Quer potencializar a gestão de recursos de TI? Veja todas as dicas

Quer potencializar a gestão de recursos de TI? Veja todas as dicas

Publicado em 8 de junho de 2021

Ter as melhores soluções de tecnologia em mãos não é mais suficiente no ambiente corporativo. Hoje, é preciso saber o que fazer com elas e, principalmente, extrair o máximo de eficiência possível. Dessa forma, a gestão de recursos de TI passa a ocupar papel central na estratégia das organizações.

Essas ferramentas estão em evidência na sociedade. Se não existissem, a vida seria muito mais difícil durante a pandemia de covid-19. Elas permitiram que as pessoas pudessem comprar, trabalhar, aprender e até se divertir sem ter que sair de casa mesmo com a suspensão de atividades presenciais.

Isso implica maior presença dessas soluções nas relações sociais e, claro, na rotina das organizações. As empresas não podem viver mais sem os sistemas e softwares que automatizam processos e entregam relatórios detalhados com todas as informações necessárias para a tomada de decisão.

Fazer a gestão de recursos de TI também potencializa a transformação digital que está em curso no país. O conceito já era importante antes do avanço do novo coronavírus, mas agora tornou-se vital justamente pela necessidade de as empresas digitalizarem seus modelos de negócios.

Somente a administração adequada de todos os recursos tecnológicos vai possibilitar que a empresa consiga alcançar os objetivos esperados. É o único jeito de conseguir um máximo resultado sem comprometer ainda mais os processos e a produtividade dos colaboradores. A gestão de TI, como se vê, nunca foi tão importante quanto agora.

O que é gestão de recursos de TI?  

De forma resumida, podemos compreender como um conceito cujo único objetivo é proporcionar os melhores equipamentos e softwares para a empresa, possibilitando resolver as principais dores do dia a dia. Além disso, envolve também instalação e implementação, acompanhamento de métricas e análise de resultados.  

A gestão de recursos de TI, contudo, vai além dessa explicação simples. Entre outras possibilidades, ela deve facilitar o acesso à tecnologia entre todos os profissionais e colaboradores, otimizar a operação como um todo, ampliar o ROI (retorno sobre investimento) na aquisição de novas tecnologias, encontrar as melhores soluções de acordo com a demanda e o perfil, etc.

Por fim, é necessário realçar que a gestão dos ativos de tecnologia reforça ainda mais o papel estratégico desse setor. Afinal, a partir da visão completa proporcionada por uma administração adequada e transparente, os gestores terão em mãos relatórios corretos com dados, a matéria-prima necessária para uma boa tomada de decisão.

Conheça cinco dicas para potencializar os recursos de TI

A quantidade de sistemas e equipamentos utilizados no dia a dia das organizações tende a aumentar nos próximos anos. Acompanhar essa movimentação requer planejamento e preparo. Confira algumas dicas:

1 – Busque eficiência

A despeito das incertezas econômicas, as empresas continuaram produzindo e vendendo, mesmo com quedas nas receitas. Em outras palavras: foi preciso ser certeiro, entregando o mesmo resultado com menos custos. Isso só foi possível com o apoio de soluções de TI capazes de automatizar processos e permitir que a produtividade continuasse em alta.

2 – Agilize a tomada de decisão

As transformações são cada vez mais rápidas e as empresas precisam acompanhar essa velocidade se quiserem aproveitar todas as oportunidades. Com a gestão de recursos de TI, é possível direcionar – e utilizar – as ferramentas nas áreas mais necessitadas, permitindo resolver problemas e extrair insights rapidamente para embasar as melhores decisões.

3 – Reforce a segurança digital   

O ataque de cibercriminosos é, de longe, o problema mais grave para uma empresa, uma vez que pode roubar dados sigilosos das organizações. A maior proteção das informações e da estrutura depende de uma gestão completa da infraestrutura de TI, identificando quais equipamentos estão mais vulneráveis e monitorando possíveis invasões.

4 – Mude o papel da TI

Se antes a equipe de TI era vista como algo complementar às áreas mais importantes, hoje a situação se inverteu. Todas as companhias precisam colocar as soluções tecnológicas em posição de destaque em suas estratégias. Vai ser por meio delas que irão superar a fase difícil da pandemia e crescer quando a situação se normalizar nos próximos anos. 

5 – Mantenha a governança em dia

É preciso ter políticas de governança, isto é, iniciativas voltadas ao compliance. Deve-se garantir que os sistemas estejam alinhados às boas práticas e sejam capazes de entregar os melhores resultados respeitando sempre os consumidores e demais stakeholders das organizações.

As melhores soluções estão aqui!

Fazer a gestão de recursos de TI não é uma tarefa fácil, mas é possível com o apoio de empresas que têm know-how no mercado de tecnologia e trabalham com as melhores marcas. Mais do que fornecedores, essas organizações atuam como consultores, identificando os melhores recursos para cada estratégia.

A Centric Solution, por exemplo, tem mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, trabalhando com as principais empresas do mercado e oferecendo uma equipe especializada para fazer o diagnóstico adequado ao negócio.

Qual é o cenário da gestão de TI em sua empresa? É possível melhorá-la? Então entre em contato conosco e aproveite para conhecer nossas soluções!


Escreva um comentário

* Seu comentário aparecerá após a aprovação do moderador.

Fale com a Centric

Nosso canal com os profissionais de TI

Centric Academy