Siga nossas redes sociais:

AssetExplorer: conheça seu armário de TI com essa ferramenta

AssetExplorer: conheça seu armário de TI com essa ferramenta

Se você ainda não conhece o AssetExplorer, já passou da hora de aproveitar dos benefícios da ferramenta. Este é um software baseado na web que funciona como um armário de TI, monitorando e gerenciando todos os ativos de sua rede. Na prática, isso significa que ele oferece diversas formas de realizar a gestão de hardware, software e insumos.

Sua importância, portanto, é imensa dentro do contexto atual de uma empresa, grande ou pequena. Principalmente, isso se dá por ser uma excelente maneira de assegurar o perfeito funcionamento de todos seus ativos. Mais do que isso, é também uma garantia de economia de gastos e alta produtividade de sua equipe.

Para entender melhor o tema, confira o texto abaixo. Nele, conseguirá compreender os benefícios do AssetExplorer e como ele poderá te ajudar em sua rotina corporativa.

Conhecendo o AssetExplorer

Para quem ainda está em dúvida, o AsseExplorer possui a função de gerenciar seus ativos. Assim, o programa faz toda a análise de hardware e software, permitindo que sua equipe esteja focada em outras tarefas. Além disso, ele ainda apresenta diversos benefícios para você e sua empresa, entre os quais:

  • Interface simples: Por apresentar um visual amigável, o programa é muito simples de entender, o que permite que qualquer usuário o utilize.
  • Registro de Custos: Ao instalar o AssetExplorer, se faz possível registrar o custo vitalício de possuir um ativo, facilitando assim os cálculos de custo-benefício.
  • Licenças: Tempo perdido com atualizações e negociações não existirão mais. A solução fará o gerenciamento de hardware e softwares, te avisando quando um deles precisar ser atualizado.

Como o AssetExplorer pode auxiliar no setor de TI

Muito mais do que apenas os benefícios apresentados acima, há várias maneiras as quais o AssetExplorer pode te ajudar. Dessa forma, confira a seguir algumas delas e perceba a incrível importância de possuir essa ferramenta em sua empresa.

Gestão de inventários de ativos

Com o AssetExplorer, você pode ter um inventário completo de todos os ativos da organização, inclusive com os donos. Dessa forma, fica simples controlar e gerenciar computadores, impressoras, roteadores, celulares, switches e demais dispositivos. Tudo em único lugar e com todas as informações necessárias para o seu controle.

Descoberta e conformidade de licenças de software

Uma situação infelizmente muito comum em empresas é a expiração de licenças de software. Nesse caso, não há a renovação ou atualização destas, o que causa algumas horas ou dias sem o programa à disposição. Assim, nada melhor do que possuir um programa que controle todas essas conformidades para você e de maneira automatizada.

Configurações do banco de dados

Qualquer companhia com um bom departamento de TI conta com um banco de dados do setor. Nele, estão arquivadas informações que dizem respeito aos softwares e hardwares, mas que nem sempre apresentam suporte necessário.

Por isso, contar com o AssetExplorer significa ter um Configuration Management Database (CMDB) com capacidade de armazenar uma vasta estrutura de TI.

Mapa de relacionamento

Uma das melhores funcionalidades do programa é o mapa de relacionamento, o que auxilia muito a equipe. Aqui, gráficos visuais ajudam o usuário a rastrear qualquer ativo do negócio.

Assim, se faz possível descobrir quem é o responsável pelo dispositivo, qual a frequência de falha deste e sua necessidade de manutenção. Tudo isso em uma única interface.

Ciclo de vida dos ativos

Como tudo hoje em dia, alguns ativos possuem uma vida útil, que pode variar de um para outro. Ter conhecimento e controle sobre este fator, entretanto, pode ser de grande valia para uma organização.

Dessa forma, o AssetExplorer apresenta o ciclo de vida dos ativos, o que te permite compreender em qual fase eles estão, quando precisam de manutenção e se preparar para a reposição destes.

Tipos de configurações de itens

Controlar tantos ativos não é tarefa simples, sendo fácil se perder em meio a tantos dispositivos. Sabendo disso, a ferramenta permite que o TI escolha entre diversos tipos de configurações de itens. Pode-se citar, por exemplo, etiquetas de serviço, modelo, nome do processador, entre outros. Se confundir com seus ativos, afinal, é coisa do passado.

Cumprimento de licenças

Muito mais do que apenas analisar quando expiram as licenças de seu software, o AssetExplrorer oferece soluções novas. Entre elas, uma de extrema importância é a de cumprimento de licenças.

Nela, você consegue detectar programas não autorizados, suportar o envio de e-mails em massa, manter atualizadas as informações e economizar tempo na auditoria do TI.

Gerenciamento de licenças

Ainda neste tema, contar com o programa permite que o gestor tenha total acesso às licenças dos usuários. Isso significa que será muito mais simples coibir o uso ilegal deste.

Além disso, cita-se como benefícios o suporte a diversos tipos de licença, a notificação da caducidade delas, visão completa do que foi comprado e do que foi instalado e utilização de um gerenciador de softwares.

Gestão de ordem de compra

Para finalizar, um dos pontos fortes do AssetExplorer é sua gestão de ordens de compra. Aqui, o próprio programa te oferece um sistema para gerir as POs juntamente ao solicitante, quem aprovou e a qual centro de custos irá o ativo.

Essa é uma solução interessante, especialmente no controle desses ativos por parte do departamento de TI e dos gestores da companhia.

O diferencial do AssetExplorer

Agora que já entende o funcionamento e os benefícios do produto, deve estar imaginando que outros tantos devem possuir as mesmas funções. A realidade, porém, é que alguns podem até apresentar funcionalidades parecidas, mas existem pontos que diferem o AssetExplorer de qualquer outro.

O principal deles, entretanto, é o que mais irá te ajudar nos momentos de crise. Com um suporte 24 horas, 7 dias por semana, você contará sempre com um representante do software para lhe auxiliar.

Único entre os concorrentes, esse suporte está disponível em todos os planos, independentemente da assinatura. Isso é feito porque, afinal, somente com um bom pós-venda você aproveitará ao máximo as funcionalidades da ferramenta. 

Conheça mais sobre o AssetExplorer

Ao finalizar esse texto, fica evidente a necessidade de contar com soluções de gestão de armário de TI em uma empresa. Dentre as disponíveis no mercado, o AssetExplorer é o mais completo sistema e o que oferece as funcionalidades mais interessantes. Ainda assim, o recomendado é sempre adquirir esse software com empresas parceiras, que oferecem o produto e garantem a assistência necessária.

Presente no mercado desde 2005, a Centric é a parceria que você precisa nesse momento. O foco da empresa está na implementação, treinamento e suporte, trabalhando para que você possa ter atenção total em seus negócios. Com experiência e conhecimento, está mais do que apta a te auxiliar durante todo o processo, extraindo o melhor do software para você e sua companhia. 

Ficou interessado? Entre em contato com um especialista da Centric para mais informações.