilo que deve ser feito. Os times devem ser conscientizados e treinados para que as melhores práticas estejam presentes em suas rotinas de trabalho.

Saiba mais sobre CMDB

Somado a essas informações, é fundamental contar com um software de gestão de CMDB. A ferramenta será integrada ao banco de dados para oferecer uma interface mais amigável e as funcionalidades que a TI precisa para usar a informação de maneira estratégica. A boa notícia é que você não precisa investir pesado para criar esse software.

A Centric, por exemplo, é especialista em implementação, treinamento e suporte ao uso de soluções tecnológicas corporativas. Um dos diferenciais da empresa é ir além do funcionamento do software, sendo capaz de diagnosticar as demandas de cada negócio para ajudar a colocar a tecnologia para trabalhar a seu favor.

Por isso, vale a pena contar com o apoio de quem mais entende do assunto na hora de implementar seu CMDB e gerenciar esse banco de dados. Em pouco tempo, você otimiza o uso da tecnologia, podendo reduzir custos e usar a informação de maneira estratégica.

Se quer criar seu CMDB e garantir que os processos funcionem com eficiência nas suas equipes, entre em contato com a Centric. Nossas equipes de especialistas estão prontas para tirar suas dúvidas!

Aproveite seu contato para conhecer nossas duas soluções que podem ser de seu interesse: o Service Desk Plus e o AssetExplorer. Consulte nossos especialistas para mais informações!


Escreva um comentário

* Seu comentário aparecerá após a aprovação do moderador.

Fale com a Centric

Nosso canal com os profissionais de TI

Centric Academy