Siga nossas redes sociais:

Conheça 4 decisões difíceis que devem ser tomadas pelos líderes de TI 

Conheça 4 decisões difíceis que devem ser tomadas pelos líderes de TI 

Não é tarefa fácil para os CTOs e CIOs tomar decisões incisivas diante das constantes mudanças e inúmeras responsabilidades frente a um cenário em rápida evolução. Para isso, elencamos os principais desafios que podem ser encontrados nessa jornada, com dicas práticas para superá-las. 

Como priorizar projetos  

O ideal é estabelecer metas e objetivos claros para cada projeto. Após essa etapa, considere o impacto sobre a receita, a satisfação do cliente e a eficiência operacional, dando prioridade às iniciativas que se alinham à visão estratégica da organização. 

A decisão de terceirizar colaboradores  

Analise as principais competências da sua equipe, identificando as áreas em que o conhecimento externo pode trazer benefícios para a instituição. Para isso, a terceirização pode fornecer acesso a habilidades e recursos especializados, permitindo que a equipe se concentre nas funções essenciais do negócio. No entanto, certifique-se de manter uma boa comunicação com seu colaborador para garantir a integração.  

Gerenciamento do orçamento de TI 

Para obter o equilíbrio necessário da inovação e do controle de custos, é preciso planejamento. Por isso, comece realizando uma análise minuciosa de seus gastos atuais e então busque identificar as áreas para otimização.  

 Soluções econômicas que utilizam a nuvem e negociações estratégicas com seus fornecedores, buscando explorar alternativas de código aberto, são boas alternativas.  Revisar regularmente o orçamento ajuda a garantir o alinhamento com as metas comerciais e fazer os ajustes necessários. 

A importância da Inteligência Emocional 

Uma última recomendação, é saber usar a Inteligência Emocional para tomar suas decisões.  Desenvolver fortes habilidades de tomada de decisão exige que os líderes estejam cientes, tenham controle e expressem suas emoções de maneira saudável e comedida.