Valor x Qualidade

Valor x Qualidade

Publicado em 9 de janeiro de 2018

Qual a melhor opção na hora de adquirir um produto ou serviço de TI

Na hora de adquirir um produto ou serviço para a área de tecnologia da informação, muitas dúvidas passam pela cabeça dos profissionais recém-chegados na área. Cada vez mais, encontramos no mercado, centenas de produtos que prometem solucionar os problemas da sua área de forma prática, rápida e eficiente.

Certo, mas qual o problema nisso?

O que acontece é que estamos sendo bombardeados por informações de produtos que nem sempre correspondem à sua real eficiência e, ao invés de ajudarem o profissional, acabam confundindo ainda mais. Mesmo que justifiquem seus preços competitivos, ninguém quer adquirir um produto ou serviço que não atenda às expectativas. Além do transtorno que causam para o cliente, as empresas perdem a credibilidade lançando produtos que desagradam o público.

Muitas vezes o difícil não é conseguir ter um produto com qualidade, mas sim mantê-la. E só mantendo a qualidade é que essas empresas conseguem fidelizar o cliente e acompanhá-lo por toda a sua trajetória profissional, seja na empresa X, Y ou Z.

Mas então como escolher as melhores aquisições na área de TI?

A resposta é mais simples do que parece.

Pesquise. Não se deixe levar pelo preço mais em conta ou pelo preço mais alto. Muitas pessoas acreditam que só porque o valor é mais alto que o dos demais concorrentes, a entrega é melhor, mas nem sempre isso acontece. Você pode acabar sendo surpreendido e, além de ficar na mão, criar um clima chato com a sua área de Compras, pois além da verba desperdiçada haverá uma nova busca por fornecedores.

Quando você precisar escolher um produto ou serviço voltado à área de Tecnologia da Informação, seja para uso próprio ou para uso da sua empresa, lembre-se sempre de pesquisar. Comece pedindo indicação aos colegas da área, veja se quem já utilizou e está satisfeito, visite blogs de empresas especializadas  e verifique se o produto ou serviço atenderá às suas necessidades.

Um erro que muitas distribuidoras de produtos cometem é não oferecer um pós-venda aceitável. Problemas com linguagem técnica nos manuais em outros idiomas são um grande motivo de reclamações. A falta de possibilidades de testar os produtos também é um fator determinante na hora de escolher um produto ou serviço que se adeque às necessidades da sua empresa.

Preocupe-se em trabalhar com empresas que te ofereçam uma experiência agregada ao produto. Muitas vezes o valor pode não ser o mais em conta do mercado (nem o mais caro), mas te oferece um suporte técnico necessário para as dúvidas de instalação, empecilhos corriqueiros e até treinamento remoto ou presencial para operar o produto ou serviço adquirido.

Evite cair nas armadilhas de precificação, opte sempre pela confiança. Lembre-se que estamos falando da segurança, manutenção e funcionamento de redes com dados importantíssimos e sigilosos. É o seu nome que está á frente de tudo isso. É a sua credibilidade (e tranquilidade) que está em jogo, nunca esqueça isso.


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