Siga nossas redes sociais:

Oito dicas para colocar a casa em ordem em sua empresa de TI

Oito dicas para colocar a casa em ordem em sua empresa de TI

Para sobreviver em um mercado competitivo, uma empresa de TI precisa planejar seus passos e saber como organizar suas diferentes áreas. Confira 8 dicas para trazer mais organização ao dia a dia corporativo:

Você conhece o seu nicho de mercado?

As empresas de TI não são iguais, apesar de fazerem parte do mesmo segmento. Há corporações que desenvolvem tecnologia para RHs, outras que trabalham com inovações para área médica, e as que atendem indústrias ou as especialistas em Inteligência Artificial e Data Analytics. É fundamental conhecer bem o seu público-alvo para organizar os departamentos.

Foco no gerenciamento de projetos

Contar com um departamento estruturado de gerenciamento de projetos é um dos primeiros passos para uma boa organização dentro da corporação. As grandes empresas de TI trabalham frequentemente com projetos de desenvolvimento de software, implementação de sistemas ou serviços personalizados, assim, ter um setor de projetos organizado para cumprir os prazos e atender às expectativas dos clientes é imprescindível. Ferramentas que ajudam a gerenciar projetos como Trello, Asana, Microsoft Project, entre outras, são indicadas. Cada uma delas tem suas especificidades, por isso é necessário fazer um levantamento para escolher a melhor à sua empresa.

Colaboração interdisciplinar

Em empresas de TI há uma diversidade de profissionais trabalhando juntos, como de RH, administração e marketing. O gestor deve investir em uma abordagem integrada para resolver problemas e alcançar objetivos comuns para a colaboração interdisciplinar entre os funcionários.

Invista em treinamento

Sabemos que o setor de TI está em constante mudança, há sempre uma nova linguagem de programação ou um recurso inovador, sendo um dos mais recentes a Inteligência Artificial (IA). Um time bem organizado deve receber treinamentos continuamente para conhecer melhores práticas do mercado e lidar com as mudanças.

Promova o bem-estar entre a equipe

Construir um ambiente saudável é muito importante, pois o dia a dia de trabalho em empresas de TI costuma ser bastante desafiador. Além disso, sabemos que empresas que mantêm um relacionamento respeitoso com o time, de troca mútua, conseguem maior produtividade. Ofereça benefícios, crie pausas regulares e faça com que as pessoas consigam manter um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

 

Mantenha um canal direto de comunicação com os seus colaboradores

O líder de uma empresa de TI deve estabelecer uma política de comunicação clara, comunicando mudanças em projetos, na estrutura do time e dando feedback para os colaboradores sobre resultados. O ideal é que o CEO mantenha reuniões frequentes com os gestores dos departamentos e também com toda a equipe para ouvir sugestões e fazer trocas com as pessoas.

Priorize a segurança de dados

Ao pensar na organização dos setores de TI, o gestor deve dedicar tempo à segurança de dados. Existem informações sigilosas tanto da empresa quanto dos clientes guardadas em bancos de dados, por isso a atenção com o gerenciamento dos dados e com sua segurança deve ser uma preocupação constante. O ideal é contratar uma equipe com experiência em segurança cibernética e, se houver necessidade, buscar os serviços de uma consultoria externa.

Se manter em constante evolução

A organização é um dos pilares de sustentação de uma empresa de TI e não há um padrão a ser seguido, cada empresa deve observar suas particularidades. Em um mercado que está em constante evolução, é crucial realizar mudanças e enfrentar os desafios da jornada.

Conheça a Centric Solution