Publicado em 20 de janeiro de 2021
Não dá para negar a importância das soluções digitais no ambiente corporativo. Sem elas, seria impossível manter a rentabilidade e a produtividade das empresas em um cenário de pandemia de covid-19. Protegê-las, portanto, é fundamental, e a segurança digital em 2021 certamente estará em alta.
Isso porque é preciso reconhecer que o avanço das tecnologias tem dois lados de uma mesma moeda. Ao mesmo tempo que trouxe diversos benefícios às empresas, permitiu também o desenvolvimento cada vez maior de técnicas maliciosas utilizadas pelos cibercriminosos.
Ano após ano, eles estão mais audaciosos e inovadores na tentativa de invasão à rede e aos dados corporativos. Basta conferir os crescentes casos de ransomware, vírus que encriptam arquivos de organizações e só liberam o acesso novamente após o pagamento de um resgate.
Dessa forma, investir em proteção digital é um assunto que sempre está em pauta na gestão de TI não só das grandes corporações, mas também dos pequenos e médios negócios. O setor precisa inovar constantemente no desenvolvimento de soluções, conceitos e práticas, garantindo novas soluções capazes de proporcionar mais tranquilidade aos profissionais.
Saber quais são as tendências de segurança digital em 2021, contudo, não é tarefa fácil. Pelo contrário, ainda que esse conhecimento seja fundamental à sobrevivência de qualquer companhia atualmente, acompanhar as inovações exige foco e atenção das pessoas por conta a infinidade de opções apresentadas – e algumas nem são tão eficientes assim.
Responda rápido: qual é o maior ativo de sua empresa? Muitos respondem que é o produto ou serviço que oferecem, outros comentam de seus processos e há aqueles que valorizam seus colaboradores. Porém, são os dados digitais que formam o item mais valioso em qualquer modelo de negócio atualmente.
Agora pense em quais prejuízos a marca pode ter caso perca as informações de seus clientes, sejam cadastrais ou financeiras! Praticamente tudo o que é feito no ambiente corporativo é estruturado de acordo com os dados dos clientes. É uma tendência para segurança digital em 2021nos próximos anos.
Por fim, estar atento às tendências possibilita maior preparo tanto dos profissionais de TI quanto dos gestores. O estudo Cloud Security Report mostra que nove em cada dez companhias utilizam ferramentas completamente defasadas e antigas. Já a McAfee indica que os funcionários não só ignoram a rede corporativa, como utilizam recursos digitais sem as devidas certificações.
As principais novidades dizem respeito ao novo cenário de digitalização que emerge a partir da pandemia de covid-19. Confira:
A experiência bem-sucedida do home office certamente vai continuar em 2021, aumentando a preocupação com a rede corporativa. Afinal, qualquer descuido com senhas e aplicações facilita a ação de cibercriminosos. Assim, é preciso investir em soluções que gerenciam as senhas dos colaboradores, identificando as “janelas abertas” aproveitadas pelos hackers.
Outro tópico que será tendência para segurança digital em 2021 é a limitação de acesso dos colaboradores a informações consideradas críticas para o negócio. O essencial é permitir que o profissional veja apenas os dados necessários para suas tarefas. Não faz sentido um analista ter acesso aos mesmos conteúdos que o gestor ou diretor.
3 – Invista em múltiplas camadas de segurança
Ainda que seja importante ter um programa de antivírus atualizado e de qualidade, essa tática é apenas o primeiro passo de uma política de segurança digital efetiva. Os recentes ataques mostram que a adoção de múltiplas camadas de segurança reduz significativamente o risco de invasão e, principalmente, estipulam regras de uso em todos os equipamentos.
Ao penetrar nos sistemas de uma empresa, encripta todos os dados da vítima, bloqueia o uso do equipamento e solicita um pesado resgate em dinheiro (normalmente em moedas digitais) para devolver o conteúdo. É a grande ameaça do momento e tudo indica que continuará assustando as empresas em 2021.
Sim, é sempre melhor prevenir do que remediar. Mas uma das tendências de segurança digital em 2021 é ter um plano de ação caso os cibercriminosos consigam adentrar a rede da empresa. A melhor opção é ter um backup atualizado de todos os arquivos e documentos que forem comprometidos.
Agora que você já sabe as principais tendências para 2021, chegou a hora de colocar algumas delas em prática no dia a dia da organização. Cada uma delas atende a uma funcionalidade distinta e é preciso ter em mente o atual estágio tecnológico da empresa, além, claro, dos objetivos a serem atingidos.
É preciso, portanto, escolher o melhor fornecedor. A Centric tem mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, trabalhando com as principais empresas do mercado. Com sua equipe especializada, é capaz de fazer o diagnóstico adequado e recomendar a melhor tecnologia.
Tem alguma novidade para 2021 que não está na lista? Então explique para a gente nos comentários e aproveite para conhecer um pouco mais da nossa história e do nosso portfólio.
Escreva um comentário