Siga nossas redes sociais:

Aprenda a promover segurança empresarial

segurança empresarial - Centric Solution

Aprenda a promover segurança empresarial

As diversas ferramentas e recursos de TI disponíveis atualmente são fundamentais para aumentar a eficiência e a produtividade de muitas empresas. No entanto, também é preciso ter atenção e tomar as medidas necessárias para não colocar a segurança empresarial no ambiente digital em risco.

Diante dos crescentes números relacionados a tentativas de ataques virtuais, manter a rede corporativa protegida é um desafio constante. Afinal, tais incidentes podem gerar tanto custos inesperados quanto o comprometimento dos dados importantes para o negócio.

Aqui você vai entender melhor a importância da segurança empresarial e como promovê-la no seu negócio.

Confira!

Por que é necessário investir em segurança empresarial?

Seja qual for a área de atuação da sua empresa, é muito provável que parte de seus dados esteja armazenada e seja processada por ferramentas na internet. Essa é a premissa do cloud computing, um conceito bastante difundido no mercado brasileiro e que amplia as possibilidades para qualquer negócio.

Em contrapartida, as exigências em segurança também se tornam maiores nesse cenário, já que as informações que trafegam pela rede estão sujeitas a diversas ameaças. Para se ter uma ideia, um levantamento de 2021 da Kaspersky mostrou que, no início daquele ano, houve um aumento de 23% nos ciberataques no Brasil em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Quando analisados a fundo, os números se tornam ainda mais alarmantes. Apenas os 20 malwares mais difundidos somaram mais de 480 milhões de tentativas de infecção contra dispositivos e redes. Isso evidencia que existem muitas fragilidades quando tratamos de dados e internet, algo que deve ser objeto de atenção de todo gestor de TI.

Além dos malwares, que são arquivos infectados que podem acessar sistemas e coletar dados, os ataques de pishing também têm registrado alta. Esses são os casos em que criminosos tentam se passar por uma empresa por meio de e-mails e perfis falsos em redes sociais com o objetivo de obter dados e até transferências de valores de clientes ou mesmo funcionários.

Há ainda os ataques de ransomware, em que os hackers são capazes de impedir que a empresa acesse seus dados e sistemas por meio de criptografia. Feito isso, eles passam a extorquir as vítimas, solicitando altos valores para que o acesso seja restabelecido. E o pior é que, mesmo em casos em que esse pagamento é realizado, nem sempre as informações são recuperadas por completo, deixando um grande custo e uma enorme dor de cabeça para os gestores.

Tudo isso já é motivo suficiente para que a segurança empresarial na internet esteja sempre em pauta nas empresas. Pequenas brechas podem ser o bastante para que uma ameaça atinja dispositivos na rede corporativa, exigindo esforços e custos bem maiores para que o problema seja sanado com os menores danos possíveis.

Com a entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em 2020, a necessidade de adequar a segurança empresarial ganhou mais visibilidade. Ela determina que as empresas são responsáveis pelos dados armazenados de clientes, podendo inclusive serem penalizadas pelo vazamento dessas informações.

Por todas essas razões é que os esforços e os investimentos em segurança digital estão entre os que mais crescem no planejamento das empresas. Sem dúvidas, vale muito mais a pena priorizar as medidas preventivas do que lidar com os prejuízos que um ataque pode causar.

Como promover segurança empresarial?

Mesmo diante de todas essas ameaças, é claro que sua empresa não vai deixar de aproveitar os benefícios que a tecnologia proporciona. Então, adotar práticas e soluções que promovem a segurança empresarial é fundamental.

A seguir, mostramos como os gestores podem fortalecer a proteção aos dados no ambiente corporativo de forma simples e eficiente.

Acompanhe!

Atualizações sempre em dia

A aplicação das atualizações de segurança lançadas pelos desenvolvedores de softwares e sistemas é indispensável na prevenção aos ataques virtuais. Isso porque elas visam justamente resolver as brechas de segurança que podem ser exploradas pelos criminosos.

Isso vale tanto para os sistemas operacionais quanto para aquelas aplicações que são utilizadas nas atividades diárias, como navegadores de internet, sistemas de gestão, clientes de e-mail e antivírus, por exemplo.

Uma boa dica é ativar as atualizações automáticas sempre que possível, o que automatiza essa tarefa e ajuda a manter a segurança em dia.

Backup constante dos dados

As informações que mais importam para a empresa devem ser protegidas em um backup. Essa cópia de segurança se torna fundamental quando é necessário recuperar dados perdidos por qualquer eventualidade, como um ataque hacker.

A periodicidade dos backups deve ser definida de acordo com a relevância de cada tipo de informação e a estratégia de cada negócio. Para dados mais sensíveis, como financeiros ou informações de clientes, muitas vezes pode ser uma boa ideia realizar cópias diárias para aumentar a segurança empresarial.

Política de uso de e-mails

As mensagens enviadas por e-mail, uma tradicional e importante ferramenta digital de trabalho, podem se tornar verdadeiras portas para invasões a dispositivos. Seja pelo envio de anexos maliciosos ou links suspeitos, ameaças assim chegam quase que diariamente para muitas pessoas e empresas.

Para evitar esse problema, é importante contar com uma política de utilização de e-mails que garanta a segurança no uso desse recurso. Mais do que isso, ela precisa ser praticada por todos os colaboradores no dia a dia para que tenha uma real efetividade.

Uso de VPN

As VPNs são redes privadas que protegem o tráfego de informações por meio de criptografia. Isso evita que terceiros tenham acesso a esses dados, representando uma camada a mais de segurança na internet.

Proteção de um bom antivírus

Provavelmente, o antivírus é a ferramenta mais lembrada quando o assunto é proteção contra ameaças digitais. Isso significa que uma solução como essa deve fazer parte da estratégia de segurança de dados da empresa.

Vale destacar que, para atender todas as necessidades de segurança empresarial, a opção por um antivírus corporativo é essencial. Eles são capazes de proporcionar uma prevenção superior a dos antivírus tradicionais, neutralizando as ameaças antes que possam explorar fraquezas e infiltrar sistemas.

Por isso, o Cylance Antivírus é recomendado para todo tipo de empresa que quer contar com a mais avançada tecnologia em segurança de dados.

Afinal, ele é o primeiro antivírus do mundo baseado em Inteligência Artificial, o que aumenta a proteção contra mesmo contra ameaças do tipo Zero-day.

Quer saber mais?

Conheça melhor o Cylance Antivírus e descubra por que ele pode revolucionar a sua segurança empresarial!