Siga nossas redes sociais:

Um ano de pandemia: o que mudou em relação à tecnologia nas empresas?

Um ano de pandemia: o que mudou em relação à tecnologia nas empresas?

A expectativa era que durasse semanas, talvez alguns meses. Contudo, o mundo chegou à marca de um ano da pandemia de covid-19 com mais dúvidas do que certezas. Entre tantas transformações passadas pela sociedade e organizações está o protagonismo da tecnologia nas empresas.

Independentemente do porte e do setor de atuação, as soluções tecnológicas não devem ser mais encaradas como um suporte no dia a dia corporativo. Pelo contrário, passam a ser o elemento principal em qualquer estratégia de negócios, seja para crescimento, retomada ou sobrevivência no mercado.

Basta olhar o exemplo das indústrias brasileiras. Aquelas que já tinham investido em softwares, sistemas e recursos de ponta conseguiram superar rapidamente as adversidades do novo coronavírus e, mais do que isso, conseguiram reverter os problemas em maior lucratividade.

Estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), encomendado ao Instituto FSB Pesquisa, mostra que 54% das corporações com até três tecnologias integradas em seus processos já têm lucro similar ao período pré-pandemia. O número cai para 47% entre aquelas que não investiram em tecnologia nas empresas.

A passagem de um ano da pandemia, portanto, representa o momento ideal para identificar as mudanças feitas nesse período e, principalmente, quais decisões as organizações irão tomar em relação à digitalização cada vez maior. Não dá mais para ignorar a presença tecnológica no dia a dia.

Tecnologia nas empresas ocupava papel secundário

Nunca se discutiu tanto a importância das soluções de TI quanto nas últimas três décadas. Se há 30 anos a telefonia móvel ainda era um desafio da internet, limitada ao universo acadêmico e de segurança, hoje discutimos os limites do machine learning e da inteligência artificial.

Contudo, até o início da pandemia, toda essa tecnologia nas empresas era vista como algo secundário na estratégia organizacional. Isso não significa que não era importantes; apenas era tratada como suporte para a tomada de decisões. Um canal digital de vendas, por exemplo, apenas complementava o modelo tradicional – mas nunca o substituía.

Em suma: não havia política clara de valorização das soluções digitais – até março de 2020. Mas de repente a estrutura corporativa migrou do mundo físico para o virtual e ficou dependente de seus sistemas tecnológicos. Era necessário, portanto, aprender e compreender esse novo universo.

Mudança é um caminho sem volta

Esse novo paradigma, com uma transformação na forma como os empresários enxergam as soluções, só foi possível com a entrada delas no planejamento central das empresas. Não à toa, aquelas que estavam mais maduras foram as que conseguiram os melhores resultados nestes 12 meses de pandemia.

Trata-se de um caminho sem volta. É claro que os relacionamentos presenciais serão valorizados em um primeiro momento, mas é difícil imaginar que a tecnologia nas empresas irá voltar ao status anterior. Temas como digitalização de vendas, automação de processos e trabalho remoto continuarão em evidência.

As corporações bem-sucedidas serão aquelas que considerarão a tecnologia como parte intrínseca ao negócio, não mais como algo separado da estratégia de atuação. Portanto, o investimento em TI deixou de ser algo superficial e passa a ser prioritário para qualquer empresa brasileira.

Encontre o melhor parceiro de tecnologia

Com um ano do novo coronavírus, as mudanças e adaptações que precisavam ser feitas já aconteceram. Não há mais espaço para testes quando o assunto é tecnologia nas empresas. Com ou sem pandemia, chegou a hora de as organizações buscarem as melhores soluções para retomarem o crescimento.

Nessa caminhada, encontrar o melhor parceiro é fundamental. É o caso da Centric Solution, que tem mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, trabalhando com as principais empresas do mercado e oferecendo uma equipe especializada para fazer o diagnóstico adequado ao seu negócio.

Qual o papel da tecnologia na estratégia e no crescimento de sua empresa? Conte sua experiência para a gente e aproveite para conhecer a nossa lista de produtos e serviços!