Soluções IAM: escolha a ferramenta de acesso ideal para a sua empresa

Soluções IAM: escolha a ferramenta de acesso ideal para a sua empresa

Publicado em 11 de julho de 2018

Quando se trata de gerenciar a identidade e o acesso dos usuários, o Active Directory deixa algumas lacunas. Essas lacunas podem afetar tudo, desde a produtividade do usuário até a segurança corporativa. É aqui que as ferramentas de gerenciamento de acesso e identidade de terceiros, IAM (Identity and Access Management), entram em ação. As soluções IAM são projetadas para fornecer a sua empresa visibilidade e controle centralizado, permitindo que você meça e monitore ativamente os riscos inerentes do sistema responsável pela correspondência de usuários e recursos. As soluções IAM oferecem recursos avançados que aumentam a segurança e a produtividade dos funcionários.

Embora o escopo e a entrega de cada produto IAM variem, aqui estão alguns pontos que devem ser considerados quando se trata de escolher uma solução IAM.

Autoatendimento do usuário.
O Active Directory não oferece uma maneira para os usuários executarem tarefas relacionadas a senhas por conta própria e todos nós sabemos que os problemas relacionados a senhas são a principal fonte de chamadas ao suporte técnico de qualquer empresa. Uma solução IAM abrangente pode resolver esse problema oferecendo aos usuários a capacidade de redefinir com segurança suas próprias senhas e desbloquear suas contas sem depender do suporte técnico. Com a ferramenta IAM certa, os usuários podem atualizar seus atributos e gerenciar associações de grupos.

Automação.
Seja qual for o tamanho da sua organização, existem várias maneiras de enfrentar os desafios envolvidos no gerenciamento de usuários durante todo o período de funcionamento da empresa. Quer seja o provisionamento de usuários, as modificações de grupo ou a limpeza do Active Directory, tarefas repetitivas como essas podem ser automatizadas. Você pode definir e revisar o processo automatizado a qualquer momento para garantir ótimos resultados. A automação garante melhor precisão e segurança – sem mencionar que economiza uma quantidade significativa de tempo e dinheiro.

Aprimorando e aplicando políticas.
Simplesmente impor senhas complexas e exigir que os usuários alterem suas senhas frequentemente é insuficiente. Uma solução IAM confiável deve fazer duas coisas: primeiro, ela deve permitir que você crie políticas de senha personalizadas e as aplique a grupos específicos de usuários. Segundo, deve equipar a equipe de TI com controle total sobre quais aplicativos corporativos os funcionários podem acessar. Com a solução IAM certa, você pode desativar determinados recursos ou até mesmo tornar os aplicativos da Web somente leitura. Essas soluções aumentarão a segurança de sua organização sem limitar a flexibilidade de sua força de trabalho.

Relatórios e Auditoria.
Com a conformidade sendo uma grande preocupação para muitas empresas, a solução IAM correta manterá uma trilha de auditoria adequada. As soluções avançadas de IAM permitem que as equipes de TI monitorem recursos específicos em aplicativos, enviem alertas para atividades incomuns e capturem telas quando determinados comportamentos on-line ocorrem. Isso fornece evidências sobre o que cada usuário está fazendo.
Uma ferramenta abrangente de IAM oferece soluções que atendem ao autoatendimento, automação, aprimoramento e fiscalização de políticas e geração de relatórios e auditoria. O AD360 é uma solução IAM que fornece todos esses recursos para simplificar seu ambiente de TI.

Saiba mais sobre o AD 360 aqui. (https://centric.com.br/produtos/ad360/).

 

 


Escreva um comentário

* Seu comentário aparecerá após a aprovação do moderador.

Fale com a Centric

Nosso canal com os profissionais de TI

Centric Academy