Siga nossas redes sociais:

Não tenha medo! As soluções corporativas de TI são confiáveis

Não tenha medo! As soluções corporativas de TI são confiáveis

Não adianta ignorar ou fingir que elas não existem: as soluções corporativas de TI já são realidade comum no dia a dia das empresas. Independentemente do porte ou do segmento de atuação, é difícil imaginar qualquer companhia que não tenha o suporte de alguma ferramenta em seus processos.

Basta dar uma rápida olhada no dia a dia da organização para ter noção do alcance dessas soluções. Do webmail empresarial à plataforma de gestão, passando por softwares de segurança e de controle, a tecnologia já é parte integrante da rotina e das tarefas profissionais.

Entretanto, mesmo com tamanha popularidade e aceitação no uso, inclusive com dispositivos móveis e a proposta de BYOD (traga seu próprio device), ainda há uma barreira importante a ser superada. Não são poucas as companhias com dificuldade de implementar e utilizar esses recursos em seus negócios.

Receio, desconhecimento e falta de equipe são apenas alguns fatores que explicam essa situação. A pesquisa da FGVcia, o Centro de Tecnologia de Informação Aplicada vinculado à Fundação Getúlio Vargas, mostra que, enquanto as organizações de serviços investem 11,4% do faturamento em tecnologia, as companhias de comércio destinam apenas 3,8%.

Felizmente, pouco a pouco o cenário está mudando – ainda que a passos lentos e não em todos os setores. O mesmo levantamento indica que o investimento médio em soluções corporativas de TI é de 8% do faturamento nas organizações brasileiras. Número bom se comparado ao que o país enfrentava duas décadas atrás.

Por que as soluções corporativas de TI ainda assustam?

Sim, é preciso admitir: as ferramentas ainda assustam muitos empresários brasileiros, que não conseguem enxergar os benefícios por conta do medo de vazamento e roubo de informações. Dois fatores contribuem para esse cenário.

O primeiro deles é histórico. Crises políticas e econômicas ao longo do século 20 (e 21) impediram melhor preparo das organizações visando às transformações tecnológicas. O Brasil chegou tarde ao cenário de digitalização, encontrando preços inflacionados e, pior, suscetível a fornecedores que nem sempre têm capacidade de entregar aquilo que se espera.

Além disso, há o elemento cultural. Por aqui, a figura do dono que centraliza decisões com base em sua experiência compromete o desenvolvimento de uma estratégia voltada à inovação e às soluções corporativas de TI. Sem a presença de um profissional da área na diretoria executiva, os projetos realizados não têm embasamento ou referência.

A tecnologia é um caminho sem volta nas empresas

Nem é preciso dizer que esse medo é decorrente de uma visão equivocada sobre a tecnologia e os negócios em si. A pandemia de covid-19 mostrou que as ferramentas digitais impactam positivamente a rentabilidade de uma organização. Pesquisa da Accenture de 2019 já indicava que empresas que investem mais em tecnologia chegam a ter acima do dobro de receitas.

A maioria dos casos que envolvem o receio com recursos tecnológicos tem como causa principal o desconhecimento dos profissionais sobre aquela ferramenta. Portanto, mais do que investir em softwares caríssimos, o recomendado é combinar tecnologia eficiente com qualificação dos colaboradores.

Para isso, conte com o apoio de fornecedores que também atuam como consultores, oferecendo não só as melhores soluções corporativas de TI, mas auxiliando no dia a dia sempre que solicitados. Dessa forma, o medo fica para trás e a organização finalmente dá um passo importante rumo à transformação digital e ao futuro.

Conte com a Centric!

As empresas não podem ter medo da tecnologia ou do que elas podem proporcionar. Há riscos, claro, mas também há vantagens – e elas sobrepõem qualquer perigo envolvido. Com pesquisa e planejamento, é possível encontrar o melhor fornecedor e ficar mais tranquilo.

A Centric, por exemplo, tem mais de uma década de experiência em gestão da informação e soluções em TI, trabalhando com as principais empresas do mercado. Com sua equipe especializada, é capaz de fazer o diagnóstico adequado e recomendar a melhor tecnologia.

Quais são seus maiores medos e dúvidas com as soluções corporativas de TI? Conte para a gente nos comentários e aproveite para conhecer nosso portfólio de produtos e serviços.