Transformando o Helpdesk em estratégia de TI

Transformando o Helpdesk em estratégia de TI

Publicado em 26 de junho de 2018

Como administrar o TI da empresa e investir recursos de maneira correta.

Uma TI voltada ao desenvolvimento dos negócios é uma realidade cada vez mais presente em todas as empresas. Mais do que processos, vamos tratar de várias práticas que podem tornar o Help Desk cada vez mais estratégico no dia a dia.

O papel do Help Desk para as empresas

Extremamente importante, o Help Desk em muitos casos resume a situação das empresas junto aos seus clientes. Outro ponto que reforça o papel estratégico do Help Desk é a quantidade de informações que passam pelo departamento. Acessos, dados, redes e sistemas, tudo está atrelado à área que assume uma posição cerebral dentro das empresas.

Para que os investimentos sejam usados da melhor maneira e que o trabalho do Help Desk ganhe sempre em eficiência, reunimos alguns procedimentos que podem ser importantes no dia a dia da área:

Referência de práticas
Construir e manter uma biblioteca de práticas técnicas disponíveis a todos os funcionários é uma ótima opção de rotina para o departamento. Essa medida torna o atendimento mais fácil e torna toda a equipe bem informada, especialmente quando novos colaboradores chegam.

Avaliações contínuas
O retorno sobre o trabalho desenvolvido é um importante instrumento para o gestor da equipe. O feedback individual, além de desenvolver os funcionários, ajuda o líder a ficar ligado nas atividades e dificuldades na rotina de cada um.

Satisfação como medida
Pesquisas de satisfação são ótimas para medir a imagem do departamento. Ouvir os usuários atendidos e depois partir para as melhorias tornam a TI da sua empresa melhor. Dentro desse processo, ter metas claras atribuídas de acordo com a experiência dos clientes ajuda na rotina da melhoria.

Informação compartilhada
Para divulgar todos os resultados alcançados pelo Help Desk, é importante criar informativos e guias para que os usuários possam tirar as dúvidas mais rápidas e ficarem sempre por dentro do trabalho desenvolvido. Esse procedimento ajuda a diminuir a carga de trabalho da área e promove a consciência de todos os colaboradores da empresa.

Motivando o time
Um cenário de união entre os funcionários pode ser o caminho mais fácil para o time alcançar as metas descritas acima. Mas além de estabelecer esses objetivos, é preciso recompensar o esforço quando necessário. Esse costume tende a solidificar a equipe sempre em torno dos objetivos em comum e assim tornar o Help Desk estratégico para a organização.

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