Siga nossas redes sociais:

Descubra como transformar operações e preservar o planeta 

Descubra como transformar operações e preservar o planeta 

As tecnologias sustentáveis são aliadas na busca pela eficiência operacional e na redução de impactos ambientais. Em particular, a migração para a nuvem tem se destacado como uma estratégia eficaz para alcançar metas de sustentabilidade, tanto dentro quanto fora das instalações empresariais.  

De acordo com uma pesquisa da Accenture, os provedores verdes e a gestão eficiente de suas soluções podem resultar na diminuição impressionante de quase 60 milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano, o equivalente a retirar 22 milhões de carros das ruas. 

Portanto, ao transferir a infraestrutura de TI para a nuvem, é possível reduzir significativamente a pegada de carbono e melhorar ações operacionais. A diminuição do número de equipamentos físicos é evidente, pois essa tecnologia permite a execução de processos por meio de softwares, minimizando a necessidade de hardwares. 

Muito além da redução de emissões de carbono 

Veja mais dois pontos-chaves que favorecem a implementação de sistemas na nuvem. 

Economia de energia
Ao utilizar a virtualização proporcionada pela nuvem, as empresas podem contar com o gerenciamento eficiente de aplicativos por provedores de serviços, eliminando a necessidade de servidores internos. Além de otimizar os recursos, é possível impactar positivamente o consumo energético, contribuindo para práticas mais sustentáveis. 

Redução de resíduos
Outro benefício notável é a transição de documentos e arquivos para ambientes digitais. Essa mudança não apenas simplifica os processos internos, mas também contribui para a redução da circulação de papel impresso, diminuindo o volume de resíduos e reforçando o compromisso com a preservação ambiental.