Siga nossas redes sociais:

Entenda a relação entre cibersegurança para empresas e colaboradores

Entenda a relação entre cibersegurança para empresas e colaboradores

Entenda a relação entre cibersegurança para empresas e colaboradores

À medida que os crimes cibernéticos se tornam cada vez mais comuns, sofisticados e potencialmente danosos, uma realidade é reforçada constantemente: a cibersegurança para empresas é mais do que uma necessidade, é uma prioridade!

Em razão da Transformação Digital, muitos negócios passaram a operar de forma ainda mais digitalizada, com o apoio de novas tecnologias e recursos online. Somado a isso, a pandemia ainda acelerou a adesão ao trabalho remoto, reforçando o uso de dispositivos móveis e sistemas conectados.

Essa realidade, embora muito positiva, é também desafiadora. Do ponto de vista da cibersegurança, existe um cenário complexo, repleto de riscos que precisam ser identificados e mitigados. E isso só é possível com a participação ativa dos colaboradores da empresa.

Para entender melhor o papel dos colaboradores na promoção da cibersegurança para empresas, continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

A importância da cibersegurança para empresas

Em um cenário em que o digital, cada vez mais, assume o lugar do físico, falar em cibersegurança para empresas é, sem dúvida, falar de um tema extremamente relevante e atual.

Hoje, com a massiva migração de processos, serviços e dados para o formato digital, os riscos de ataques cibernéticos se intensificaram. No mesmo sentido, a pandemia provocou grandes mudanças no formato de trabalho em todo o mundo, acelerando a adesão ao trabalho remoto.

Isso fez com que as empresas descentralizassem suas operações, dependessem mais de dispositivos móveis e sistemas conectados e, ainda, fossem estendidas à casa dos colaboradores. Diante dessa realidade, as empresas estão mais suscetíveis a ataques.

Por essa razão, a segurança cibernética tornou-se uma prioridade no mercado e, em muitos casos, uma urgência.

Cenário atual da cibersegurança para empresas

O atual cenário da segurança da informação no Brasil é extremamente desafiador. O país figura como um dos principais alvos de ataques virtuais no mundo, e ocupa a segunda posição do ranking da América Latina.

Para se ter uma ideia, de acordo com estudo recente, somente no primeiro semestre de 2022 foram identificadas 31,5 bilhões de tentativas de ciberataques no Brasil. Número que representa um aumento de 94% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Outro desafio a ser superado no Brasil — e no mundo — diz respeito à escassez de mão de obra qualificada para atuar na área de TI. Há um déficit considerável de profissionais da área, o que torna o cenário ainda mais complexo.

Apesar de todos esses desafios, o cenário atual também reserva alguns pontos positivos. Nesse sentido, de acordo com a pesquisa “Digital Trust Insights 2022”, realizada pela PwC, no Brasil, 83% das organizações projetam um aumento nos gastos cibernéticos em 2022. No mundo, esse percentual é de 69%.

O papel da TI no contexto da cibersegurança

Além de desempenhar funções operacionais altamente relevantes dentro das empresas, o setor de TI, hoje, também exerce um papel estratégico determinante.

A TI é responsável por monitorar o ambiente de dados dos negócios e garantir o adequado funcionamento da infraestrutura — o que, invariavelmente, passa pela proteção dos sistemas e ativos físicos.

Porém, mais do que isso, a TI é uma grande aliada dos negócios na hora de promover melhorias estratégicas, inovar e investir de forma assertiva.

Sem o apoio da TI, muitos negócios acabam atrasando o seu desenvolvimento, insistindo em metodologias e tecnologias ultrapassadas e que, muitas vezes, dão margem a graves riscos de segurança da informação.



Como engajar os colaboradores sobre cibersegurança para empresas

Por lidarem diretamente com dados sensíveis e terem acesso às informações e sistemas da empresa, conscientizar os colaboradores sobre os riscos existentes e engajá-los nas políticas de segurança é algo primordial.

Em muitos casos, incidentes de segurança são ocasionados por desatenção, negligência ou desconhecimento. Essas situações podem ser evitadas, e uma das formas é investir na capacitação e orientação dos colaboradores.

Hoje, com a descentralização das atividades, funcionários atuando remotamente e massiva utilização de dispositivos móveis, os riscos são grandes. Por isso, é tão importante manter os times engajados na cibersegurança e alinhados com as melhores práticas.

A seguir, destacamos algumas das estratégias que podem ajudar nesse sentido. Acompanhe!

1. Foque na conscientização dos riscos

Dificilmente uma política de cibersegurança para empresas será efetiva sem a devida conscientização de seus colaboradores.

Isso porque, uma política eficiente de proteção de dados e segurança da informação passa pela adequada instrução daqueles que lidam todos os dias com dispositivos móveis, sistemas internos e dados sensíveis.

Logo, para engajar, antes, é necessário educar os colaboradores, abrindo a sua mente em relação aos potenciais riscos que suas ações podem representar, sobretudo dentro das empresas.

2. Desenvolva treinamentos regulares

Tão importante quanto conhecer os riscos é saber como agir diante da sua ocorrência. Nesse sentido, a adesão dos colaboradores às políticas de cibersegurança para empresas também depende de sua capacitação em relação a determinados assuntos.

Assim, é muito importante investir em treinamentos pontuais e estratégicos, que entreguem informações úteis e práticas sobre segurança da informação.


Além disso, padronizar processos também pode facilitar a vida dos colaboradores. Isso porque, com rotinas fixas e ações pré-determinadas, os profissionais já saberão como agir e reagir em situações específicas.

3. Invista em tecnologia e inovação

Por fim, a aderência dos colaboradores às políticas de cibersegurança para empresas, em grande medida, é reflexo da automatização de processos, organização e padronização de atividades.

Na prática, ambientes mais inovadores e tecnológicos tendem a simplificar o trabalho dos colaboradores, eliminando erros, retrabalhos e atividades manuais.

Com isso, as equipes executam melhor suas funções e têm o reforço da tecnologia para consolidação e fortalecimento da cibersegurança.

Por fim, como foi possível perceber, existe uma relação bem próxima entre cibersegurança para empresas e os colaboradores. Justamente por isso, é indispensável pensar e investir em medidas para orientar, treinar e auxiliar as equipes na promoção da segurança da informação.

Nessa hora, gestores e líderes precisam estar atentos às tendências e boas práticas do mercado. Assim, poderão tomar decisões mais coerentes e produtivas.


Então, gostou deste conteúdo? Siga lendo e se aprofundando nas principais temáticas do universo da tecnologia.

Acompanhe o blog da Centric!