Quer melhorar a eficiência da empresa? Conheça 5 soluções de TI essenciais

Quer melhorar a eficiência da empresa? Conheça 5 soluções de TI essenciais

Publicado em 29 de setembro de 2020

Dê uma olhada nos processos de seu negócio. É possível dizer que a eficiência da empresa está adequada aos objetivos de curto, médio e longo prazo estipulados anteriormente? A resposta a esse questionamento passa pela utilização de ferramentas de TI que realmente agregam no dia a dia corporativo.

Hoje, se já é difícil imaginar nossas vidas sem o apoio da tecnologia, a missão torna-se mais complexa dentro das organizações. Independentemente da área ou do porte da companhia, é preciso contar com recursos tecnológicos em sua estrutura para apoiar seu desenvolvimento e crescimento.

Há soluções para tudo: desde “simples” serviços em cloud para armazenamento de arquivos até grandes estruturas de segurança da informação. O avanço da área nas últimas décadas provocou uma verdadeira revolução nas empresas – não apenas na produtividade, mas na reformulação de modelos de negócios. 

A questão é que a tecnologia, por si só, não vai resolver todos os problemas da empresa. Ou seja, não basta implementar as primeiras soluções que aparecem ou apostar naquelas que são mais caras. É preciso saber quais ferramentas são mais indicadas levando em conta não só as metas, mas a própria rotina das equipes.

Diante disso, é preciso ter muito planejamento para encontrar os recursos mais adequados à companhia. Além disso, é preciso escolher bem os fornecedores e parceiros que irão fazer a implementação. Com o suporte adequado, a tecnologia está pronta para apoiar o crescimento sustentável do negócio.

Como a tecnologia impacta o desempenho corporativo?

Inúmeros fatores influenciam a eficiência da empresa: cenário macroeconômico, concorrência, produtividade dos colaboradores, investimento em inovação, etc. Contudo, a tecnologia exerce papel preponderante em todos esses indicadores e, consequentemente, na estratégia da organização.

A principal vantagem das ferramentas de TI diz respeito justamente à capacidade de automatização de processos burocráticos. Com recursos bem implementados, é possível agilizar as tarefas enquanto os profissionais se dedicam a assuntos mais estratégicos.

Além disso, com o apoio de uma parceira no fornecimento e consultoria de soluções, os custos também tendem a diminuir. Afinal, com processos automatizados e eficazes, há menos desperdícios e maior agilidade na correção de possíveis falhas. O velho desejo de fazer mais com menos finalmente se torna realidade.

Cinco ferramentas que melhoram a eficiência da empresa

Monitoramento e gerenciamento de redes: mesmo antes da pandemia de covid-19, a rotina produtiva já contava com inúmeros dispositivos e equipamentos que trafegam informações. Assim, este recurso monitora o desempenho da rede por meio da gestão de falhas, workflows para automação de ações e até dashboards que facilitem a tomada de decisão.

Controle de acesso e de identidade: durante o trabalho remoto, é preciso ter cuidado com o acesso dos colaboradores às soluções de TI da empresa. Com uma plataforma própria para controlar a entrada dos usuários, identificando-os de forma adequada, é possível automatizar tarefas como a criação de contas em um fluxo seguro.

Mapeamento de dispositivos: a melhora na eficiência da empresa passa pela identificação e mapeamento de todos os dispositivos utilizados na rotina corporativa. Assim, um recurso que consegue monitorar estes dispositivos (desktop e mobile), automatizando implementações e restringindo o uso de aparelhos USB na rede, proporciona maior segurança aos dados e ativos de TI.

Restauração de dados: qualquer descuido pode fazer com que informações valiosas sejam perdidas, exigindo um tempo considerável para recuperá-las depois. Com uma plataforma específica, é possível oferecer proteção contra perda de dados tanto em ambientes físicos quanto na nuvem, além de garantir a recuperação das informações por meio de backups realizados constantemente.

Respeito ao compliance: é preciso respeitar as leis e normas de conformidade do setor, principalmente com a entrada da LGPD no Brasil, em 2020. Torna-se fundamental ter uma ferramenta que apresente relatórios para que o gestor tenha visão completa de toda sua estrutura de TI e, principalmente, possa tomar medidas para garantir a conformidade de acordo com as principais regras.

Conte com o apoio da Centric!

Agora que você já sabe quais soluções de TI impactam positivamente a eficiência da empresa, o próximo passo é traçar uma estratégia para potencializar ainda mais a produtividade e rentabilidade do negócio por meio das ferramentas adequadas.

Com a parceira certa, os resultados serão alcançados rapidamente. A Centric, por exemplo, possui mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, trabalhando com as principais empresas do mercado.

Você utiliza alguma solução citada? Gostaria de acrescentar outra? Deixe sua resposta nos comentários e aproveite para entrar em contato e saber como podemos ajudá-lo!


Escreva um comentário

* Seu comentário aparecerá após a aprovação do moderador.

Fale com a Centric

Nosso canal com os profissionais de TI

Centric Academy