Você conhece a relação entre qualidade e valor em TI?

Você conhece a relação entre qualidade e valor em TI?

Publicado em 11 de novembro de 2020

A pandemia de covid-19 reacendeu um debate importante: a relação entre qualidade e valor na área de tecnologia da informação. É uma ideia que já estava em voga há algum tempo, mas poucos tinham uma noção exata antes do novo coronavírus escancarar a dependência da sociedade em relação às soluções tecnológicas.

Dê uma olhada ao redor em sua rotina. Seria possível encarar a pandemia sem a tecnologia? Com sua ausência, não conseguiríamos manter contato com nossos amigos e familiares durante o isolamento social. Além disso, setores inteiros da economia não produziriam e entrariam em colapso rapidamente.

Essa realidade é fruto da própria evolução tecnológica. Afinal, há atualmente uma infinidade de opções de produtos e serviços, do Brasil e do exterior, que resolvem problemas cada vez mais específicos. Elas prometem solucionar todas as demandas de forma rápida, prática e eficiente.

Mas será mesmo que podem solucionar todas as dificuldades de uma organização?

Acontece que, com a pandemia de covid-19, cria-se uma visão de que qualquer tecnologia de informação pode atender às expectativas das organizações neste momento de incerteza. Mas sabemos que não é assim.

Nem todas correspondem à real eficiência esperada em determinadas situações. Contudo, diante desse bombardeio de opções, muitos profissionais e organizações ficam em dúvida sobre quais soluções devem adquirir. É nesse ponto que entra a importância da percepção de qualidade e valor.

O que está por trás dos conceitos

Afinal, o que significa essas duas palavras? Segundo o dicionário Michaelis, qualidade, entre tantas definições, pode ser compreendida como “um traço positivo que faz alguém ou algo se sobressair em relação aos demais”. Já valor pode ser encarado como “qualidade pela qual se calcula o merecimento intrínseco ou extrínseco”.

Lendo assim, pode-se pensar que se trata de expressões sinônimas, mas não são. Qualidade relaciona-se com as funcionalidades oferecidas pela ferramenta. Valor está na percepção dos profissionais de como tal recurso tecnológico pode potencializar os processos e a operação do negócio.

Sem essa compreensão clara entre qualidade e valor, muitos pensam que basta apostar na solução mais cara. Porém, nem sempre a entrega vai atingir seus objetivos. Não tem a ver com preços, mas solucionar o que a empresa deseja. Assim, encontrar algo com qualidade é fácil. Difícil é manter essa característica ao longo do tempo.

A verdadeira relação entre qualidade e valor em TI

Se inúmeras soluções tecnológicas podem apresentar diferentes qualidades em suas funcionalidades, as empresas de TI precisam ir além dessa visão e entregar algo a mais a seus clientes para fidelizá-los. Em outras palavras: é preciso agregar valor a seu produto ou serviço, melhorando a percepção de suas vantagens.

Não se trata apenas de concretizar a venda, mas de compreender o papel que uma fornecedora de tecnologia exerce hoje. Os profissionais querem trabalhar com empresas que ofereçam melhores experiências. O preço pode até não ser o mais barato (ou o mais caro), mas há suporte adequado em todos os momentos que ele precisar.

Um erro comum, por exemplo, é ignorar a importância do pós-venda. O problema com a linguagem de manuais é um dos principais motivos de reclamações. A indisponibilidade de testes é outro agravante. Ao oferecer apoio a seu cliente, mesmo após a compra, a empresa finalmente coloca qualidade e valor lado a lado na mesma estratégia.

Pesquise e conte com o apoio de empresas especializadas

A melhor forma de ir além da qualidade e encontrar valor em soluções tecnológicas é por meio da pesquisa. Peça indicações de colegas, compare opiniões, visite sites e blogs especializados bem como verifique se as especificidades atendem às reais necessidades do negócio.

Além disso, é preciso ter o apoio de empresas especializadas, capazes de fazer o diagnóstico adequado e indicar soluções que se encaixam aos objetivos propostos. A Centric, por exemplo, tem mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, trabalhando com as principais empresas do mercado.

E aí, o que achou do texto? Quais valores vocês mais buscam nos seus fornecedores de TI? Conte para a gente nos comentários e aproveite para encontrar as soluções com que trabalhamos e oferecemos no país!


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