Segurança da informação: saiba como proteger seu principal ativo

Segurança da informação: saiba como proteger seu principal ativo

Publicado em 2 de setembro de 2020

Poucos setores são tão importantes em uma empresa quanto o da segurança da informação. A automatização dos processos e o uso cada vez maior de sistemas tecnológicos levam a um volume grande de dados que oferecem ­insights valiosos ao negócio.

Proteger essas informações não é mais um item supérfluo na companhia. Na verdade, torna-se vital diante da nova realidade corporativa. Não importa o setor ou o porte da organização, para conseguir crescer e se destacar em seu segmento, é preciso apostar na inteligência que os dados oferecem.

Saber trabalhar com eles implica não só melhorar o relacionamento com os clientes e parceiros, mas potencializar a gestão, aumentar a produtividade dos departamentos e facilitar a tomada de decisão – afinal os executivos terão uma visão mais completa de todos os processos.

Mais do que os produtos e serviços ou seus colaboradores, são os dados os ativos mais valiosos que uma empresa possui atualmente.

Assim, da mesma forma que as transações financeiras no passado, essas informações estão constantemente sob ataque de cibercriminosos. Com qualquer descuido, dados sigilosos da corporação podem cair em mãos erradas.

Imagine, por exemplo, se informações exclusivas de alguma tecnologia ou solução em desenvolvimento vazarem ao mercado. Ou se algum hacker conseguir sequestrar seus arquivos digitais. Ou, ainda, se os dados de seus clientes ficarem expostos. Não é preciso conhecer o assunto para saber que o estrago seria enorme, comprometendo até a operação do negócio.

Dados, muito mais do que o novo petróleo

Apostar em soluções de segurança da informação é importante porque os dados são o novo petróleo, como ilustrou a publicação britânica The Economist em 2017. Ainda que muita coisa tenha mudado de lá para cá, inclusive com escândalos envolvendo justamente as informações digitais na política e economia, uma coisa permaneceu inalterada: o poder que exercem em nosso dia a dia.

A analogia é perfeita: da mesma forma que o petróleo foi o combustível para o avanço do capitalismo por mais de um século, hoje são os dados que movem a chamada “economia digital”. Eles estão por trás de novas tecnologias, novos processos e novos modelos de negócios – desde o táxi chamado por meio do app até a operação em uma instituição financeira.

Isso obriga as empresas a protegerem melhor esse ativo no ambiente corporativo. Projeção do Gartner indica que os investimentos nessa área devem crescer 2,4% em 2020, movimentando US$ 123,8 bilhões até o fim do ano. Gastos com segurança para nuvem e gerenciamento de identificação estão entre os maiores crescimentos da análise.

Como melhorar a segurança da informação?

A pandemia de covid-19 pode ter mudado os investimentos e apresentado novos desafios corporativos. Entretanto, nem isso impede um maior cuidado com a segurança da informação nas companhias. Essa preocupação cresce na mesma grandeza da importância que os dados possuem atualmente.

Para garantir proteção completa, é preciso contar com o apoio de parcerias estratégicas com expertise na área. Por meio delas, pode-se encontrar as melhores soluções, garantindo que todos os dados estejam protegidos e livres de ameaça – ainda mais em um cenário de home office para os colaboradores.

O cardápio de opções disponíveis tende a ser variado, o que aumenta a necessidade de buscar conhecimento a respeito de fornecedores que atuam na área. Hoje, ferramentas que gerenciam o acesso de contas nos sistemas da empresa e monitoram a rede estão entre os mais requisitados justamente por trazer uma camada a mais de proteção ao trabalho remoto.

As melhores soluções estão na Centric Solution!

É praticamente impossível querer dar um valor específico aos dados, uma vez que sua relevância no ambiente corporativo não para de crescer. Assim, é preciso encarar a segurança da informação como investimento necessário em vez de despesa no orçamento. É preciso proteger o que se tornou a alma de qualquer negócio.

Com mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, a Centric Solution oferece não só as melhores soluções para as necessidades.

A Centric Solution soube escolher os melhores parceiros, os que oferecem as melhores, as mais abrangentes soluções, integradas entre si, e a um custo conveniente acessível para todas as empresas.

O que achou do texto? Sua empresa está antenada com as principais tendências de proteção aos dados? Deixe suas dúvidas nos comentários e aproveite para entrar em contato e solicitar um orçamento personalizado!


Escreva um comentário

* Seu comentário aparecerá após a aprovação do moderador.

Fale com a Centric

Nosso canal com os profissionais de TI

Centric Academy